quinta-feira, setembro 10, 2009

Biscoitinhos de amêndoa com recheio trufado

English version

Almond truffle cookies / Biscoitinhos de amêndoa com recheio trufado

Há algumas semanas vi o trailer de “Um olhar do paraíso” e fiquei ansiosíssima para ver o filme. Não li o livro, mas certamente espero algo maravilhoso de um diretor fantástico trabalhando com um elenco tão talentoso – morri de medo do Stanley Tucci. Sério mesmo.

Senti a mesma coisa com esta receita: a minha “diretora” culinária favorita combinando chocolate e amêndoas num cookie. Divino.

Almond truffle cookies / Biscoitinhos de amêndoa com recheio trufado

Biscoitinhos de amêndoa com recheio trufado
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
½ xícara + 1 colher (sopa) - 100g - de açúcar mascavo – aperte-o na xícara e na colher na hora de medir
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de raspas de casca de laranja
1 gema
½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de farinha de trigo peneirada
¼ xícara de farinha de amêndoas
¼ colher (chá) de fermento em pó

Recheio trufado:*
200g de chocolate amargo, picado – usei um com 70% de cacau
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
1 ½ colheres (sopa) - 21g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

Comece pelo recheio: junte o chocolate, o creme de leite e a manteiga numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o chocolate derreter e a mistura se tornar homogênea e brilhante. Deixe esfriar completamente.

Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Coloque a manteiga, o açúcar, a baunilha e as raspas de laranja na tigela grande da batedeira e bata por 8-10 minutos, ou até obter um creme claro. Junte a gema e bata bem para incorporar. Acrescente a farinha de trigo, a farinha de amêndoas e o fermento e bata por 1 minuto ou até misturar bem.
Faça bolinhas usando 1 colher (chá) nivelada de massa e coloque-as nas assadeiras preparadas. Achate levemente cada bolinha com os dedos.
Asse por 12-15 minutos ou até que dourem na parte de baixo. Retire do forno e deixe que esfriem completamente nas assadeiras.

Montagem: coloque o recheio num saco de confeitar com o bico de estrela e vá recheando metade dos biscoitinhos com ele. Cubra com a outra metade dos biscoitos, formando sanduichinhos.

* recheei generosamente cada cookie e ainda assim sobrou bastante recheio – creio que 2/3 da receita teriam sido suficientes

Rend.: 16 biscoitinhos recheados

21 comentários:

Sara Soares disse...

Que vontade que me deu agora de ir a correr p'ra cozinha... =D

Anônimo disse...

Realmente divino! Fiquei fã desse, o André tbm amou. Vou precisar fazer, certeza! Obrigada por compartilhar a receita e tbm por me deixar experimentar mais um =)
Prof. Paula

Cássia disse...

Ai Patriciaaaa!

Assim você me mata! Como eu consigo fazer dieta com tantas gostosuras que você me apresenta?

Nossa, tenho vontade de fazer todas!!!

Maravilhosa como sempre!

Criatividade 1.000!

Bjos

Claudia Lima disse...

Amei o trailer do filme e os cookies. Parecem muito gostosos!
Bjs :)

Lílian disse...

Pati, mas parece que o trailler conta todo o filme... Espero que não! Talvez você já conheça, mas aqui vai uma dica. Tenho recebido filmes em casa pelo netmovies.com.br. É bárbaro. : )

Camila disse...

Hum, esse recheio parece ser excelente! Onde vc acha extrato de baunilha aqui no Brasil?

Adriana Pellegrini disse...

Meu Deus, essa receita acabou de furar a fila das outras 100 que eu tenho pra fazer! Foi pra primeira posição! ;D
Beijinhos!

Ana Rita disse...

Que espectáculo :)

Muito bom mesmo :)

Beijinhos grandes

Flávia(Recife) disse...

Menina, tou engordando d+ fazendo suas receitas tds os dias!!
kkkkkkk
todo mundo já notou como estou rechonchuda!
Mas não adianta, fui lá no centro da cidade procurar utensílios de cozinha e graças a Deus achei uma xícara medidora de 240ml!
Agora posso ficar mais tranquilo sem ter que ficar fazendo contas para acertar suas receitas!
Pelo visto terei que entrar na academia pra conseguir comer suas delícias sempre que quiser!

Flávia(Recife) disse...

tranquila***

Simone Izumi disse...

Juro de joelhos sobre um sabugo de milho,amor e fidelidade eterna a trufa de chocolate.
Esses biscoitinhos me fazem sorrir!
bisous,
Si

Anônimo disse...

Que maravilha de receita ! Vou fazer hj ainda. Posso trocar o creme fresco por creme de leite em lata?
Bjs
Eliane

Mari disse...

Simplesmente divinos.

tatiane disse...

Amo biscoitinhos de amêndoas, parei de fazer porque não consigo controlar a gula e comer aos pouquinhos. Sobrar um terço da trufa não seria um problema, rs.

ameixa seca disse...

Estou com fome, é um sacrilégio vir aqui quase à hora do jantar :) É uma combinação maravilhosa!

Patricia Scarpin disse...

Sara, corra lá! :D

Paula, fiquei muito feliz por saber que vocês gostaram!
Beijoca!

Cássia, obrigada! E fazer dieta é difícil, concordo contigo. :D
Beijo!

Claudia, Peter Jackson. Não preciso dizer mais nada. :)
Beijos!

Lílian, você achou? Eu achei um trailer bem montado. Já me indicaram o Net Movies, vou dar uma olhada. Obrigada pela dica!

Camila, eu nunca encontrei. Tem como fazer em casa, dá uma olhada no blog da Cinara.

Adriana, que bom! Depois me conta?
Beijo!

Titó, obrigada!

Flávia, eu faço ginástica pra tentar compensar, tem sido bom!
Beijo!

Si, amém! :D
Beijo!

Eliane, acho que dá, sim, mas não garanto, tá?

Mari, obrigada!

Tati, faça como eu, experimente um e distribua os outros. :D

Ameixa, morri de rir contigo! :D

Ticiana disse...

Oi, Patricia.
Realmente seu blog está muito acima da média dos brasileiros que falam de comida. A fotos, a produção da comida...parabéns!

Queria tirar duas dúvidas:
1. Qual a marca de açucar mascavo? Comprei uma que achei que escuresse muito a comida e tem o sabor mto forte. Nesta receita dividi 1/2 a 1/2 com açucar refinado.
2. Qual a consistência do biscoito? O meu ficou croc-croc. É assim mesmo? Ou tem que ser mais "chunkie"?
A receita é muito boa!!!
Beijo.

Ticiana

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ticiana!
Obrigada pelo comentário - fico tão feliz sabendo que está gostando do blog!

Vamos às suas perguntas:
1. eu geralmente compro a mais clarinha que tiver no mercado - quase sempre o da marca Lowçucar.
2. O seu provavelmente ficou croc-croc (adorei esse termo!) por causa do açúcar refinado. Os meus ficaram crocantes mas depois de recheados eles ficaram mais macios (umidade do recheio).
Obrigada por vir me contar!

Beijo!

Anônimo disse...

Ola,Patricia.
Descobri o seu Blog so hoje(quanto tempo eu desperdicei,shuifff),mas estou recuperando o tempo perdido lendo todo ele.Simplesmente maravilhoso!As receitas sao 10,todas muito lindas e devem ser deliciosas tambem,com o tempo vou fazendo,principalmente essas friands de banana que devem ser uma loucura,eita combinacao porreta!Beijo no coracao.zenaide.

katia disse...

Oi
Fiquei enlouqiecida por estes bicoitos... Tu podes me dar uma dica de onde achar a farinha de amendoa???

Abraço.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Katia!
Você vai encontrá-la na Barra Doce, em Moema, e na Central do Sabor, no centro de SP. Mas pode também moer amêndoas no processador e preparar a farinha em casa.
Boa sorte!