quarta-feira, maio 02, 2007

Macarrão com atum e alcachofra

English version

photo by Terry B

Em janeiro meu amigo Terry fez uma receitinha que eu havia enviado para ele: arroz e feijão do jeitinho brasileiro. Depois disso, achei que seria bacana se ele também me enviasse uma receitinha para eu postar aqui no TK, junto com o texto espirituoso e as ótimas fotos dele.

Se você quiser ler o texto dele (em inglês), clique aqui.

Terry deixou bem clara a importância de se usar um bom atum e que fosse conservado em azeite de oliva. Ele mandou uma foto do atum que ele usa lá, importado da Itália:
photo by Terry B
Ele também me conta no texto que esse tipo de molho que não é cozido é chamado de salsa cruda na Itália.
Vamos à receita:

Macarrão com atum e alcachofra

* xícara medidora de 240ml

2 latas de atum (170g cada) de boa qualidade, conservado em azeite de oliva
1 lata/vidro (170g) de corações de alcachofra, escorridos e cortados em pedaços médios
¼ xícara de alcaparras, escorridas – usei umas conservadas em sal e deixei de molho em água fria por alguns minutos antes de usá-las
suco e raspas da casca de 1 limão siciliano
1 dente de alho grande amassado
½ xícara de salsinha picada
sal e pimenta do reino moída na hora
340g de macarrão – massa curta da sua preferência. O formato de concha vai “agarrar” melhor os ingredientes do molho

Cozinhe o macarrão normalmente.
Enquanto isso, misture todos os ingredientes da salsa cruda em uma tigela grande o suficiente para acomodar também o macarrão. Ao acrescentar o atum, coloque também o azeite em que ele está conservado – com a ajuda de um garfo, parta o atum em pedaços.

Escorra o macarrão e junte ao molho. Misture bem e sirva em seguida.

Minhas considerações sobre a receita: que delícia!!! O João comeu um pratão e disse várias vezes que estava muito gostoso – coisa que eu não esperava. Achei que ele nem fosse querer experimentar.
Eu repeti – algo que não deveria ter acontecido. :D

Fiz algumas modificações na receita do Terry:
- Não encontrei atum italiano, mas comprei um espanhol conservado em azeite de oliva extra virgem, bem parecido com o da foto acima. E era delicioso;
- Amo alcaparras e adicionei um pouco mais do que a receita pedia;
- Sou presidente do fã-clube do manjericão, por isso adicionei um punhado de folhinhas ao molho, antes de adicionar o macarrão.

Minha versão da receita:

Pasta shells with Italian tuna and artichokes

Terry, adorei este post! Espero que possamos fazer isso mais vezes!

12 comentários:

Cláudia A. disse...

Nossa Patrícia, esse macarrão, uma taça de vinho e boa companhia... Divino. Um beijo.

Valentina disse...

Delicia de massa. adoro assim, cruda,cruda,..com a primavera e verao so da este tipo de coisa. aonde voce compra este tipo de atum de boa qualidade no Brasil? Aqui compro um espanho excelente. custo um braco e uma perna..mas vale a pena. ainda bem...manca mas nao faminta.rss rss

Elvira disse...

As suas receitas de macarrão são sempre irresistíveis, querida Patricia! :-)

Eli disse...

Patrícia que delícia de massa!
Valentina não pude deixar de dar umas risadas com seu comentário, você é ótima! :)

Silvia Arruda disse...

Pat do céu, quase mergulhei na foto deste prato de macarrão :D
Tá lindo!! Deve ser divino, alcachofra e atum.... hummmm delíciaaaaa

colher-de-pau disse...

Optimo aspecto, como sempre! E é um clássico, o macarrão com atum. Agora com o toque de alcachofra deve ficar divinal!
Fiz a sua receita de Bolo de Fubá cozido! Delicioso! E vou repetir!

Marcia da Paz disse...

Esse macarrãozinho está divino, concordo com o 1º comentario, uma taça de vinho e uma bela companhia, hunnnn hunnn que delicia rsrsrs bjs

Patricia Scarpin disse...

Claudia, concordo contigo totalmente.
Beijos e obrigada pela visita.

Tina, consegui esse atum no Empório Santa Maria. Custa 4x mais do que o comum, mas valeu cada centavo.

Elvira, obrigada, querida - pode ter certeza de que sinto o mesmo quando visito as suas peripécias na cozinha. :)

Eli, ficou boa, sim! A Tina é terrível, mesmo. risos

Si, eu amo alcachofra e alcaparras, limão... Tem tudo o que amo nesta receita!

Dora, obrigada pela dica!

Colher-de-pau, obrigada! E fico feliz em saber que gostou do bolo, que bacana!

Marcinha, ficou bom mesmo, amiga.
Beijos!

laila radice disse...

patricia gosto mto do seu site e gostaria de linka-lo ao meu recem concebido. obrigada

miki w. disse...

pat, delícia de macarrão. não tenho dúvidas de que o atum de boa qualidade faz o prato ser outro (preciso criar vergonha na cara e coragem para começar a comprar atuns mais decentes rs).

beijinhos, miki

Akemi disse...

Patricia, que vontade me deu de comer este macarrão! Adoro atum, amo alcachofras! Pena que aqui não encontre alcachofras...:-(
Mas já me contento em admirar este belo prato!
Beijos

Ângela Bueno disse...

Olá! estava procurando receitas de cookie de chocolate e descobri seu blog. Adorei saber que voce, como eu, adora cinema.
Em meu blog comento alguns filmes que eu vi. Além de trocar receitas e outras histórias. Se quizer dar uma olhadinha o endereço é buenoangela.blogspot.com
Ah, suas fotos são demais!!! Também gosto de fotografar.
Abraço, Ângela