sexta-feira, fevereiro 04, 2022

Um dia bom e um prato de macarrão


Domingo passado foi um dia tão bom que fiquei pensando nele o restante da semana, e mesmo tendo chegado do escritório exausta ontem à noite, não resisti a me sentar na sala com o meu caderno e escrever um pouco sobre este dia.

Depois de muitos (muitos mesmo) finais de semana sem vontade alguma de cozinhar, domingo passado eu tive vontade de fazer algo bem gostoso para o almoço. Depois de pensar um pouco, decidi que faria uma comidinha com sabor de infância, com jeitão dos domingos de quando eu era pequena e ora o almoço era na casa da minha avó, ora na casa da tia Angélica (a dona do bolo de fubá mais maravilhoso do mundo), ora na minha casa, uma receita que além de tudo isso também é o prato favorito do João e do Pingo: macarrão à bolonhesa.

Fui para a cozinha, coloquei um golinho de vinho no meu copo preferido, separei os ingredientes e os coloquei sobre a pia. Aqueci a panela, juntei o azeite e coloquei a carne para dourar. Sal e pimenta, adicionei a cebola e senti aquele cheiro delicioso tomar conta de tudo ao redor. Em seguida vieram o alho, o extrato de tomate, o vinho, e todos os outros ingredientes. E assim saboreei cada passo da receita, cada perfume, tudo sem pressa, sem correria, e se o almoço saísse às três da tarde em vez de meio-dia, tudo bem: eu estava, novamente, sentido prazer com o processo.

Finalizei o molho com um punhado generoso de manjericão, juntei a ele o espaguete e um pouquinho da água do cozimento e deixei cozinhar por um minuto, todos os sabores se misturando, a massa sugando o sabor do molho, o apartamento tomado por um cheiro maravilhoso. Macarrão no prato, chuvinha de pecorino ralado para mim, fio de azeite para o João, mais um pouquinho de vinho no copo, pão para limpar o molho do prato no final: assim tivemos um almoço de domingo gostoso, como havia muito tempo não tínhamos. Foi almoço com gostinho de infância, com gostinho de quando almoços de domingo eram especiais a ponto de eu fazer listas em pequenas cadernetas com todas as ideias de receita que queria provar.

Almoço tão gostoso que deu vontade de escrever aqui no blog. xx

5 comentários:

Unknown disse...

Fico feliz que você tenha reencontrado a alegria de cozinhar, e o seu texto passa exatamente essa sensação boa de plenitude e paz que uma refeição em família deixa na gente. Bem vinda de volta, e receba meu abraço agradecido!

Flavia & Paulo disse...

Por mais dias assim!!!

Eunice Grilo disse...

que bom!!! beijinhos

Bel Lüscher disse...

Que bom, querida!!! Delícia aproveitar a inspiração!!! Senti o cheiro daqui!!!

Erica Passig Bini disse...

Bom te v(l)er bem.
Que os sentimentos desse domingo se multipliquem.
E se desdobrem por todos os dias-feira do tempo.
XX