quarta-feira, agosto 25, 2021

Waffles de limão e sementes de papoula e lembranças boas de viagens

English version

Waffles de limão e sementes de papoula


Em tempos de pandemia, em que viajar se tornou algo complicado (pelo menos para quem segue o distanciamento social), de vez em quando dou uma espiada nas minhas fotos de viagens passadas, geralmente às quintas-feiras, dia de #tbt nas redes sociais. Em um primeiro momento pensei “que sofrimento, pra que ficar olhando foto de viagem e passando vontade?”, mas logo em seguida percebi o tamanho do meu privilégio, de ter conseguido conhecer lugares incríveis antes disso se tornar mais difícil -  mesmo com a vacina o nosso dinheiro se tornou tão desvalorizado que viajar para fora do país voltou a ser algo para poucos, como era no passado.

Olho para as fotos, passo vontade, sim, mas também me sinto feliz por ter vivido momentos tão gostosos. Penso nos lugares incríveis que visitei, nos museus maravilhosos e lindos parques, nos restaurantes e nas comidas deliciosas que provei. Dá saudade, mas também dá alegria.

Procurando as fotos de viagem, encontrei um pastinha com fotos de receitas que fiz para o blog e que, por alguma razão específica, não publiquei: não gostei da foto, ou a receita não ficou exatamente como que eu queria, ou por causa de algum ingrediente, como no caso destes waffles.

Fiz esta receita há bastante tempo, com sementes de papoula que havia trazido de viagem, e não quis postar porque não estava conseguindo encontrar o ingrediente por aqui, e muita gente sempre me pergunta onde eu compro as sementinhas. Já encontrei, no passado, no Pão de Açúcar, e também na Bombay Temperos, mas faz muito tempo que está indisponível no site deles.

Há algumas semanas alguém que sigo no Instagram indicou a Cípria Ervas & Especiarias (pena eu não lembrar quem foi para dar os devidos créditos) dizendo que eles tinham sementes de papoula, e fui correndo comprar. Aproveitei e coloquei também no carrinho a manjerona seca deles, que ficou deliciosa salpicada sobre a pizza (não é publi, viu, gente?)

Os waffles ficam deliciosos, com um perfume incrível de limão e a crocância extra das sementinhas, mas é claro que você pode fazer sem elas – eu já fiz várias vezes, quando meu estoque acabou, e ficam ótimos do mesmo jeito. Gosto de servir com mel ou só uma chuvinha de açúcar de confeiteiro, para aqueles dias em que a gente precisa de um café da manhã ou lanchinho da tarde mais especial.

  

Waffles de limão e sementes de papoula

receita minha, adaptada desta aqui

 

- xícara medidora de 240ml

 

2 colheres (sopa) de açúcar cristal

raspas da casca de 2 limões taiti grandes

1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de sementes de papoula

1 ovo grande

¼ xícara (60ml) de azeite de oliva extra virgem

¾ xícara (180ml) de leite integral, temperatura ambiente

2 colheres (chá) de suco de limão taiti

½ colher (chá) de extrato de baunilha

 

Em uma tigela média, misture o açúcar e as raspas de limão e esfregue-os juntos com as pontas dos dedos até aromatizar o açúcar. Junte a farinha, o fermento, o sal e as sementes de papoula e misture com um batedor de arame. Reserve.

Em uma tigela pequena, misture com um batedor de arame o ovo, o azeite, o leite, a baunilha e o suco de limão. Verta os líquidos sobre os ingredientes secos e misture com uma espátula de silicone somente até incorporar – não misture demais.

Preaqueça a máquina de waffle. Cozinhe porções de massa por vez, até que cada waffle doure - siga as instruções do fabricante. Sirva com mel, melado ou com o que preferir.

Rend.: 5-6 waffles

7 comentários:

Renata disse...

Uma dúvida que sempre tenho quando vejo receitas com papoula é se não é possível substituir elas por chia, para imitar a textura. O que tu achas?

https://paradiasdechuva.home.blog/ disse...

Que alegria ver que vc ainda escreve aqui no seu blog, faz mtos anos que eu sempre vinha aqui para ler e saber das indicações de filmes e receitinhas que vc postava. Perdi o blog com
Tantas outras redes que surgiram! Hj lembrei e dei um Google e achei vc aqui, como sempre escrevendo adoravelmente! Que alegria!!! Tenho muito o que ler por aqui nesse meu tempo ausente! ☺️

https://paradiasdechuva.home.blog/ disse...

Que alegria ver que vc ainda escreve aqui no seu blog, faz mtos anos que eu sempre vinha aqui para ler e saber das indicações de filmes e receitinhas que vc postava. Perdi o blog com
Tantas outras redes que surgiram! Hj lembrei e dei um Google e achei vc aqui, como sempre escrevendo adoravelmente! Que alegria!!! Tenho muito o que ler por aqui nesse meu tempo ausente! ☺️

Patricia Scarpin disse...

Renata, depende da textura da massa em que vc vai adicionar, porque a chia começa a ficar gelatinosa se em contato com umidade, não?

Para Dias de Chuva, que coisa boa ler o teu comentário, me deixou muito feliz! Um grande beijo! Muito obrigada!

Fernanda disse...

Acabei de fazer para café da manhã da minha filha! Ela simplesmente amou!!!! Fiz no formato de panqueca americana pois não tenho máquina de waffle! Obrigada pela receita!

Elaine Duarte disse...

Que delícia de receita, viu provar com certeza, com ou sem sementes de papoula. Hummmmm já estou salivando!! Obrigada por compartilhar bj

Leila disse...

Adoro a delicadeza, beleza e gostosura do seu blog! 🌸