quinta-feira, junho 24, 2021

Torta tipo escondidinho de carne, abobrinha e batata

Torta tipo escondidinho de carne, abobrinha e batata


O inverno chegou chegando aqui em São Paulo: dias frios (mesmo quando o sol aparece), manhãs e noites geladas. O vento cortante parece entrar por cada frestinha do apartamento, mesmo com todas as janelas fechadas. Ligo o forno para assar um bolo e dá vontade de ficar por lá mesmo, em pé, na frente do fogão, enquanto sinto os pés trincando mesmo usando meias grossas, esticadas até o meio das canelas.

Meia com chinelo, aquele clássico da elegância invernal, uma das vantagens do home office. :D

Arrumo o cabelo, faço uma maquiagem simples, coloco um brinco legal e me sinto bonita para fazer as reuniões por vídeo, enquanto penso “ainda bem que ninguém me vê da cintura pra baixo”. :D

Estes são os dias para sopas, quase que diárias, e quando as preparo faço logo um panelão para render vários jantares (quem quiser receitas de sopinhas gostosas, é só clicar aqui).

Tenho sempre um pouco de pão no freezer, uma passada pela frigideira ou forno e pronto, pãozinho no jeito pra tchutchar na sopa quentinha.

Além das sopas, uma receita que fiz dias desses e que combinou super bem com o frio foi esta torta, uma espécie de escondidinho em que a cobertura não é feita de purê e sim de batatas em fatias finíssimas: já tinha visto várias versões desta receita em blogs, revistas e livros, mas nunca havia provado.

Improvisei o recheio, pois só tinha 100g de carne moída em casa. Fiz render com abobrinha e cebola, deixando o recheio úmido para que não ressecasse no forno. Ficou uma delícia! Tão simples, tão bom e tão bonito na mesa.

Espero que vocês também gostem – e quem é vegetariano pode trocar a carne por mais abobrinha, ou por berinjela, por exemplo.

 

Torta tipo escondidinho de carne, abobrinha e batata

receita minha, inspirada por dezenas de outras

 

Recheio:

1 colher (sopa) de azeite de oliva

100g de carne moída – gosto de patinho

sal e pimenta do reino moída na hora

½ cebola média, bem picadinha

1 abobrinha grande (300g), em cubinhos de aproximadamente 1,5 cm

1 folha de louro

1 dente de alho grande, em picadinho

2 colheres (chá) de molho inglês

1 colher (sopa) de vinho branco seco

3 colheres (chá) de farinha de trigo

¼ xícara (60ml) de água quente

 

Cobertura:

1 batata média (180g)

1 colher (sopa) de azeite de oliva + um fiozinho extra para regar

sal e pimenta do reino moída na hora

 

Preaqueça o forno a 200°C e pincele com azeite um refratário raso com capacidade para 1 litro – o da foto tem 20cm de diâmetro e 3,5cm de altura.

Comece pelo recheio: aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Junte a carne e doure bem. Tempere com sal e pimenta do reino.

Acrescente a cebola, a abobrinha e o louro, refogue por alguns minutos até os legumes ficarem macios, mexendo algumas vezes. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto apenas ou até perfumar – não deixe queimar para que não fique amargo.

Junte o molho inglês e o vinho, cozinhe por 1 minuto, e então polvilhe com a farinha de trigo. Misture bem e cozinhe por mais 1 minuto – importante para que cozinhar a farinha. Acrescente a água, misture bem e assim que o caldo começar a espessar desligue o fogo – o recheio precisa ficar molhadinho mesmo, para que não resseque durante o tempo de forno. Prove o tempero e ajuste com sal e pimenta.

Corte a batata usando uma mandolina para obter fatias bem finas. Transfira para uma tigela pequena, regue com o azeite e tempere com sal e pimenta. Misture bem usando as mãos, para que todas as fatias fiquem bem untadas.

Espalhe o recheio de maneira uniforme no refratário preparado, descartando a folha de louro. Arrume as fatias de batata sobre o recheio, sem sobrepor demais, para que elas possam dourar. Regue com um fio de azeite e leve ao forno por 40 minutos – no dia da foto eu estava atrasada e acabei não conseguindo dourar a cobertura tanto quanto gostaria.

Sirva em seguida.

Rend.: 2 porções

Nenhum comentário:

.