quarta-feira, junho 27, 2018

Waffles de cacau com bananas caramelizadas e pensamentos sobre café da manhã

English version

Waffles de cacau com banana caramelizada

Às vezes fico pensando em como a gente muda de ideia na vida, nas diferentes fases e idades . Eu digo que não faço tatuagem porque não sou capaz de gostar de nada para sempre e provavelmente mudaria de ideia algumas vezes depois de marcar a pele.

Quando era mais xóvem achava o máximo café da manhã na cama: aqueles filmes água com açúcar na adolescência imprimem na cabeça da gente que não há nada mais romântico. Hoje, do alto dos meus 39, não quero saber de comer nada na cama, não: faz sujeira, cai farelo de pão no lençol que depois vai te pinicar à noite. :D

Ainda assim, café da manhã caprichado, na mesa mesmo, é coisa de filme para mim: nos dias úteis eu tomo café no trabalho, pois entro cedo no escritório (trabalhar em empresa europeia é isso: quando a gente começa o dia mil coisas já rolaram na matriz), e aos finais de semana não enrolo no café, não, porque quero sair logo de casa para me exercitar. Entretanto, nada me impede de fazer receitas de café da manhã para o café da tarde, e estes waffles de cacau são deliciosos – quem não quiser fazer waffle pode preparar as bananas carameladas para servir com sorvete. :)

Waffles de cacau com bananas caramelizadas
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Waffles:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 xícara (240ml) de buttermilk*
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Bananas caramelizadas:
2 ½ colheres (sopa) - 35g - de manteiga sem sal
1 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal
¼ colher (chá) de canela em pó
4 bananas nanicas em rodelas
1 ½ colheres (sopa) de uísque, Marsala, rum ou água

Em uma tigela grande, peneire a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
Em uma tigela média, misture bem com um batedor de arame o açúcar, a manteiga, o buttermilk e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture gentilmente, de baixo para cima, com uma espátula de silicone – a massa não ficará lisa, é assim mesmo.

Preaqueça a máquina de waffle. Cozinhe porções de massa por vez, até que cada waffle doure – siga as instruções do fabricante. Enquanto isso, vá preparando as bananas: aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Acrescente o açúcar e a canela e misture para que o açúcar comece a derreter. Junte as bananas e frite-as levemente dos dois lados até dourar. Acrescente a bebida da sua escolha, misture para dissolver o caramelo do fundo da panela e cozinhe por 1 minuto. Desligue o fogo e sirva com os waffles.

*para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 4 porções

Nenhum comentário: