segunda-feira, março 28, 2016

Espaguete com almôndegas de carne e berinjela

English version

Spaghetti with meat and aubergine balls / Espaguete com almôndegas de carne e berinjela

Eu já lhes disse o tamanho do sucesso que almôndegas fazem aqui em casa: eu as preparo com bastante frequência e sempre congelo algumas ainda cruas – elas podem ir direto para o forno deste jeito mesmo, fazendo a minha vida mais fácil nos dias úteis (+ meu marido pode fazer isso sozinho, o que é sempre um “plus”). :)

Já postei aqui receita de almôndegas de carne bovina e também de almôndegas feitas de berinjela, e hoje trago uma junção dos dois tipos: as berinjelas são assadas, e a polpa delas é misturada à carne, criando almôndegas incrivelmente úmidas e deliciosas – elas tornaram o espaguete algo ainda mais especial.

Receita do Antonio Carluccio, e o danado nunca erra.

Espaguete com almôndegas de carne e berinjela
um nadinha adaptado do sempre lindo e delicioso Pasta

400g de espaguete
parmesão ou pecorino ralado fininho, para servir

Molho:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande, bem picadinha
2 dentes de alho grandes, bem picadinhos
100ml de vinho tinto seco
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 vidro de passata (680g)
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (chá) de açúcar cristal ou refinado
1 punhado de folhas de manjericão fresco

Almôndegas:
2 berinjelas
azeite de oliva, para regar as berinjelas e para dourar as almôndegas
300g de carne bovina moída crua
1 dente alho amassado até virar um purê
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
50g de parmesão ralado fininho
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo
100g de farelo de pão – não use farinha de rosca, ela resseca as almôndegas e não dá um sabor gostoso; use pão amanhecido passado pelo processador ou liquidificador
1 colher (chá) de sal
pimenta do reino moída na hora

Preaqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira rasa com papel alumínio e pincele-o com azeite. Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento e coloque-as sobre o papel alumínio com o lado cortado virado para cima. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno por 30-40 minutos ou até que fiquem bem macias. Retire a polpa com a ajuda de uma colher, transfira para uma tigela grande e amasse bem. Deixe esfriar. Descarte as cascas.

Enquanto as berinjelas estão assando, prepare o molho: aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cebola até que ela fique transparente, cerca de 5 minutos. Junte o alho e refogue somente até perfumar. Acrescente o vinho e cozinhe por 1 minuto. Junte o extrato de tomate e a passata, tempere com sal e pimenta, junte o açúcar e misture bem. Deixe cozinhar em fogo brando por 30-40 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Junte o manjericão e retire do fogo.

Enquanto o molho cozinha, prepare as almôndegas: junte à polpa de berinjela a carne, o alho, a noz-moscada, o parmesão e o farelo de pão. Tempere com o sal e a pimenta, misture bem e faça bolinhas. Frite-as em um fiozinho de azeite até que dourem de todos os lados. Acrescente-as ao molho e mantenha quente.

Cozinhe o macarrão em bastante água salgada até que fique al dente. Escorra. Incorpore ao molho gentilmente para não despedaçar as almôndegas. Sirva imediatamente polvilhado com parmesão ou pecorino.

Rend.: 4 porções

6 comentários:

Su Delícia disse...

bela comidinha!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Dricka disse...

Eu adoro seus doces, mas sempre piro nos seus pratos salgados. Tenho a impressão que é daqueles que mesmo satisfeita sempre se quer mais.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se posso congelar uma parte das almôndegas para fritar mais tarde?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo - pode sim! Congele-as em aberto e depois que elas estiverem congeladas transfira para um saquinho, fechando bem.

IVA PASSOS disse...

Delicia hem?

IVA PASSOS disse...

Água na boca!!!