sexta-feira, dezembro 06, 2013

Blondies de speculaas e um dos trailers mais lindos que já vi

English version

Chewy speculaas blondies / Blondies de speculaas

Minha irmã e eu adoramos ver os trailers quando vamos ao cinema, e depois de cada um deles nos entreolhamos e dizemos “sim” ou “não” (se vamos ou não assistir àquele filme quando entrar em cartaz). Semanas atrás, na sessão de “Em Chamas”, vimos o trailer de “A Vida Secreta de Walter Mitty” e confesso que quando a cara de Ben Stiller apareceu na tela eu já estava pronta para dizer “não” – realmente não suporto os filmes dele – mas no final do trailer nós duas dissemos um “sim” bem empolgado. :)

Um dos trailers mais lindos que já vi e a trilha magnífica (a canção não saiu da minha cabeça desde então) me fizeram querer ver um filme estrelado por Ben Stiller – eu mal podia acreditar. :D

Também foi difícil crer que eu poderia ter speculaas sem a novela de abrir massa, gelar massa, cortar massa (e gelar mais uma vez) – um biscoito do tipo roll out neste calor já é mais do que suficiente. :) As blondies do Edd Kimber trazem todos os sabores deliciosos dos speculaas e ainda tem chocolate – como não amar? :D

As blondies ficaram bem saborosas e fininhas, mas para mim isso não é um problema: aprendi a gostar de barrinhas assim depois de ser apresentada aos brownies de Alice Medrich.

Blondies de speculaas
um tiquinho adaptadas do delicioso The Boy Who Bakes

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (113g) de manteiga sem sal
½ colher (chá) de gengibre em pó
1/8 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
1/8 colher (chá) de cravo em pó
1/8 colher (chá) de cardamomo moído
200g de açúcar mascavo claro
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
125g de farinha de trigo
1 pitada de sal
½ colher (chá) de fermento em pó
30g de chocolate branco, picado ou em gotinhas
30g de chocolate meio amargo, picado ou em gotinhas
60g de amêndoas, levemente tostadas e frias, picadas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Derreta a manteiga em uma panela média em fogo médio-alto, junte as especiarias e cozinhe por 2 minutos, mexendo. Acrescente o açúcar e cozinhe por mais 2 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar. Com um batedor de arame, misture o ovo e a baunilha. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente a farinha, o fermento e o sal. Adicione os chocolates e a amêndoa. Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 15-20 minutos ou até que um palito inserido no centro saia com migalhas úmidas (como um brownie). Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

Rend.: 16 unidades

6 comentários:

Letrícia disse...

Sabe que eu passei um tempão procurando uma receita de cinnamon roll fácil e rápida para preparar para uns amigos e, quando eu achei que tinha encontrado algo que valesse a tentativa, me apareceu você com essas blondies. Claro que os cinnamon rolls dançaram. Hoje mesmo preparo e conto como foi!

Beijos, sua apresentadora de receitas fura-fila! ;-)

Raquel Alabaça disse...

Que lindos e gulosos ficaram!!
O meu cinema tem sido em casa :-)

Anônimo disse...

Ola Patrícia! Com todas estas receitas maravilhosas de doces, o que você gosta de preparar de sobremesa para o Natal? Beijos, Mônica.

Ana disse...

Que imagem linda!!!!

Também adoro trailers.Fico louca para saber as próximas estreias e incluir títulos na lista dos que quero assistir.

Adoooro o Ben Stiller, mas ele faz cada filme ruim mesmo.

Patricia Scarpin disse...

Lê, eu amei saber que vc fez a receita! <3

Raquel, eu não fico sem cinema, é um vício.

Mônica, geralmente algo fresquinho, por causa do calor: sorvete, mousse, panna cotta.
Bj!

Anônimo disse...

of monsters and men é uma banda maravilhosa