quarta-feira, dezembro 04, 2013

Pain d’épice de chocolate, duas versões da mesma canção e do mesmo doce

English version

Chocolate pain d'epice / Pain d'épice de chocolate

Um dia, na época em que dava aula, falei para os meus alunos que gostava de Soft Cell e, dois dias depois um deles apareceu com o “Memorabilia” na sala e disse: “teacher, você tem que ouvir este CD” – ele tinha certeza de que eu amaria e, de fato, amei. Naquele CD havia uma versão um pouquinho diferente de “Loving You, Hating Me” da que eu conhecia (e adorava) – o arranjo era um pouco menos metálico, digamos assim – e acabei me apaixonando pela nova versão (se tornou uma das minhas favoritas de todos os tempos).

Ano passado postei uma receita de pain d’épice e agora lhes trago outra, com farinha integral e chocolate – gosto de ambas, mas a versão de chocolate ganhou o meu coração (obrigada, Eric Lanlard). :)

Pain d’épice de chocolate
um nadinha adaptado do lindíssimo e delicioso Chocolat (comprei o meu aqui)

200ml de leite integral
8 colheres (sopa) de mel clarinho*
125g de chocolate meio amargo – usei um com 53% de cacau
300g de farinha de trigo integral
65g de açúcar mascavo claro
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
½ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 pitada de sal
3 ovos, levemente batidos com um garfo
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 900g, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma panelinha, aqueça o leite e o mel sem deixar ferver. Retire do fogo, acrescente o chocolate e misture até derreter. Deixe esfriar por 5 minutos.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o açúcar, o bicarbonato, as especiarias e o sal. Faça um buraco no centro, junte os ovos, a baunilha e a água de flor de laranjeira e misture. Acrescente a misture de chocolate e misture com o batedor até obter uma massa homogênea.
Despeje a massa na forma preparada e asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente e então remova o papel.

O pain d’épice pode ser guardado por até duas semanas bem embalado em filme plástico. Você pode servir fatias dele tostadas com manteiga ou geleia.

* medir mel às colheradas é uma chatice – se você não estiver a fim, considere que eu usei metade de um vidro de 350g

Rend.: 8-10 porções

9 comentários:

PoliCBA disse...

Que lindo! Nunca provei Pain d'épice. Não vai manteiga, óleo, nada do tipo? Preciso tentar a receita. Esses ingredientes todos (especiarias, chocolate, água de flor de laranjeira...) prometem.

Muito me alegra ver mais uma série de receitas natalinas no blog (estava aguardando-as!). Agradeço por compartilhar conosco essas gostosuras que, além de tudo, são lindas. :)

E falando em Natal, já viu os vídeos da série "Countdown to Christmas" do canal do YouTube do Waitrose? (canal, aliás, que descobri também graças a você, aqui no blog). Quem os está apresentando, para minha grata surpresa, são os fofíssimos "Fabulous Baker Brothers". Tietagem à parte, vale a pena conferir (também) as receitas. ;-) Bjs.

Anônimo disse...

Acabei de fazer a receita, trocando uma xícara de farinha de trigo por amêndoas e a água de flor de laranja por contreau! Ficou bommmmmmmmmmmmm

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Me encanta este budín y la presentación que le diste a las fotos, Patricia.
No tardaré en hacerlo.

valeria rezende disse...

Querida Patricia, ano passado fiz a outra receita do pão e dei pra uma amiga que estava passando por um momento muito delicado e ela amou. Semana que vem ela virá lanchar comigo e vou fazer esta versão. Para mim, cozinhar não alimenta só o corpo, mas a alma, tanto nas hora boas como nas difíceis. Por isto gosto tanto de vir aqui. Dá pra perceber o seu carinho em cada post. Obrigada por compartilhar conosco.
Abraços!

Patricia Scarpin disse...

Poli, pois é, menina, não vai gordura. E foi por isso que fiquei tão curiosa com pain d'épice.
Que bom que vc está curtindo a série, eu fiquei na dúvida esse ano se faria ou não...
Vou lá xeretar os vídeos - adorei a dica!
Beijo, querida!

Livia, eu amei essa sua ideia de adicionar farinha de amêndoa - o bolo deve ter ficado úmido, que delícia!

Silvia, muchas gracias!

Valeria, querida, que coisa boa ler esse seu comentário, alegrou o meu dia! Eu é que agradeço pelo carinho, me faz muito bem.
Beijão!

Nico disse...

Olá, Patricia! Amei essa receita de pain dépice. Ela veio bem na hora em que vou visitar minha tia, e estou louca pra levar um. Só tenho uma dúvida: ele pode ser feito com farinha de trigo comum? E a água de flor de laranjeira pode ser substituída por suco ou licor de laranja? Acho q vou tentar assim mesmo, pq encarar mercado na semana pré natalina soa como suicídio :-P

Patricia Scarpin disse...

Oi, Nico - se você for usar farinha comum, faça a outra receita de pain d'épice que publiquei, do ano passado.
Acho que licor de laranja daria um toque todo especial.
Bj!

Anônimo disse...

Oi!
Sempre leio seu blog e adoro! Jà fiz várias receitas, mas nessa fiquei em dúvida com 2 coisas: o que fazer com o leite depois e quando? E o chocolate è derretido banho maria, com o leite ou de outra maneira?
Ah, e outra perguntinha: onde vc consegue semente de papoula?
bjoss e feliz 2014!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo, faltava uma linha da receita, corrigi, obrigada por me avisar!
As minhas sementes de papoula vieram de fora do Brasil, trazidas de viagens.
Bjs e feliz ano novo pra vc tb!