quarta-feira, novembro 27, 2013

Bolo de chocolate e avelã (sem farinha de trigo) + "Bronson"

English version

Flourless chocolate and hazelnut cake / Bolo de chocolate e avelã (sem farinha de trigo)

Além de adorar assistir a filmes gosto de ler tudo sobre eles (sou uma pessoa bastante curiosa, admito) e quando um cara do qual eu jamais ouvira falar ganhou o prêmio de melhor diretor em Cannes em 2011 eu sabia que veria o filme assim que possível (e é claro que ter Ryan Gosling como protagonista não atrapalha). ;) Vi o filme, que se tornou um dos meus favoritos de todos os tempos e até hoje ouço a trilha sonora quase que diariamente.

Dias atrás vi outro filme dirigido por Nicolas Winding Refn e fiquei pensando que todos nós estávamos prestando atenção em Sean Penn interpretando Harvey Milk enquanto que deveríamos ter prestado atenção mesmo – e dados todos os prêmios – a Tom Hardy por “Bronson”: de cara fiquei chocada com a transformação física (e com o quanto ele ficou parecido com o Charlie Bronson real), mas sua interpretação é muito mais do que isso – é um exercício cansativo, intenso e perfeito de atuação que vai além das flexões que ele precisou fazer para conseguir aqueles músculos. Não é um filme fácil de assistir – a violência é perturbadora – mas achei que valeu cada segundo (e quem aprecia atuação em sua essência vai gostar, também). É uma pena que uma performance como essa não teve a atenção merecida e raramente seja mencionada em listas de melhores atuações de todos os tempos – o que Hardy fez não deveria ser esquecido.

E já que coisas boas não deveriam ser esquecidas tenho me divertido redescobrindo o livro Holiday, do Bill Granger – não o usava havia séculos (sem nenhuma razão, mesmo) e depois de fazer aquelas barrinhas deliciosas de chocolate e caramelo tenho tirado o livro da estante toda hora. Este bolo de chocolate é uma ideia gostosa e fácil para a sobremesa – dá para fazê-lo com antecedência e no final da refeição tudo o que vocês precisarão fazer será bater o creme de canela (eu deixei a batedeira de lado e fiz isso com um fouet para já ir queimando as calorias que estava prestes a ingerir). ;)

Bolo de chocolate e avelã (sem farinha de trigo)
um nadinha adaptado do sempre delicioso Holiday

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
200g de chocolate meio amargo, picado – usei um com 53% de cacau
125g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
225g de açúcar mascavo claro
100g de farinha de avelã
5 ovos, claras e gemas separadas
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de cacau em pó

Creme de canela:
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
½ colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro, peneirado (meça, depois peneire)

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de aro removível de 20cm (eu usei uma com fundo removível), forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela grande refratária e leve ao banho-maria (fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela tocar a água), mexendo ocasionalmente até que derretam. Retire do fogo e deixe esfriar um pouquinho.
Acrescente o açúcar e a farinha de avelã e misture até obter uma massa lisa. Junte as gemas, uma a uma, mexendo bem a cada adição. Junte a baunilha. Em uma tigela limpa e bem seca, bata as claras e o sal até obter pontos firmes. Incorpore gentilmente as claras batidas à massa de chocolate.
Transfira a massa para a forma e asse por 40-45 minutos ou até que o bolo esteja firme na superfície, mas ainda úmido por dentro. Deixe esfriar completamente na forma. Com uma peneira, salpique o cacau sobre o bolo.

Creme de canela: coloque o creme de leite, a canela, a baunilha e o açúcar em uma tigela e bata até obter picos suaves. Sirva com o bolo

Rend.: 8 porções

6 comentários:

Unknown disse...

Que bom aspecto...

http://nacozinhadasonia.blogspot.pt/

Unknown disse...

Parece bem gostoso!!! Vou fazer para o maridão. Bj

Bombom disse...

Adorei esta receita de Bolo de Chocolate sem farinha! A avelã casa muito bem com o chocolate e gosto muito muito de bolos fofos e húmidos. Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom

Ameixinha disse...

Vou ter que experimentar :) Depois digo como correu.

silvana disse...

Posso trocar por farinha de amêndoas? Passar o ano comendo esse bolo deve ser uma maravilha. Feliz ano novo com muitos filmes e comidinhas gostosas.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Silvana - pode trocar, sim. Feliz Ano Novo!