sexta-feira, setembro 13, 2013

Bolinhos de mel e especiarias e mais um seriado

English version

Spiced honey cakes / Bolinhos de mel e especiarias

Infelizmente, o melhor seriado de todos os tempos está chegando ao fim e por isso me deu vontade de encontrar outro vício para assistir. :) Tinha lido em algum lugar que “Broadchurch” era bom (e depois disso evitei ler qualquer outra coisa sobre o seriado porque aparentemente as pessoas são incapazes de escrever sobre filmes e TV sem recorrer a spoilers) e foi esta então a minha escolha. Por ter uma temporada super curta (apenas oito episódios) terminei a série rapidinho e sim, é tão boa quanto eu esperava e tanto David Tennant quanto Olivia Colman estão fantásticos nela (nota mental: tentar encontrar “Tiranossauro” o quanto antes).

Apesar de não ser algo recomendável, às vezes gosto de comer vendo televisão e se for algo gostoso melhor ainda: estes bolinhos, super fáceis de fazer (manteiga derretida, não precisa esperar que amoleça fora da geladeira), ficaram uma delícia e absurdamente macios, e um deles foi devorado enquanto eu assistia ao final de temporada de “Broadchurch” – ainda bem que o episódio prendeu completamente a minha atenção ou eu teria comido outro bolinho logo depois do primeiro. :D

Bolinhos de mel e especiarias
um tiquinho adaptados da sempre lindíssima e deliciosa Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

180g de farinha de trigo
1¼ colher (chá)s de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de cravo em pó
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
½ xícara (100g) de açúcar cristal
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
120g de mel
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida e ligeiramente fria
100ml de leite integral, temperatura ambiente
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ colheres (sopa) de uísque
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe 18 forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento, as especiarias, o bicarbonato e o sal. Junte os açúcares e misture com um batedor de arame. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje o mel, a manteiga, o leite, o ovo, a baunilha e o uísque. Misture até obter uma massa homogênea. Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 15-20 minutos ou até que os bolinhos cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na s formas sobre uma gradinha por 15 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 18 unidades – fiz exatamente a receita acima usando forminhas com capacidade para 180ml e consegui 8 bolinhos

9 comentários:

Eloisa disse...

Oi Patricia! Concordo com vc que o Breaking Bad 'e muuuuito booom! adoroooo!!!! Nao conheco o Broadchurch quero assistir tambem agora! Quanto aos bolinhos estao lindos e devem ser deliciosos!!! Obrigada pela receita e dica do seriado! Bjs

Raquel Alabaça disse...

Tenho pouco tempo para ver televisão, mas gosto sempre de me sentar quando tenho um bom filme para ver, ou uma série.
Se conseguir um bolinho assim com café, então eu fico mesmo feliz :-)

Unknown disse...

Sempre amei seriados... Agora há dois anos sem TV a cabo me contento com revenge!
Beijos

Quéroul disse...

Orange is the New Black.
não sei se faz teu gênero, mas é uma das coisas mais <3 dos últimos tempos. curtinho, 13 episódios, e pessoas sofrendo pela segunda temporada que sabe-se lá quando chega em 2014...

;)

valeriarezende disse...

Olá Patricia. Fiz os bolinhos, só que dei uma bobeira: assei em formas de empada, então eles ficaram um pouquinho secos nas beiradas. Da próxima vez acho que usarei uma forma para bolo. Mas são deliciosos, recomendo ;)
Abraços!

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, querida, esse está na lista, muita gente em cujo gosto confio elogiou. Bj!

Valeria, que pena! Petiticos assim assam em pouquíssimo tempo. Obrigada por vir aqui me contar o resultado. Beijo!

Fernanda Amarante disse...

Amiga linda,
Amo suas louças e paninhos, ficam tão lindos quanto as comidas incríveis nas fotos! Promete que quando eu finalmente for te ver em Sampa você conta os segredos de onde compra e me ajuda a começar a coleção? Fiz uma Tarte Tatin hoje incrível pra minha mãe, mas só provei um pedacinho. Fiquei pensando em como você consegue manter a forma!!!!

Márcia Amaral (eme.amaral) disse...

Patricia, que receita maravilhosa. Os bolinhos são muito perfumados e deliciosos. Fiz nas formas de cupcake e consegui 12 bolinhos. Dá uma olhada.
Obrigada pela receita! ;)

Patricia Scarpin disse...

Fer Amarante, querida, eu te conto tudo, claro! Beijo!

Márcia, que lindos os teus bolinhos, tão dourados! Cresceram bem, não? Beijo e obrigada a você por me enviar a foto, amei!