quarta-feira, julho 17, 2013

Bolo de amêndoa recheado com curd de limão siciliano e geleia de framboesa

English version

Almond tea cake / Bolo de amêndoa recheado com curd de limão siciliano e geleia de framboesa

Eu me diverti tanto fazendo o bolo Victoria de chocolate e o resultado foi tão gostoso que quis logo fazer outro bolo de camadas – para isso, peguei o livro da Alisa Huntsman, que tem apenas bolos de camadas, e encontrei esta receita deliciosa e que seria perfeita porque havia um creme de leite na minha geladeira implorando para ser usado – não sei como é com vocês, mas na minha casa as coisas funcionam assim: se não tem creme de leite fresco, tudo o que vejo pela frente são receitas pedindo o ingrediente; daí, quando compro uma garrafinha do produto não encontro nada em que usá-lo. :S

É mais ou menos o que ocorre com a TV: quando quero ver algum drama, há dezenas de comédias passando, e vice-versa. Domingo passado eu e o marido queríamos ver uma coisinha leve, mas acabamos assistindo a “Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo” – por sorte o filme excelente. Ah, o bolo? Também ficou bem bom. ;)

Bolo de amêndoa recheado com curd de limão siciliano e geleia de framboesa
um tiquinho adaptado do lindíssimo Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1/3 xícara (33g) de farinha de amêndoa
210g de farinha para bolos (ou 180g de farinha de trigo comum + 30g de amido de milho)
1 xícara + 3 colheres (sopa) - 236g - de açúcar cristal
3 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
210ml de creme de leite fresco
150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
1 ovo
3 gemas
½ colher (chá) de extrato de amêndoa
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara cheia de geleia de framboesa (se possível, sem sementes – usei com sementes mesmo)

Curd de limão siciliano:
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
½ colher (sopa) de amido de milho
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
raspas da casca de 1 limão siciliano
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal

Glacê de Amaretto:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
1-2 colheres (sopa) de Amaretto
2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas, levemente tostadas e frias

Comece preparando os bolos: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga duas formas redondas de 20cm de diâmetro, forre o fundo de cada uma delas com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Na tigela grande da batedeira, misture a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal. Bata em velocidade baixa para incorporar os ingredientes. Junte o creme de leite e a manteiga e, ainda em velocidade baixa, bata para incorporar. Aumente para a velocidade média e bata até obter uma mistura clara e fofa, cerca de 2 minutos. Em uma tigelinha, misture com um garfo o ovo, as gemas e os extratos. Junte à mistura da batedeira em 2 ou 3 adições, raspando as laterais da tigela algumas vezes e batendo somente até que os ovos sejam incorporados. Divida a massa entre as duas formas preparadas e asse por 25-30 minutos ou até que os bolos cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente nas formas sobre uma gradinha.

Enquanto os bolos assam e esfriam, faça a curd de limão: coloque o açúcar e o amido em uma panela pequena – não use panela de alumínio, cobre ou ferro – e misture com um batedor de arame. Junte o suco de limão e as gemas e misture até homogeneizar. Leve ao fogo médio-baixo, mexendo com o batedor o tempo todo, até começar a ferver. Deixe ferver por 1 minuto, ainda mexendo. Retire do fogo e passe a mistura por uma peneira. Incorpore a manteiga, as raspas de casca de limão, a baunilha e o sal, misturando bem. Cubra com filme plástico pressionando-o diretamente sobre a superfície do creme, para evitar a formação de uma película. Deixe esfriar um pouco e então leve à geladeira até esfriar bem e firmar, cerca de 2 horas. Antes de usar, misture bem.

Montagem do bolo: vire um dos bolos em um prato de servir e remova o papel com cuidado. Espalhe a geleia sobre o bolo. Espalhe a curd de limão sobre a geleia, indo até a beirada do bolo. Cubra com o outro bolo e remova o papel.

Prepare o glacê de Amaretto peneirando o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena. Aos poucos, junte o Amaretto, misturando, até obter um glacê espesso – se necessário, adicione água quente. Espalhe sobre o bolo deixando escorrer pelas laterais. Salpique com as amêndoas tostadas e espere a cobertura secar.

Rend.: 8-10 porções

13 comentários:

Priscila Schulz disse...

Patrícia, que lindo!!!
Parece delicioso, fiquei com muita vontade de fazer!

Grande abraço.

http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Luciana Leal disse...

Patrícia que lindo!! Que delícia que deve estar!!Quero muuuito, pena que estou tentando maneirar nos doces... sniff... acho que eu vou ter que começar a fazer e sair distribuindo pras vizinhas do prédio!! Beijinho

Su Delícia disse...

LINDO!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt

Unknown disse...

Oi Patrícia descobri o teu blog ha pouco tempo e me encanto com as suas fotos, são maravilhosas, ha e este bolo além de lindo é uma tentação, bjs !!!!

Tati Candeias disse...

Pat querida
lindo e perfeito, uma boa pedida pro findi!
bjo

Priscila disse...

Oi Patricia, muito lindo! Uma dúvida:
Qual a diferença entre farinha para bolo e farinha comum? é a quantidade de glúten?

Chef de Algibeira disse...

Está lindo, lindo.. :)
o que eu dava por uma fatia dessas.. :)
beijinhos

Fernanda Amarante disse...

Ai, Pat!!! Vira e mexe perco o creme!!! E no natal, que ainda exagerei e trouxe 4 vidros? Lindo o bolo, amiga!!! Semana q vem vou pra cozinha, me aguarde!

Patricia Scarpin disse...

Priscila, isso mesmo!

Paula Mendes disse...

Olá Patrícia! primeiramente, gostaria de dizer que você é a minha grande inspiração para doces. aqui é tudo tão lindo e sempre dá tão certo!
mas enfim, veio com uma pergunta de gosto pessoal... qual curd é melhor, essa do bolo, ou aquela dos cookies recheados com curd de limão? :P
é porque fiz a tal curd para esses biscoitos e achei ótima, inclusive pra comer com uma torradinha, mas se essa do bolo for melhor, eu troco de receita. rs

Patricia Scarpin disse...

Paula, tudo bem? Obrigada pelo comentário tão querido! <3
A curd dos biscoitinhos é mais gostosa do que essa, sim - pode investir nela!
Beijo!

renata disse...

Olá Patrícia! Suas receitas são sempre perfeitas e estou sempre praticando!Amo essas com curd, são de enlouquecer meu estômago! Tenho dificuldade de encontrar o creme de leite fresco onde moro, o que posso fazer para substitui-lo na receita do bolo? Bjs e muito obrigada! Renata

Patricia Scarpin disse...

Rê, tudo bem? Que bom que vc gosta das receitas! \0/
Infelizmente o creme de leite fresco é algo meio difícil de substituir. Depende do que vc quer fazer com ele. Em algumas receitas até dá pra usar o creme de leite em lata, mas não em todas.
Bjs!