terça-feira, abril 16, 2013

Pãezinhos de parmesão

English version

Parmesan pull aparts / Pãezinhos de parmesão

Uma vez eu lhes disse que não conseguiria sobreviver sem pão e queijo, lembram? Por isso, dá pra imaginar o quanto eu amei estes pãezinhos? :) Eles são deliciosos recém-assados – duvido que alguém consiga resistir a atacá-los no momento em que saem do forno – mas também ficam ótimos reaquecidos; por isso, caso vocês tenham a sorte de ter pãezinhos sobrando eles podem ser consumidos em outro momento. Apenas não contem com isso – sério mesmo. :D

Pãezinhos de parmesão
do sempre delicioso Epicurious

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de mel de sabor suave ou açúcar
2/3 xícara (160ml) de leite integral morno, uso dividido
2 ½ xícaras (350g) de farinha de trigo comum + 2 colheres (sopa) para polvilhar sobre a massa
1 ¼ xícaras (37g) de queijo parmesão ralado bem fininho (de preferência com um ralador como o Microplane) + um punhado extra para polvilhar sobre os pãezinhos
1 colher (chá) de sal
2 ovos grandes
5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, picada em porções de 1 colher (sopa), amolecida
1 colher (sopa) de água
1 ovo, para pincelar os pães

Na tigela grande da batedeira, misture o fermento, o mel e 1/3 xícara (80ml) do leite morno. Reserve por cerca de 5 minutos ou até espumar. Acrescente a farinha, o queijo, o sal e o leite restante e misture com o batedor em formato de gancho (ou o para massas pesadas) em velocidade baixa. Aumente para a velocidade média e junte os 2 ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Continue batendo até que uma massa macia se forme, cerca de 3 minutos. Junte a manteiga, 1 colher (sopa) por vez, até amassa ficar elástica, cerca de 2 minutos (esta massa é bem grudenta).
Raspe as laterais da tigela deixando a massa bem no centro. Polvilhe com as 2 colheres (sopa) de farinha, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar livre de correntes de ar até dobrar de volume, 1 ½ a 2 horas. Unte com manteiga uma forma retangular de 20x30cm. Reserve.
Dê um soquinho na massa para retirar o ar, mas não sove. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e divida em 12 partes iguais. Faça uma bolinha com cada parte de massa, enrolando-a na superfície usando uma das mãos em formato de concha. Arrume as bolinhas de massa na assadeira preparada deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Cubra com um pano de prato limpo e seco (não use pano felpudo) e deixe crescer novamente até que a massa dobre, de 1 a 1 ½ horas.
Pré-aqueça o forno a 190°C – você vai assar os pãezinhos no centro do forno.
Em uma tigelinha, bata levemente com um garfo o ovo restante e a água. Pincele os pães com a mistura (haverá sobra) e polvilhe com o queijo extra. Asse por 20-25 minutos ou até que os pãezinhos estejam bem dourados. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos. Solte os pãezinhos das laterais da forma com uma faquinha e inverta-os sobre a gradinha, virando em seguida para que o topo fique para cima. Deixe esfriar pelo menos 20 minutos.

Rend.: 12 unidades

12 comentários:

Unknown disse...

Lindos os seus paezinhos!!!!!!!!!!Sou louca por paes caseiros, estou levando essa sua receita comigo,tá?Bjos

Andrea - Sweet and Saucy disse...

Parecem super macios, Patrícia! Devem ser uma ótima pedida para este tempinho mais frio que está chegando...

Bjos!

Vanderleia disse...

Oi Patricia ficaram lindos e parecem deliciosos.Arrasou.Beijos querida.

Unknown disse...

Que delicia!!!!

Kátia disse...

Olá! a medida em peso do parmesão é essa mesmo? (37 gr) fiquei em dúvida. obrigada!

Su Delícia disse...

Que lindos!
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt

Anônimo disse...

Bom dia
Gostava muito de experimentar esta sugestão.
Fico sempre com dúvidas em relação ao uso do fermento. Neste caso, poderei utilizar antes fermento fresco de padeiro?
Um bj
Guida

AndreaDomingas disse...

Patricia,

Esta receita é genial! Gosto de receitas assim, com ingredientes descomplicados e resultado fantástico! Obrigada por partilhar!

Bjs

Luciana disse...

Oi Patrícia!! Que delícia!!! Vou fazer esse fim-de-semana esses paezinhos. Quero tirar uma dúvida, uma vez fui fazer pão e o início era como esse da receita onde mistura o mel, fermento e água, mas ele não espumou, ficou da mesma forma que coloquei. Acabei fazendo outra esponja como tenho costume e era do mesmo fermento e cresceu normalmente. Tem que obrigatoriamente espumar essa misturinha ou não? Abraços, Luciana

Patricia Scarpin disse...

Kátia, a medida é essa mesma.

Guida, vc pode substituir, mas precisa ser a quantidade equivalente na embalagem.

Luciana, o fermento não espuma quando não está bom. Se vc usou o mesmo fermento, talvez tenha usado água quente demais na primeira mistura, o que "mata" o fermento.
Beijo!

Valentina disse...

aAdoro queijo e pao tambem. De nao me controlar muito. De comprar e no caminho de casa comecar a comer. E se bobear chego em casa so com os restos.

sara disse...

Eu fiz e a massa ficou muito mole, mais para pão batido. Então acrescentei mais farinha.
E pensa numa delícia! Ficaram fofinhos e saborosos.
Obrigada!