quinta-feira, abril 18, 2013

Bolo de laranja e uísque e mais filmes

English version

Orange and whisky cake / Bolo de laranja e uísque

Como vocês sabem, morro de medo de filmes de terror – o problema é que a minha irmã os adora; como ela não reclama das minhas escolhas cinematográficas reúno todo a coragem que possuo (que, para ser honesta, é praticamente nenhuma) e vejo os filmes horripilantes com ela – não seria justo negar isso a ela, não é? Meu mecanismo de defesa consiste em cobrir os olhos nas cenas mais assustadoras e a Jessica acha isso bem engraçado. :)
Há alguns dias assistimos a “Mama” e confesso que dei alguns gritos no cinema – sim, tenho 34 anos e sou patética. :) Ainda assim gostei bastante do filme mas precisava de algo mais leve para relaxar e nada poderia ter sido mais perfeito do que “Ruby Sparks: A Namorada Perfeita”, um dos filmes mais adoráveis que já vi! Uma trama inteligente, um roteiro bem escrito, um elenco ótimo e uma trilha sonora linda, tudo combinado em um filme que comove mas ao mesmo tempo dá uma sensação gostosa. É tão bonito que eu não me importaria de vê-lo novamente qualquer hora dessas; costumo repetir as coisas das quais gosto e os bolos da Lisa Yockelson se encaixam nesta categoria: esta versão de laranja e uísque segue a fórmula do bolo amanteigado de rum – um bolo macio envolto em uma caldinha alcoólica – e é igualmente delicioso – uísque combina bem com cítricos tanto quanto com chocolate.

Bolo de laranja e uísque
um tiquinho adaptado do Baking Style: Art, Craft, Recipes

Bolo:
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
2 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 laranjas grandes
4 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (120ml) de suco de laranja espremido na hora
2 colheres (sopa) de uísque

Calda:
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, picada
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de uísque
1 colher (sopa) de suco de laranja espremido na hora

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de furo central canelada (do tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o amido, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar aos poucos e bata até obter uma mistura bem leve e clara. Junte as raspas de casca de laranja e a baunilha. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos peneirados em três adições alternando com o suco de laranja em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Incorpore o uísque.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos – enquanto isso, faça a calda: em uma panelinha de fundo grosso, combine todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo, até a manteiga derreter e o açúcar dissolver. Retire do fogo.
Com jeitinho, inverta o bolo na gradinha e pincele-o generosamente com a calda quente. Deixe esfriar completamente antes de servir.

Rend.: 10-12 porções

30 comentários:

Unknown disse...

Delícia, delícia, delícia!!!!!!Mais um bolinho seu na minha lista para eu fazer, adoroooooooooo!!!!!!Bjos

Valentina disse...

Gosto demais deste filme. Aquela atriz tem surpreendido. A mim pelo menos. xx

Su Delícia disse...

Que linda forma! e o bolinho ficou perfeito!
Beijinho
http://sudelicia.blogspot.pt

Dricka disse...

Pat bolo de laranja sempre está entre meus preferidos, e esse seu está divinoso. Vou ter que comprar uisque para fazer esse bolo!
Quanto ao filme também achei lindo. Assisti com minha sobrinha, que incrivelmente tem o mesmo gosto cinematografico seu, mesmo ainda sendo adolescente a maioria dos filmes preferidos dela está em sua lista.

Thaty Corrêa disse...

Patrícia, como estou sempre por aqui lendo o seu blog, é quaaase como se eu te conhecesse pessoalmente, rsrsrs... Adoro as suas dicas de filmes e ontem vi um filme que me fez querer te mencionar no Facebook, pra perguntar se você já conhecia. Como você mencionou filmes por aqui hoje, achei melhor perguntar por aqui mesmo!! : )

Le Prénom, você conhece?
http://www.imdb.com/title/tt2179121/?ref_=fn_al_tt_1

Meu marido costuma dizer que não dá pra assistir comédias comigo, porque eu não acho graça em nada...Mas a meu favor eu tenho a dizer que esse filme é o tipo de comédia que eu gosto! : )
Beijos

Eu não sou chef disse...

Nossa parece uma delícia.E que linda forma!O bolo ficou com uma aparência maravilhosa!

http://eunaosouchef.blogspot.com.br/

CR disse...

Pati,

Morro com essas formas lindas! Essa e aquela Bundt maravilhosa! Você comprou on-line? Se for, pode passar o link?
Ah, aproveito pra dizer que suas receitas são um sucesso aqui em casa. Ontem mesmo fiz o pão de aveia, que tem sido nossa escolha de pão integral. Uma delícia! E o bolo de banana com cobertura streusel é o favorito do marido e do meu pai (e olha que arrancar elogios deste último não é lá muito fácil...).
Um beijo e obrigada por nos presentear sempre com tanta delicadeza em forma de comidinhas!

Patricia Duwe disse...

Acompanho sempre o seu blog mas nunca comentei. Hoje fui obrigada : também me chamo Patricia e odeio filmes de terror e tenho uma irmã chamada Jéssica que se diverte vendo filmes como Jogos mortais, quando assitia algo assim com ela (pq hoje em dia nem que me pague) Ficava mais de olho fechado do que aberto!!

Regina Frederico disse...

Adoro suas receitas e já fiz algumas, sempre ótimas, parabéns! Mas não faço mais por vários motivos, e vou aproveitar e falar para amiga logo cima CR, que comprei várias formas destas, mas uma amiga que enviou de lá para cá, pois alguns modelos eles não entregam aqui. Tenho alguns modelos novos e sem uso, e gostaria de vender se alguém se interessar, rainhaceu27@yahoo.com.br. Obrigada. Abraços.

Tina Lopes disse...

Ai Pati cheguei a sentir o cheiro do bolo e do café pra acompanhar <3

Unknown disse...

Ahhh Patrícia, passando mais uma vez por aqui para lhe dizer que fiz o bolo de amêndoas (Santiago de Compostela) até já postei no blog!!!!!Tenho que te agradecer por essa receita espetacular, demais mesmo, quase comi ele todo sozinha,hahahhaha!!!!!!! Beijos e um lindo fianl de semana para você!!!

Chef de Algibeira disse...

Esse bolo parece saido de um filme... está absolutamente lindo.. :)
beijinhos e bom domingo

Gracinha Gondim disse...

Dentre outras coisas maravilhosas que vejo no seu blog, qual o material de suas formas de bolo? É silicone?

Fernanda disse...

Patricia,
adoro seu blog, é muito difícil achar uma receita aqui que eu não queira fazer, eu fico impressionada pois toda vez que venho tem algo novo e delicioso. Sem contar as dicas de filme, e seriados, me identifico muito. Parabéns pelo blog, por manter sempre atualizado e cheio de receitas e dicas ótimas! Alias comprei um livro na amazon o Sky high pq vi aqui, e adorei ja ate testei uma receita.
Uma pergunta, vc sabe se consigo trazer sem problemas essas formas do tipo Bundt do eua? vc ja comprou alguma forma em viagem?
Bom fim de semana, abraços!

Patricia Scarpin disse...

Dricka, deve ter sido uma delícia ver o filme com a sua sobrinha! E que bacana ver alguém tão jovem interessada em filmes assim!
Beijo pra vcs duas!

Thaty, esse ainda não vi, vai direto pra listinha!
Obrigada, querida!
xx

CR, a Bundt comprei online, sim, na Williams-Sonoma, e as outras eu trouxe na mala. Eles agora entregam aqui mas os impostos são bem salgados. :S
Obrigada a você por me contar das receitas, amei saber!
Beijo!

Patricia, quantas coincidências, não? Uau! :D
Beijo pra vc!

Patricia Scarpin disse...

Rosangela, vou lá ver o teu bolo!

Fernanda, adoro esse livro!
Quanto às formas, comprei duas Bundt pans pelo site da Williams-Sonoma. Eles entregam aqui, mas os impostos ficam bem caros. As outras eu trouxe na mala, as férias, sem problema nenhum. Embrulhei bem com as roupas para que não amassassem.
Beijo!

Fabiane Camara disse...

Olá Patrícia!

Fiz ontem a noite este bolo! Uma delícia, macio e super aromático!! Meu marido q não é fã de doces adorou... e ele não é fã mesmo... comeu três fatias de uma vez rsrs

Um beijo

Celine Jardim disse...

Olá Patrícia!
Estava justamente procurando um bolo de laranja para fazer na minha forma bundt em forma de flor. Acho que encontrei! Você acha que fica bom colocar junto com a calda de uísque aquelas tirinhas de casca de laranja em calda?

Olha... comprei umas formas dessas tipo bundt pela Amazon mesmo. A pesar dos impostos altos, ainda sai mais barato que os impostos da Williams-Sonoma.
Bjos!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Fabi! Que notícia ótima, querida! Adorei saber que o bolo foi sucesso!
Obrigada por vir aqui me contar, um beijo!

Celine, que bom saber que os preços da Amazon são melhores! \o/
Eu acho que as tirinhas de laranja ficariam deliciosas na calda, mas não tenho certeza se elas adeririam ao bolo... Talvez se você colocá-las por último, por cima?
Beijo!

Unknown disse...

Lindíssimo, super perfumado, e com um toque de uísque deve ser tudo de bom,
estou doida para experimentar!

Abraço, bom dia

Patricia Scarpin disse...

Renata, espero que vc goste!
Beijo!

Maira G. disse...

Oi Patrícia! Mais uma receita sua aprovadíssima, que já foi parar no meu livro de receitas.

Fiz ontem a noite meia receita - por falta de ovos - e ficou incrível! Super macio e saboroso, perfeito pro café da manhã.

Mas acho que prum chazinho da tarde eu exageraria um pouquinho no uísque hahaha.

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Maira, que notícia ótima! Que bom saber que vc gostou da receita!
Beijo e obrigada por vir aqui me contar!

André Nogal disse...

Patricia,
Esse bolo é mesmo uma delícia. Testei e aprovei e ainda coloquei fotos dele no meu blog. http://www.andrenogal.com/2013/04/bolo-de-laranja-com-whisky.html

parabéns!

Unknown disse...

oi, moça, eu PRECISO dessa forma... sabe onde eu posso encontrar pela internet?? beijos

Joice

Patricia Scarpin disse...

Joice, eu comprei no site da Williams-Sonoma.

Priscila Schulz disse...

Amei essa forma?
Onde comprou???


Abraços

http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Maíra S. disse...

Oi Patrícia, fiz essa receita no fim de semana e ficou uma delícia! Muito suave mesmo. O único problema é que parte do bolo ficou preso na forma, que é igual a sua. Untei bastante com manteiga e salpiquei com farinha... Depois até fiquei pensando que posso ter untado demais, se é que isso existe... Você tem alguma dica para desenformar? Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Maíra S., sempre sigo a receita: se nela consta desenformar o bolo frio, eu faço assim. Mas geralmente com bolos em formas Bundt o recomendado é desenformar o bolo 15-20 minutos depois de ter saído do forno.
Beijo!

Giuliana disse...

Excelente receita, só vou trocar o uísque.
Aliás, bela forma de bolo!