terça-feira, novembro 27, 2012

Bolinhos de Amaretto + "Argo"

English version

Amaretto butter cakes / Bolinhos de Amaretto

Anos atrás vi um filme bom chamado “Medo da Verdade” que, para minha surpresa, havia sido dirigido pelo Sr. Ben Affleck; ele nunca fora um dos meus atores favoritos, mas como eu havia gostado de seu debut como diretor e também de sua performance em “Hollywoodland” achei que assistir a “Atração Perigosa” (nominho ridículo que “The Town” ganhou aqui no Brasil) era obrigatório – e o filme não decepcionou: ótimo, com uma perfomance sensacional de Jeremy Renner, um ator do qual gosto bastante (e quem acha que ele é só o Gavião Arqueiro deveria ver “Atração Perigosa”, “Terra Fria” e “Guerra ao Terror”),

Duas semanas atrás assisti a “Argo” e entendi o burburinho todo em torno do novo filme de Affleck: é, sim, excelente, com uma história bacana da qual nem todo mundo sabia (eu definitivamente não conhecia). Affleck tem desenvolvido suas habilidades como cineasta e ele continua deixando os atores bilhar – algo que para mim todo diretor deveria fazer. As roupas, cabelo e maquiagem, as locações, a trilha sonora, tudo parece tão perfeitamente criado. E para completar ele dá um ritmo frenético ao filme, ritmo esse em que todas as cenas têm propósito e razão de ser e em que nada é desperdiçado, ritmo que deixará o corpo do espectador torto de tensão e ele, sem notar, estará prendendo a respiração (experiência própria). :)
A temporada de prêmios logo se inicia e eu adoraria ver “Argo” receber todo o reconhecimento que merece – e espero que Ben Affleck continue trabalhando como diretor por muitos e muitos anos.

***

Desde que usei Amaretto para receitas de baking pela primeira vez tenho procurado por oportunidades para usá-lo de novo, e de novo: já o usei para substituir extrato de amêndoa e a bebida também combina bem com chocolate. Por isso fiquei tão curiosa com estes bolinhos e eles não me desapontaram: dá pra sentir mesmo o sabor do Amaretto neles, além de serem macios e terem o toque crocante das amêndoas. Os bolinhos são deliciosos puros, sem cobertura nenhuma – e especialmente irresistíveis ainda quentinhos do forno – mas eu queria mais um pouco do sabor do Amaretto e fiz um glacezinho simples com a bebida.

Bolinhos de Amaretto
um tiquinho adaptados do CakeLove in the Morning: Recipes for Muffins, Scones, Pancakes, Waffles, Biscuits, Frittatas, and Other Breakfast Treats

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
1 ¼ xícara (175g) de farinha de trigo
1/8 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 pitada de canela em pó
½ xícara de creme azedo (sour cream)*
1 xícara (200g) de açúcar cristal
85g de manteiga sem sal, amolecida
2 ½ colher (sopa)s de Amaretto
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara de amêndoas inteiras, sem a pele, tostadas, frias e picadas grosseiramente
2 ovos
1 gema

Glacê:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de Amaretto
1 colher (sopa) de água, mais se necessário

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe 12 forminhas para brioche ou muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada.
Em uma tigela média misture com o batedor de arame a farinha, o bicarbonato, o sal e a canela.
Na tigela grande da batedeira bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, seguidos da gema – bata bem a cada adição e raspe as laterais da tigela. Junte o Amaretto e a baunilha.
Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos e o sour cream, alternando-os, começando e terminando com os ingredientes secos. Com a espátula, incorpore as amêndoas.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 20-25 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar nas formas por 2 minutos e então desenforme sobre uma gradinha (não espere mais do que isso ou os bolinhos podem grudar nas formas). Deixe esfriar completamente.

Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha. Junte o Amaretto e misture. Aos poucos, junte a água e vá misturando até obter uma consistência boa para espalhar sobre os bolinhos. Espalhe a cobertura sobre eles e espere secar, cerca de 20 minutos.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 12 unidades

6 comentários:

Ana Claudia disse...

Que luxo de bolinhos.
Beijinhos
Aninha

Petiscos e Miminhos disse...

ainda não vi o filme, mas estou super curiosa!
esses bolinhos devem ser deliciosos:)

Fernanda Amarante disse...

Ficaram lindos, Pat. Mas essas forminhas não são terríveis de desenformar, não? Já quase morro quando uso as tipo de mini empada!!! Depois me conta. Beijo.

Chef de Algibeira disse...

Que bolinhos bonitos... comprei agora formas dessas... no fim de semana tenho que tentar esta receita.. :)
um beijinho

Patricia Scarpin disse...

Fer, eu não usava estas forminhas havia séculos justamente porque uma vez fiz uns financiers nelas e grudaram quase todos! O truque aqui é desenformar os bolinhos ainda bem quentes.
Bj!

Natália Goldberg disse...

Essa é uma ótima receita para eu usar o amareto que tenho em casa. Será que consigo fazer uma cobertura de cupcake com essa bebida? Você tem alguma indicação Patrícia ?
Sou super fã do seu blog, não comento porque é muito burocrático, sou uma internauta preguiçosa rs. Mas acompanho sempre e o uso como guia para uma porção de coisas. Sou chef de cozinha e adoro as coisas que você faz.
Bjo