segunda-feira, novembro 05, 2012

Amanteigados de amêndoa e água de rosas

English version

Almond and rosewater shortbread / Amanteigados de amêndoa e água de rosas

Por mais que adore preparar biscoitos acabo sempre evitando os cookies de abrir com o rolo – sim, sou preguiçosa e sim, já transformei diversas receitas de biscoitos assim em biscoitos do tipo slice and bake por pura preguiça. Feio de admitir, mas é verdade. Foi por isso que há alguns meses, em um dia frio – algo que por causa das temperaturas que andamos tendo por aqui parece ainda mais distante – resolvi fazer biscoitos de abrir com o rolo, e o combo amêndoa e água de rosas me pareceu perfeito: não somente porque parecia delicioso (e realmente é) mas também porque todos aqueles pedaços de amêndoas distribuídos pela massa me impediriam de transformá-la em slice and bake cookies. :D

Amanteigados de amêndoa e água de rosas
um tiquinho adaptados da sempre lindíssima Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

120g de amêndoas inteiras
220g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de açúcar de confeiteiro, peneirado
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (chá) de água de rosas
1 gema
2 colheres (sopa) de Amaretto
330g de farinha de trigo
3½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Montagem:
2-3 colheres (sopa) de água de rosas, ou a gosto
1½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro, para cobrir os biscoitos

Pré-aqueça o forno a 180°C. Espalhe as amêndoas em uma assadeira e leve ao forno, mexendo ocasionalmente, até dourar (5-6 minutos). Deixe esfriar e pique grosseiramente. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar de confeiteiro, a baunilha e a água de rosas até obter um creme. Junte a gema, seguida do Amaretto, e bata para incorporar (raspe as laterais da tigela algumas vezes). Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa, junte as amêndoas e misture com uma espátula até obter uma massa firme. Forme um disco com a massa, embrulhe em filme plástico e leve À geladeira por 2 horas.
Pré-aqueça o forno novamente a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Com o auxílio de um rolo, abra a massa entre duas folhas de papel manteiga levemente enfarinhadas até obter a espessura de 1,5cm. Corte no formato desejado usando um cortador de 5cm. Transfira para as assadeiras preparadas. Junte as aparas de massa e use-as mais uma vez para cortar novos biscoitos. Asse até que os biscoitos dourem levemente nas extremidades (18-20 minutos). Deixe esfriar nas assadeiras por 5 minutos e então regue os biscoitos levemente com a água de rosas (dê borrifadinhas do alto com as pontas dos dedos). Com cuidado, role os biscoitos ainda mornos pelo açúcar de confeitar e transfira para uma gradinha para que esfriem completamente.
Os biscoitos podem ser guardados em um recipiente hermético por até 1 semana (polvilhe açúcar de confeiteiro entre uma camada e outra de biscoitos).

Rend.: cerca de 60 biscoitos

4 comentários:

Ana Elisa Granziera disse...

Afe, que coisa linda, Pat! E demorei pra entender que o formato dos biscoitos era dos cortadores! ;) Que fofo!

Bjs

Cristina disse...

Comecei a fazer biscoitos pelos amanteigados de abrir com rolo, mas hoje tenho taaaaaanta preguiça de fazer... Não éRe vergonha admitir que o slice and bake é mais fácil, haha.
Estão lindos!

bjs

Quéroul disse...

achei um luxo abrir com rolo e morder cada biscoito pra ficar lindo.
aloka.

:)

Chef de Algibeira disse...

hummmmm que delicia de biscoitos... devem ser daqueles que derretem na boca... Maravilha
Bjs