quinta-feira, setembro 06, 2012

Bolo de gengibre, maçã e pecã + "Top Chef"

English version

Apple and pecan gingerbread loaf / Bolo de gengibre, maçã e pecã

Há programas e séries que adoro mas nunca consigo ver: “Top Chef” é um deles – assisti à primeira temporada quando foi ao ar pela primeira vez aqui no Brasil mas não consegui ver as temporadas seguintes, por isso estou adorando as reprises no canal Sony.

* spoilers – temporadas 1 a 7 *

Exceto pelo Howard, que achei que realmente mereceu vencer “Top Chef”, não gsotei dos outros vencedores até a 7ª temporada; ao final de cada uma delas eu prometia a mim mesma que não veria mais “Top Chef”, mas acho que alguns programas são como vícios dos quais não conseguimos nos livrar. :)
Por alguma razão a Sony pulou da 5ª para a 7ª temporada, por isso não tenho como comentar sobre Voltaggio, mas assistir à final da 7ª temporada uns dias atrás me fez detestar Ilan ainda mais (eu era time Sam) enquanto que Hung subiu muito no meu conceito – achei super bacana vê-lo trabalhar como um louco para ajudar outra pessoa. E vocês? Acham que as vitórias de “Top Chef” foram justas? Adoraria ouvir a sua opinião.

* fim dos spoilers *

Assim como as pêras as maçãs estão em seu ápice agora, no outono, e por isso não pude esperar pela série de Natal para publicar este bolo delicioso de gengibre; a receita é fácil de fazer e o bolo ficou ainda mais saboroso dois dias depois de preparado.

Bolo de gengibre, maçã e pecã
da absolutamente linda Delicious - Australia

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal
150g de açúcar mascavo escuro
½ xícara menos 1 colher (sopa) - 150g - de glucose de milho
200ml de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) - 250g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos grandes
2/3 xícara (75g) de pecãs, picadas grosseiramente
1 ½ colheres (sopa) de gengibre cristalizado picadinho – pique, depois meça
2 maçãs Granny Smith, descascadas, miolo e sementes removidos, picadas em cubinhos de 1cm

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 1,5 litros*, forre com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma panelinha, em fogo médio-baixo, junte a manteiga, o açúcar e a glucose de milho e misture até derreter. Retire do fogo, junte o leite e a baunilha e deixe esfriar.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, a canela, o gengibre em pó, o fermento e o sal. Faça um buraco no centro e despeje aí a mistura da panela já fria. Misture até homogeneizar, e então incorpore os ovos, as pecãs, o gengibre cristalizado e as maçãs usando uma espátula de silicone.
Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por 40-50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente (remova o papel apenas depois de o bolo esfriar pois enquanto quente ele é molinho demais, pode quebrar).

* fiz exatamente a receita acima, mas havia massa demais para a forma de 1,5 litros e acabei assando a massa excedente em uma forma de bolo de inglês com capacidade para 4 xícaras de massa

Rend.: 10-12 porções

13 comentários:

Eliana Pinta e Borda disse...

Amo sua receitas,testadas, aprovadas e perfeitas!!!!!Obrigada!!!!!!

Quéroul disse...

eu já tentei baixar tudo do Top Chef, inclusive os spin-offs, mas nunca consegui inteiro. você já baixou, ou só vê na Sony?

não me lembro agora qual temporada que assisti toda, mas já vi muitos episódios de cada uma, e sempre dou uma olhadinha nos resultados e provas pela net mesmo.
eu gosto da campeã da quarta temporada, acho ela bem bacana.

dos outros, curto muito ver o Masters, e pra sempre vai doeeer meu coração o Hubert não ter ganho o primeiro...
o Just Desserts eu so vi uns pedaços da primeira temporada.

e eu tô meio embegezada de ver quem é o campeão da última season do Top Chef... vi uns episódios e achava o cara um mongo total.
vai saber, né, tem uns chefs ótimos durante ,muitos episódios, aí fazem uma porcaria um dia, e pronto, tá fora, e ganha justamente aquele que você nunca nem tinha visto passando ali pela cozinha.

top chef é amor. e eu, prolixa.
beijos.

Dri disse...

Vim aqui declarar meu amor eterno, amor verdadeiro pelo Voltaggio. Nunca houve em nenhuma edição do programa alguém como os irmãos, plural. Sim, porque o irmão-que-não-ganhou, aka Bryan, também era incrível. O outro runner-up, o Kevin, também era muito, muito bom. A sexta temporada foi a melhor de longe.
***
Eu queria casar com o Sam da segunda edição. Casar, ter filhos, um golden retriever e comer comidas para diabéticos até o fim dos meus dias. Serião. Vem ser lindo aqui em casa, Sam!)
***
Gostei da vitória do Haarold, daa primeira edição. Achava ele low profile e tímido. Tímidos são bem gracinhas! E Hung era muito melhor que Dale e Casey. Agora, foi bem difícil engolir Stephanie, Hosea - que tenho certeza que só ganhou porque Stefan não era americano - e Ilan. Ilan foi praticamente impossível, e olha que eu não gostava do Marcel (Sam, me liga!). Também não entendi muito bem o Kevin, na sétima temporada, mas uma vitória do Angelo ia me deixar mal humoradíssima!

Dafne Augusto disse...

Eu tb adoro topchef, sempre que está passando eu assisto, mas infelizmente não tenho como acompanhar nada então assisto episodios esporádicos. O bolo ficou muito apetitoso e a combinação de ingredientes só pode resultar em coisa boa, beijos

mmhagar disse...

Não tinha visto as edições anteriores de TopChef e aproveitei agora essas reprises.
Pra mim a melhor versão foi a Just Deserts, me divertia horrores com as brigas e revelações do programa e creio que foi o mais tenso da serie. Espero a 2ª Temporada que o Sony ta enrolando para passar.
Dos que realmente mereceram creio que foram Hung e o Voltaggio (mas também, qualquer um que ganhasse besta temporada mereceria... muita gente boa, e o Voltaggio competia com o irmão mais velho!).
Por fim, primeira vez que comento no seu blog: Parabéns porque ele é lindo!

Viviane Moreira disse...

Aaaahhh eu sou viciada em Top Chef!!! Claro que nem sempre eu concordo com o vencedor, até porque eu estou tão entretida nas receitas... ai que deleite assistir!
Vi todas, pela sony mesmo, quando descobri as reprises, me vi correndo feito louca pra chegar em casa logo, mas o trânsito do horário faz com que eu perca o começo.
O Just desserts eu adorei, afinal eram só doces e mais doces, que delícia.
Realmente o Hung foi deveras camarada ajudando o colega.
Se alguém souber onde se acha pra baixar eu vou amar saber!!!
Além de adorar suas receitas me encanta a delicadeza e beleza nas tuas fotos, produção linda, enche os olhos e a boca!
Bjsss no coração querida
Vi

Joana disse...

Mais uma receita maravilhosa, parabéns.
Gostaria de lhe perguntar se já postou a receita do gengibre cristalizado?
Como se faz?

Beijinhos e obrigada

Alexandre disse...

Olá!
Parabéns pelo teu blog, considero ele O MELHOR foodie blog brasileiro, é realmente incrível.
Apenas notei uma coisa em algumas receitas, a qual gostaria de comentar, sem arrogância ou afim. Em certas receitas, principalmente algumas americanas, eu noto a presença, aqui no technicolor, de açúcar mascavo, enquanto na receita original, é pedido "light/dark brown sugar", e ambos são completamente diferentes, já que o brown sugar é o açúcar branco, com adição de melado após o refino. Os gostos também tem diferenças gritantes, já que o mascavo deixa seu gosto característico, enquanto o brown sugar dá um gosto de caramelo, que, particularmente, adoro! Este açúcar não é encontrado aqui, mas é fácil fazê-lo em casa, apenas batendo, na batedeira, em uma proporção de uma colher de sopa de melado para uma xícara de açúcar, por mais ou menos 5 minutos. ;)

Larissa[ Pinck] disse...

adoooooooooooro top cheff,adorava o Hung,fiquei tão feliz de vê-lo como convidado,e achei muito bacana o tanto que ele ajudou o cara..
kkkk a menina lá em cima falou do Sam,to contigo colega gente como babava nele,e ele voltou como convidado depois,ainda mais lindo ..
o Marcel ganhou um programa do SyFy channel (Marcel's quantum Kitchen) o programa não foi muito bem sucedido e durou só duas temporadas eu acho.
o top chef masters é incrível,eles tem muito mais senso de companheirismo,a são mega dispostos a ajudar o outro.
o just desserts é crueldade na veia,assistir aquilo sem uma barra de chocolate do lado é tortura.

outro programa MUITO³³³³³³³³³³³³³ F*** é "heston's feast" para mim o melhor programa do gênero. te faz sentir uma inveja surreal (surreal,essa palavra tbm se aplica ao que ele serve...)de quem estava lá se deliciando nos pratos mais insanos que você vai ver na vida..

Vanderleia disse...

Oi Patricia, acho a combinação maçã e gengibre perfeita, mas com pecãs deve ser divina.Adorei.Beijos e tudo de bom.

Fernanda Scagliusi disse...

Olá, Patricia, tudo bem?
Estava procurando uma receita de bolo de maçã neste formato e a sua me pareceu tentadora! Tenho duas dúvidas, agradeço imensamente se você puder respondê-las: na falta de gengibre cristalizado, posso usar o fresco? E haveria alguma substituição para a glicose de milho (mel ou maple syrup)? Não ligo de usar de vez em quando, mas 150 g é muito, fico receosa.
Muito obrigada e parabéns pelo blog maravilhoso!!!!!

Ana disse...

Sempre leio seu blog mas nunca comento, agora que você falou sobre Top Chef, não resisti, afinal sou super fã. Assisto aos 3 (o Just Desserts é pra assistir morrendo.. cada delícia).
A Sony é maluca e não sei porque pulou a 6ª que é a melhor temporada até agora de Top Chef.
O vencedor mais merecido de Top Chef até agora foi a Stephanie, da 4ª temporada. O pior, o Ilan.. e talvez o Hosea (teria preferido o Stefan ou a Carla - que se ferrou por causa da Casey).
O Hung tem lá seu jeito estranho mas achei merecido, daquela temporada ele com certeza era o mais capacitado pra levar o título.
Adoro o blog, um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelos pitacos sobre "Top Chef".

Fernanda, o gengibre fresco não vai dar o mesmo efeito. :(
Se você não quer usar glucose, talvez com melado dê certo, mas não garanto, só testando pra saber.
Bj!

Ana, putz, eu não gostava da Stefanie, detestei a vitória dela. :S
Beijo!

Alexandre, pode comentar, não tem problema nenhum. O problema de usar a substituição que vc menciona é que não fica com a mesma textura do brown sugar, seja ele light ou dark. A textura mais parecida é a do mascavo mesmo. De qualquer forma, obrigada pelo comentário.