Não é ótimo encontrar coisas boas inesperadamente? Usando a Internet sem querer descobri que Camera Obscura é a banda responsável por uma canção que adoro. Boa surpresa. Como outra que tive dia desses enquanto comprava frutas em um mercado perto do trabalho: mirtilos frescos. Eles não são fáceis de encontrar perto de casa, por isso resolvi comprar algumas caixinhas (mesmo com o preço nada amigável). Algumas frutinhas foram devoradas puras – o João achou o sabor parecido com o de pitanga – e as outras viraram panna cotta e esta torta. Por favor, não me perguntem qual foi a minha preferida. ;)
Torta de mirtilos
um nadinha adaptada do maravilhoso Martha Stewart's Baking Handbook
- xícara medidora de 240ml
Massa de torta:
6 colheres (sopa) - 84g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
2 gemas grandes
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
Creme de confeiteiro:
1 xícara (240ml) de leite integral
¼ xícara (50g) de açúcar refinado
½ fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas removidas com as costas da faca
1 pitada de sal
2 gemas grandes
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) - 14g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente, picada
Para a montagem:
250g de mirtilos frescos
Comece preparando a massa: na tigela da batedeira, com o batedor em formato de pá, junte a manteiga e o açúcar de confeiteiro. Misture em velocidade baixa até combiná-los, cerca de 2 minutos. Junte as gemas e misture até incorporar, cerca de 1 minuto, raspando as laterais da tigela algumas vezes. Junte ¾ xícara (105g) da farinha e misture em velocidade baixa até incorporá-la, aproximadamente 30 segundos. Junte a farinha restante, o sal e o creme de leite e misture até que farinha não esteja mais visível, cerca de 1 minuto.
Transfira a massa para um pedaço de filme plástico e formate-a como um retângulo. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro. A massa pode ser congelada por até 1 mês; descongele na geladeira de um dia para o outro antes de usar.
Prepare o creme de confeiteiro: em uma panela pequena, misture o leite, 2 colheres (sopa) de açúcar, a baunilha (fava e sementinhas) e o sal. Leve ao fogo médio até que comece a ferver levemente.
Em uma tigelinha, misture com um fuê as gemas, o amido de milho e o açúcar restante. Mexendo sem parar, vá derramando lentamente a mistura de leite quente sobre as gemas. Continue acrescentando a mistura quente às gemas, sem parar de mexer. Devolva tudo à panela e volte ao fogo, desta vez médio-alto, misturando sempre até que o creme engrosse e atinja a temperatura de 71°C (use um termômetro culinário). Retire do fogo e passe o creme por uma peneira fina, derramando-o na tigela da batedeira. Junte a manteiga e bata com o batedor em formato de pá em velocidade média até a manteiga derreter e o creme esfriar, aproximadamente 5 minutos. Cubra com filme plástico, colocando-o diretamente em contato com a superfície do creme, para evitar a formação de película. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas, ou de uma dia para o outro. Antes de empregar o creme, bata-o em velocidade baixa até ficar homogêneo (ou use um fuê e bata à mão).
Asse a massa: abra a massa entre duas folhas de papel manteiga, ligeiramente polvilhadas com farinha, até conseguir um retângulo de aproximadamente 40x15cm com 6mm de espessura. Transfira a massa para uma forma de torta de 35x10cm, de fundo removível, levemente untada com manteiga, e pressione a massa para preencher os cantinhos. Retire o excesso de massa e faça furinhos nela com um garfo. Leve ao freezer por 40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Forre a massa na forma com um pedaço de papel alumínio untado com manteiga (coloque o lado untado em contato com a massa) e forre com feijões secos ou pesinhos próprios para baking. Asse até que as beiradas da massa dourem, 15-17 minutos. Com cuidado, remova os feijões/pesinhos e o papel alumínio e volte a massa ao forno até que ela doure bem completamente, cerca de 20 minutos. Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha.
Montagem: espalhe o creme de confeiteiro sobre a base da torta e leve ao freezer por 20 minutos (isso vai ajudar o creme a firmar levemente e evitar que os mirtilos afundem nele). Arrume os mirtilos sobre o creme e sirva (você talvez prefira esperar o creme ficar mais sedoso antes de servir).
Rend.: 6-8 porções
27 comentários:
É óptimo sim!
Na semana passada recebi um cestinho de mirtilos, que logo acrescentei a uns queques de limão! :)
Oi Patricia
Eu adoro Camera Obscura. Minha preferida é uma regravação chamada "Lloyd, I'm ready to be heartbroken".
Patricia,
Ficou uma torta encantadora! Adoro mirtilos, são os meus baguinhos preferidos!
Beijinho*
Uma torta maravilhosa...adoro mirtilos!
beijinhos
Ai que delícia de torta!! Pena qua aqui em Londrina é a coisa mais difícil de se achar mirtilos, framboesas, amoras... estou me torturando com essa torta, estou de dieta e só como doce uma vez por semana, só no próximo sabado!!
Abraços, Luciana
Patricia, seu blog é o máximo, gosto muito.
Me dá uma dica? Você gosta deste livro da Martha Stewart? Estou pensando em comprar.
Obrigada e parabéns pelo blog!
Ingrid
Patrícia,
essa torta ficou maravilhosa, dá vontade de entrar ecrã adentro e roubar um pedacinho :) Beijos
Estou sem palavras!!! Só a imagem diz tudo... acredito que seja dificil dizeres qual das sobremesas gostas-te mais! São todas deliciosas.
Beijinhos
Amo seu blog.
Suas receitas são sempre muito refinadas e deliciosas.
Onde vc mora?
Beijos
Humm que delícia de torta! Uma dúvida, a época do mirtilos é agora, no inverno?
beijos
pqp vc viu. Nesse inverno vc tá maltratando a Clotilde (minha lombriga). Uma lágrima de tanta vontade da sopa de cebola, do bolo de amêndoas e dessa torta.
Ai,(suspiros)... Mirtilos são minhas frutas preferidas, salivo só de ver, aqui onde moro então é raríssimo encontrá-los frescos, da unica vez q achei eu fiz uma cheesecake( a receita da nigella) e da proxima vez essa sua torta não me escapa...rsrsrsjá copiei a receita...bjinhos!!!!
Anônimo, vou procurar! Tô adorando a banda. Obrigada pela dica!
xx
Ingrid, o livro é ótimo! Cheio de receitas, enooorme. :D
Beijo!
Gisa, sou de SP.
Bruna, sabe que não sei?
Ai Pat, te falar que nunca comi, aqui nessa roça onde moro não se acha nada ahahahah mas tudo bem, eu favorito a receita e quando encontrar vou lembrar de fazer! :)
Adorei a primeira foto, azul é minha cor favorita, ficou linda!
beijos!!
Olha que coincidência, ontem estava assistindo (de novo) o My Blueberries Nights e me deu uma vontade louca de comer torta de mirtilos! Parece que vc adivinhou meus pensamentos! Realmente custam uma pequena fortuna mas nada se compara às frutas frescas!
Bjss
Pati! Linda torta e muito obrigada pela indicação da banda. Amei :D
Pat, aqui costumo encontrar os mirtilos com frequencia - o que não acontece com as framboesas. Quando acho, leve todo o estoque da loja embora! :D
Linda a torta, o creme parece demais!
Beijo!
Parece delicioso! adoro esse blog!
beijos
http://lookslikefashion.wordpress.com/
patricia a tua tarte esta fantastica:-)
adorei
beijinhos
Pat, que torta linda! Adoro essa forma!
Encomendei este livro da Martha, deve chegar logo - esse vício por cookbooks não passa, rs
beijos
Ainda não tive a sorte de provar mirtilos, exactamente porque custam os olhos da cara :) Agora no Verão baixam um pouquinho e quero ver se os consigo comprar! A torta ficou linda, essas baguinhas azuis são um encanto!
fiz hj a torta..no lugar de mirtilos coloquei manga...ficou muuuito boa..
esse creme é enjoadinho de fazer mas super vale a pena..ele é uma delicia.
ja quero repetir..mas agora quero fazer uma torta maior e com morangos *.*
Larissa, que idéia maravilhosa vc teve de usar mangas! Adorei saber, menina - obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!
fiz com amoras e tambem ficou muito bom!
Júlia, que idéia ótima! Obrigada por vir aqui me contar!
onde encontro esse tipo de forma retangular para comprar? obrigada
Eu comprei na Barra Doce, em Moema (SP) www.barradoce.com.br
Postar um comentário