segunda-feira, maio 23, 2011

Madeleines de limão siciliano e cranberries e sendo repetitiva

English version

Lemon cranberry madeleines / Madeleines de limão siciliano e cranberries

Não quero parecer um disco riscado mas tenho de tocar nesse assunto novamente: não somente “Love Lost” é uma canção fantástica como o clipe é igualmente ótimo – cliquem aqui e depois me digam se concordam comigo. Ou não (saibam que sou completamente viciada em clipes). ;)

E falando em ser repetitiva, trago novamente madeleines de limão siciliano – desta vez, com cranberries secas.

Madeleines de limão siciliano e cranberries
adaptadas das madeleines tradicionais da Dorie

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (94g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (100g) de açúcar refinado
raspas da casca de 2 limões sicilianos
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
6 colheres (sopa) - 84g - de manteiga sem sal, derretida e fria
1 xícara (110g) de cranberries secas, misturadas em uma tigelinha com 1 colher (chá) de farinha de trigo

Misture a farinha, o fermento e o sal numa tigelinha e reserve.
Coloque o açúcar e as raspas de limão na tigela grande da batedeira e esfregue-os usando as pontas dos dedos, até aromatizar o açúcar com as raspas de limão. Junte o ovo à tigela e, usando a batedeira, bata o açúcar e os ovos juntos em velocidade médio-baixa até obter um creme claro, espesso e fofo, 2-3 minutos. Com o auxílio de uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos delicadamente, misturando de baixo para cima, e faça o mesmo com a manteiga e as cranberries. Cubra a massa com um pedaço de filme PVC colocando-o diretamente em contato com a superfície da mistura. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas ou por até 2 dias – esse tempo de refrigeração vai ajudar a formar os “calombinhos” característicos das madeleines.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga uma forma de madeleines com 12 cavidades, ou uma forma de mini madeleines com 36 cavidades, polvilhe com farinha e retire o excesso; coloque as formas de madeleine dentro de uma assadeira de beiradas baixas.
Transfira a massa às colheradas para as forminhas, enchendo cada cavidade até quase o topo – não se preocupe em espalhar a massa, o calor do forno se encarregará disso. Asse as madeleines por 11 a 13 minutos e as mini madeleines por 8 a 10 minutos, ou até que dourem e cresçam. Retire do forno e imediatamente as remova das assadeiras, gentilmente, transferindo para uma gradinha e deixando esfriar.
Se sobrar massa, esfrie as assadeiras, unte e enfarinhe antes de assar mais madeleines.

Rend.: 12 madeleines grandes ou 36 mini madeleines; consegui 20 madeleines de tamanho regular - as das fotos, forminhas com capacidade para 1 colher (sopa) de massa + 9 usando a forma em formato de vieira - forminhas com capacidade para 2 colheres (sopa) de massa

13 comentários:

Dani Hoffmam disse...

Me encheu a boca d'água!
Adorei

Bjs e ótima semana
Dani

Kk Peixoto disse...

Acompanho o blog há algum tempo. Acho maravilhoso, porém, de uns tempos para cá, houve mudanças para o fornecimento do Feed do site que não permite que veja o post inteiro, só o seu título.

Poxa, o RSS é tão útil para a leitura! Poderia ajustá-lo para que o post se reproduza adequadamente!?

Obrigada!

Karla Maria disse...

Ai Pat,
fico uns dias sem vir aqui e me deparo com tanta coisa boa, meu Deus. Preciso fazer meu tempo render pra eu testar suas delícias impagáveis, a começar pelas dicas que estão na lista de espera.
Bj

Unknown disse...

sim, concordo.

joão - flavors and senses disse...

que coisas tão lindas... que vontade..

Taís disse...

Linda foto! Parabéns pelo blog!

Valentina disse...

Vc e seus limped. Bem refrescantes! Madeleines sempre. Tem um restaurant aqui que adoro e aonde serve-se madeleines no final. Ao fazer o pedido eles avisam que vai demorar 15 minutos pois as assam na hora. E vem ainda quentinhas. Delícia.

Anônimo disse...

Oi Paula, que coincidencia vc postar esta receita, pois semana passada eu fiz um festival de madeleines com as suas receitas antigas. Fiz a de baunilha com agua de rosas, a de pranile de amendoas e a favorita aqui de casa: chocolate meio amargo. Só que as fiz em forminhas de empada, pois não acho formas de madeleine para comprar aqui :( mas ficaram deliciosas:)
Abraços, Valéria

Ana Rita Marreiros disse...

Muito boas mesmo!!!Ideais para um lanchinho requintado...

Bjoka
Rita

Richie disse...

Madaleines são tao delicadas, né? Estao lindas!

Pat, onde vc compra as cramberries?

bjo!

tatiane disse...

Pat, que idéia boa colocar cranberries nas madeleines! Pena que as minhas acabaram :(
beijão!

Marta Benicá disse...

Muito bom, as fotos estão lindas também. Um abraço, Marta.

Sâmia disse...

Patrícia,

Sou louca por madeleines e as suas estão divinas!!! Parabéns.

Bjs,
Sâmia