segunda-feira, dezembro 04, 2006

Barquinhas de pão

English version

Faço esta receitinha há muito tempo, desde que casei. Uma delícia para os finais de semana, quando não queremos "comer comida" - apenas beliscar.
Esta foi a inspiração.
A história da Cinthya Maggi é bem bacana, na minha opinião. Quando o marido descobriu que tinha diabetes, ela foi pra faculdade cursar Nutrição. Mais velha, madura, colocou os cadernos embaixo do braço e foi em frente!
Entre outras coisas, escreveu uns livros e foi parar na TV. Sempre via seus programas e ficava intrigada em como os pratos pareciam tão gostosos, apesar de serem light/diet. Não assisto mais, por causa do trabalho, mas recomendo uma visitinha ao site dela. Acho que vocês irão gostar!

Nunca testei, mas acho que esta receitinha pode virar deliciosas bruschettas, apenas trocando o tipo de pão!

Barquinhas de pão

2 pães franceses
1 cebola pequena picada
2 colheres (sopa) de azeite
4 palmitos em rodelinhas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
4 colheres (sopa) de água
100g de mussarela, fatiada ou ralada
sal
pimenta
azeite (extra)

Aqueça o azeite e doure a cebola nele. Junte os palmitos, tempere a gosto e refogue. Adicione a água, tampe e abaixe o fogo; cozinhe até que a água comece a secar. Acrescente a salsinha e desligue o fogo.
Corte os pães pela metade, no sentido horizontal. Você vai obter 4 "barquinhas". Tire o miolo e recheie-as com o refogado de palmito. Capriche!
Cubra com a mussarela, regue com 1 fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido (220ºC), por aproximadamente 10 minutos, ou até que o queijo esteja levemente dourado.

Rend.: 2 porções

17 comentários:

Anônimo disse...

patrícia, eu também assistia aos programas dela.
adorei esse acabamento suflê que ela recomenda, periga eu fazer logo logo :D

beijos e boa semana!

Daniela disse...

Eu também assistia! Quando minha filha nasceu e eu fiquei em casa eu não perdia um agora nem sei mais em que horas passa.
Adorei a receita bem simples e gostosa pro final de domingo.
Beijos

Valentina disse...

Pat, amei esta receita. Nao conhecia esta moca/senhora ate quando voce me falou sobre ela outro dia.quando estiver em casa (to achando que vou ter tempo) vou tentar assistir a um programa.A praticidade da receita e demais. Nao me supreendo de ser uma favorita. Uma perguntinhA:o queijo e do de pizza ou da muz branquinha?

Patricia Scarpin disse...

Dadi, sou super fã da Cinthya. É uma pena não podermos mais acompanhar os programas, gosto do jeito dela cozinhar, dar dicas, etc. Se vc fizer, conta pra gente!

Dani, é super prática. Não demora nada pra ficar pronta!

Valentina, querida, que bom que gostou! Bem simples mas ao mesmo tempo gostosa. E também saudável, pois não tem nada muito gorduroso ou pesado.
Depois te passo os horários do programa dela.
Sempre usei o queijo de pizza, mas acho que com a mozzarella branquinha também pode ficar bom! É uma idéia, amiga!

Elvira disse...

Essa receita é para guardar. Parece tão simples e deliciosa! :-)

Lua Limaverde disse...

Adoro barquinhas de pão, Patricia, quando adolescente era só o que eu fazia (em versões nada light, claro). Simples e delicioso. :)

Eli disse...

Patricia eu via sempre os programas dela quando morava em Minas e tinha parabolica, agora com Net não pega rede mulher. :( Hum mas essas barquinhas deve ser tudo, mas uma receita sua que não vai demorar passar pela minha cozinha.rs

Regina disse...

Pat, olha a intimidade rsrs,
Teve uma época q o programa dela era às 18:30, dava pra eu ver, agora parece q é aos sábados, não tenho certeza, vi num comercial correndo, mas ela sempre deixa os pratos lights com uma cara de trabalhado e cheio de calorias, assim q é bom né? Agora só dá para ver o doido do Mestre Cuca. E esses barquinhos foram uma ótima idéia!
bjs

Akemi disse...

Quero embarcar nestas barquinhas! Que delícia, Patricia! Um lanche desses no final de semana é um banquete! Humm!

Silvia Arruda disse...

Patricia, eu assistia ao programa dela em dias de semana, por volta das 18h, pelo o que eu me lembro, quando ainda morava na casa do meu pai. Em casa também pega a Rede Mulher, mas nunca mai consegui ver este programa...
Esta barquinha de pão é uma ótima idéia, também vi algo parecido no Rainhas do Lar. Preciso testar esta receita, que deve ser divina!
Bjo

Anônimo disse...

Batata, meu reino por uma batata, duas, três. Não conheço essa apresentadora. Depois vou visitar o site dela. Bjoca

Cris disse...

Patricia, esta receita sua me fez voltar no tempo... nos Estados Unidos fazíamos o 'french bread pizza', bem parecida e ia um pouquinho de molho antes do queijo... hum... padaria... lá vou eu! Bjs!

Cinara disse...

Que "dilícia", hein, Patricia? Se a balança deixasse, eu só comia este tipo de lanche! ;o)

Patricia Scarpin disse...

Elvira, meu marido sempre pede esta receita. Nós gostamos muito!

Luna, é super gostoso, não é? E ficam prontas tão rapidamente!

Eliana, se fizer, me conta? Tb não vi mais os programas dela, uma pena!

Regina, fique à vontade! Geralmente, quando me chamam pelo nome, ao invés do apelido, acho que vem bronca por aí... :D
O Mestre Cuca é doido mesmo e ele põe toneladas de azeite em tudo - é uma delícia, mas não há cintura que agüente!

Akemi, querida, esta receita é boa pra isso mesmo, finais de semana e dias de preguiça!

Silvia, preciso tentar ver qualquer hora, se for aos sábados acho que consigo!

Renata, não tem batata aqui, só pão, querida!

Cris, que bom que apareceu por aqui!

Cinara, este aqui é mais levinho, por isso me permito - mas só de vez em quando! risos

Beijo a todas!

Lua Limaverde disse...

Patricia, achei muito lindo o que você comentou lá no Rainhas, viu? Você é muito fofa, um beijão!

Anônimo disse...

Patrícia,isso que dá olhar só para as fotos hi hi.Xi, dei um perdido como se diz por aqui. No meu tempo de pivete era um fora, mico ou coisa assim. Agora é só perdido mesmo.

Rivera disse...

Isto deve de ser uma delicia!