terça-feira, abril 16, 2024

Bolo de iogurte, pera e chocolate, nostalgia e uma receita que merece a própria tag


Bolo de iogurte com pera e chocolate


Semana passada postei uma foto de #tbt no meu Instagram e no meu Twitter, em que eu, pré-adolescente, estou na cozinha da minha tia-avó Angélica:

 


A cozinha onde fiz meu primeiro bolo, onde comecei a aprender a cozinhar. Tenho tantas lembranças queridas de lá, fui tão feliz naquela casa! Eu fugia pra lá aos finais de semana e feriados para escapar da realidade triste da minha casa. A tia e a filha dela, minha prima Soraia, me davam carinho, apoio, orientações... Elas ajudaram a formar o meu caráter e a me tornar a adulta que sou hoje. Fiquei tão nostálgica com a foto que me deu uma vontade danada de fazer um bolo! <3

 

De uns tempos pra cá tem sido inevitável: sempre que penso em fazer um bolo penso na receita do bolo de iogurte do Epicurious! Fácil de fazer, não preciso sujar nem a batedeira nem o liquidificador, os ingredientes são simples, e o resultado é um bolo macio, úmido e absolutamente delicioso!

 

Outro dia, ao separar os ingredientes para fazer o bolo, quis inventar mais uma versão para a receita, além das várias que já fiz e postei aqui no blog: separei umas perinhas que eu tinha comprado e não estavam tão doces para adicioná-las ao bolo. Peguei o vidrinho de noz-moscada – especiaria que eu acho que combina muito bem com pera – e coloquei sobre a bancada da pia. Enquanto preparava a forma, fiquei pensando em algo mais que poderia deixar o bolo ainda melhor, e nisso decidi picar um pouco de chocolate amargo e não deixar os pedaços tão pequeninos assim. Pronto: o bolo de pera virou um bolo de pera e chocolate.

 

Os sabores combinaram lindamente, os pedaços de chocolate derretido no meio do bolo são um presente e as perinhas no topo eu coloquei para fazer uma graça: caso você não queira, não precisa fazer este passo da receita.

 

Este bolo é tão maravilhoso e tão versátil que ele merece a sua própria tag: é só clicar para ver todas as minhas versões para esta receita tão especial.

 

Bolo de iogurte, pera e chocolate

mais uma versão minha para o excelente bolo de iogurte do Epicurious

 

- xícara medidora de 240ml

 

3 peras pequenas (220g no total)

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

¼ colher (chá) de noz moscada ralada na hora

½ colher (chá) de sal

¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 175g - de açúcar, cristal ou refinado

¾ xícara (180g) de iogurte natural integral – 1 potinho de 170g também funciona

½ xícara (120ml) de óleo vegetal – usei de canola

2 ovos grandes, temperatura ambiente

1 colher (chá) extrato de baunilha

100g de chocolate amargo, picado grosseiramente – gotas também funcionam

 

Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.

 

Retire os miolos e as sementes das peras e corte-as em cubinhos de aproximadamente 1cm – caso queira fazer a decoração que eu fiz, corte 2 das 3 peras no sentido vertical bem rente ao miolo, deixando este intacto com o cabinho, e pique o restante de cada pera em cubinhos.

 

Em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento, a noz moscada e o sal. Reserve.

 

Em uma tigela grande, junte o açúcar, o iogurte, o óleo, os ovos e a baunilha e misture usando um batedor de arame, até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos deixando 1 colher (sopa) reservada (para envolver o chocolate picado) – se a massa ficar muito engrumada, misture levemente com o batedor de arame, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha. Incorpore os cubinhos de pera e o chocolate com o restinho dos ingredientes secos e misture delicadamente. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Caso tenha separado os dois miolinhos das peras, arrume-os sobre a massa e afunde-os levemente nela.

 

Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

 

O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 3 dias –se estiver muito quente onde você mora, guarde na geladeira depois de 1-2 dias para que não embolore.

 

Rend.: 8-10 porções

3 comentários:

Clarinha disse...

Que bela sugestão.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2024/04/bacalhau-e-salmao-com-natas-saudavel.html

Eloisa Vidal Rosas disse...

Adoro suas receitas e especialmente seus textos. Há muitos anos, né?! :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, querida! Você é leitora veterana! Muito obrigada! Beijo!