sexta-feira, novembro 05, 2021

Bolo de nada com sementes de papoula e menos manteiga e açúcar, por favor


Bolo de nada com sementes de papoula


Estava vendo um programa da Nigella da série do último livro dela, “Cook, Eat, Repeat”, e percebi que não sou mais a mesma: ela preparava o que seria a cobertura e o recheio de um bolo de camadas usando 300g de manteiga, 400g de manteiga de amendoim e 600g de açúcar de confeiteiro – senti um calafrio e pensei comigo: “taí uma receita que eu provavelmente jamais farei”.


Eu gosto de doces, não é segredo nenhum (uma olhadinha rápida pelos arquivos do blog prova isso), mas de uns anos pra cá tenho fugido de receitas que levam muita gordura ou muito açúcar. Outro dia vi uma receita de brownies que pareciam deliciosos na foto, mas quando vi que levavam mais de 400g de açúcar mascavo e quase 300g de manteiga para uma forminha quadrada fechei o navegador na hora – achei exagerado demais.


Dá perfeitamente para fazer brownies com menos açúcar e gordura, e bolos também: além do bolo do Epicurious que eu já postei aqui no blog de tudo quanto foi sabor (até perdi a contas de quantas versões foram), fiz também este que trago hoje, outro bolo de nada, que precisa de menos de 1 tablete de manteiga – dá pra usar o restinho para fazer o jantar.


Eu aromatizei o bolo com Frangelico, pois funcionou muito bem da outra vez, mas fique à vontade para usar outra bebida como se fosse um extrato, ou perfumar só com baunilha mesmo. As sementes de papoula comprei nesta loja online.

 

Bolo de nada com sementes de papoula

receita minha

 

- xícara medidora de 240ml

 

1/3 xícara (80ml) de leite integral, temperatura ambiente

1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre

1 xícara + 1 colher (sopa) – 150g – de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de amido de milho

¾ colher (chá) de fermento em pó

¼ colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de sementes de papoula

¾ xícara (170g) de manteiga, temperatura ambiente

¾ xícara (150g) de açúcar cristal ou refinado

3 ovos grandes, temperatura ambiente

1 colher (chá) de extrato de baunilha

2 colheres (chá) de Frangelico – opcional, funciona como um extrato de avelã

açúcar de confeiteiro, para polvilhar

 

Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo ou manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 5 xícaras de massa (1,2 litro), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo ou manteiga também.


Em uma tigelinha ou xícara, misture o leite e o suco de limão ou vinagre – aguarde alguns minutos até talhar, assim você terá buttermilk caseiro.


Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o amido de milho, o fermento, o sal e as sementes de papoula. Reserve.


Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar cristal (ou refinado) e bata até obter um creme claro e fofo – raspe as laterais da tigela algumas vezes durante todo o preparo da receita. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha e o Frangelico (se for usar) e misture bem.

Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o buttermilk em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos) e bata somente até incorporar – não misture demais. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície.


Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.


O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 4 dias.

 

Rend.: 8 porções

2 comentários:

Liu disse...

Oi Patrícia, concordo muito com você. Fico horrorizada com as receitas de buttercream, não me conformo com a ideia de comer manteiga com açúcar como cobertura de bolo. Por isso agora só faço creme de mascarpone com chantilly e chocolate derretido. Sei que mascarpone e crema de leite não são as coisas mais lights do mundo, mas pelo menos não é gordura pura. Fica maravilhoso e dá pra customizar muito: creme de pistache, lemon curd... Meu único recheio e coberta de bolo!

Simone L.S. disse...

Minha querida, como você me ajudou hoje! Já rodei lojas, físicas e online, em busca de semente de papoula e nada! E aí você indica um site onde vende, que tesouro! Muito obrigada!