sexta-feira, maio 28, 2021

Bolo de limão cravo para o final de semana

Bolo de limão cravo


Depois de várias receitas salgadas e um apanhado de receitas já postadas, volto com uma receitinha nova de bolo.

Quem recebeu a minha cartinha dias atrás sabe que, semana passada, eu quis fazer um bolo de limão, mas quando abri a geladeira não havia mais nenhum – meu plano B foi um bolo de laranja (esta receita aqui, que já fiz diversas vezes, e que muitos de vocês também já fizeram!).

Quando o bolo de laranja acabou, fiz outro bolo e desta vez usei os limões cravo maravilhosos que comprei o Instituto Chão. Usei uma receita de bolo de amêndoa e semente de papoula da Claire Saffitz como base e o bolo ficou muito macio, úmido e super perfumado – realmente delicioso!

A receita é fácil e os ingredientes são bem básicos, e vocês podem usar limão taiti ou siciliano se não encontrarem limão cravo. Espero que provem e depois me contem o resultado.

 

Bolo de limão cravo

adaptado do bolo de amêndoae sementes de papoula da Claire Saffitz

 

Bolo:

1 xícara (200g) de açúcar cristal ou refinado

raspas da casca de 2 limões cravo (cada um tinha cerca de 60g)

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo

¾ colher (chá) de fermento em pó

¼ colher (chá) de sal

¾ xícara (180ml) de leite integral, temperatura ambiente

2/3 xícara (160ml) de óleo vegetal de sabor neutro – usei canola

1 ovo grande, temperatura ambiente

1 gema, temperatura ambiente

½ colher (chá) de extrato de baunilha

1 ½ colheres (sopa) de suco de limão cravo

1 colher (sopa) de Cointreau (se preferir, pode omitir)

 

Glacê:

1/3 xícara (46g) de açúcar de confeiteiro

½ colher (sopa) – 7g – de manteiga sem sal, derretida e fria

3 colheres (chá) de suco de limão cravo

 

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com óleo uma assadeira de bolo inglês de 22x11cm, com capacidade para 6 xícaras de massa. Forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.

Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de limão e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Acrescente a farinha, o fermento, o sal e misture com um batedor de arame. Reserve.

Em uma tigela média, misture bem com um batedor de arame o leite, o óleo, o ovo, a gema, o extrato de baunilha, o suco de limão e o Cointreau. Bata em velocidade média-alta por 1 minuto ou até que a massa fique bem lisa.

Transfira para a forma preparada e leve ao forno por aproximadamente 80 minutos, ou até que cresça e doure bem (faça o teste do palito).

Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia – enquanto isso, prepare o glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela e junte os ingredientes restantes, misturando até obter um creme liso e espesso (junte mais suco de limão se necessário).

Depois que remover o bolo da forma e transferir para a gradinha, desgrude o papel das laterais do bolo. Usando um palito de dente, faça furinhos sobre toda a superfície e também nas laterais do bolo. Em seguida, pincele o glacê no topo e nas laterais do bolo, aos poucos, até que todo o glacê seja absorvido. Deixe esfriar antes de servir.

O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 3 dias em temperatura ambiente.

 

Rend.: 8-10 fatias

Nenhum comentário:

.