terça-feira, maio 05, 2020

Bolo mármore de iogurte para trazer uma novidade

English version

Bolo mármore de iogurte

Quem me segue nas redes sociais talvez já esteja sabendo que novidade é essa (e para estas pessoas nem é tão novidade assim): criei uma newsletter para o blog e ficaria muito feliz de enviá-la a vocês!

Serão sugestões de receitas e dicas para tentar deixar os seus dias mais saborosos, práticos e saudáveis. Pode parecer algo simples e talvez até mesmo tolo no momento em que vivemos, mas para quem até pouco tempo atrás não sentia mais alegria alguma ligada à cozinha e chorava só de pensar em comida é um grande passo.

Fiz um bolo simples e gostoso para comemorar a notícia que lhes trago – quem quiser assinar a newsletter, é só se inscrever no campo à esquerda, logo no começo do blog (para quem estiver lendo no computador), ou clicar neste link (para quem estiver vendo o blog pelo celular). E quem quiser deixar o café da tarde mais gostoso, deixo aqui a receita do bolo – ele fica úmido, macio e super saboroso.

Bolo mármore de iogurte

Bolo mármore de iogurte
um nadinha adaptado do Epicurious

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (200g) de açúcar, cristal ou refinado
¾ xícara (180g) de iogurte natural integral – usei de ovelha, por causa da lactose
½ xícara (120ml) de óleo vegetal – usei de canola
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) extrato de baunilha
2 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar

Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.
Em uma tigela média, peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame o açúcar, o iogurte, o óleo, os ovos e a baunilha até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos reservados – se a massa ficar muito engrumada, misture levemente com o batedor de arame, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha.
Despeje metade da massa em outra tigela e a esta metade junte o cacau, misturando bem. Despeje colheradas de massa na forma preparada, intercalando as cores. Com uma espátula ou faca sem ponta, misture levemente as massas para obter um efeito mármore bem bonito.
Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.

O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 3 dias.

Rend.: 8 porções


7 comentários:

Raissa disse...

Mas que coincidência! Hoje mesmo fiz uma receita antiga receita sua de bolo mármore. O bolo quentinho aqueceu os corações ansiosos pela quarentena aqui em casa. Já assinei a newsletter! Obrigada!

CRISTIANE LARA disse...

Paty, tudo bem contigo ? Já assinei a Newsletter ! O Bolo está lindo ! Fique bem ! Beijocas ;)

Leda calfat disse...

Olá Patrícia, é sempre um prazer receber suas receitas e novidades! Tenha um lindo dia...

Fabi disse...

Bom dia querida! Pode me esclarecer uma dúvida, por favor. A capacidade da forma, 6 xícaras, é para o bolo pronto ou que ainda vai assar?
Obrigada ��

Patricia Scarpin disse...

Fabi, você precisa de uma forma que comporte 1 litro e meio - meça com água para saber se cabe ou não.

Erica disse...

Pode fazer na forma redonda com furo?

Patricia Scarpin disse...

Erica, se a forma comportar a mesma quantidade de massa (1 litro e meio), pode sim.