sexta-feira, novembro 01, 2019

Curry de berinjela, grão-de-bico e espinafre

Curry de berinjela, grão-de-bico e espinafre

Nem preciso lhes dizer o quanto gosto de tirar foto de comida, mas confesso que alguns pratos são chatinhos de fotografar: sorvete, por exemplo, derrete rápido demais (pensem no sufoco que é fotografar sorvete em pleno janeiro), suflê murcha em um instante. Há, também, o caso das comidas feias, e o curry entra nesta categoria. O que lhes trago hoje ficou uma delícia, foi besta de fazer de tão fácil, usei tudo o que estava na geladeira (a receita em que me baseei, por exemplo, usava espinafre fresco e tomate pelado), mas ficou tão, mas tão feinho o coitado.

Daí fui no truque de caprichar no tecido e na louça para deixar a foto interessante e desviar a atenção da comida desprovida de beleza - mais ou menos quando a gente tá com cara de cansada e/ou em um bad hair day e capricha no batom vermelho para mudar o foco. #quemnunca :D

Curry de berinjela, grão-de-bico e espinafre
adaptado desta receita

- xícara medidora de 240ml

1 colher (sopa) de azeite
½ cebola grande, picadinha
1 berinjela grande (200g) em cubos pequenos
sal e pimenta do reino moída na hora
1 dente de alho grande, picadinho
½ colher (chá) de sementes de mostarda amarela
½ colher (chá) de cominho em pó
¼ colher (chá) de cúrcuma em pó
1 lata (300g) de grão-de-bico
2 tomates maduros, sem as sementes e em cubinhos
1 xícara (240ml) de água fervente
150g de espinafre congelado
1 punhado de coentro fresco picado

Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Junte a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, até que fique transparente. Junte a berinjela e refogue, mexendo algumas vezes, até que doure e murche ligeiramente. Acrescente o alho e refogue por 1 minuto – não deixe queimar ou vai amargar a receita. Junte as especiarias, refogue por 1 minuto e junte o grão-de-bico e o tomate. Cozinhe, mexendo às vezes, por 5 minutos ou até o tomate começar a desmanchar.

Acrescente a água, misture bem, e então junte o espinafre. Tempere com sal e pimenta do reino e cozinhe tampado por 15 minutos, mexendo de vez em quando para que o espinafre descongele e se misture à receita.

Acerte o tempero, misture o coentro e sirva.

Rend.: 2-3 porções generosas – eu comi no almoço com arroz, levei de marmita para o trabalho no dia seguinte e congelei o restante em 2 porções para outras refeições

Nenhum comentário: