quarta-feira, outubro 23, 2019

Frittata de arroz integral alla Norma - ou não

Fritatta de arroz integral alla Norma

Já lhes contei que nem sempre me sinto inspirada cozinhar, às vezes por pura falta de vontade mesmo, outras vezes por querer preparar algo diferente e não ter ideia de por onde começar. Semana passada, por exemplo, eu queria algo gostoso para o almoço em um dia de folga e, ao mesmo tempo, não sabia exatamente o quê.

Ao dar uma espiada no meu e-mail pessoal, havia uma newsletter da Bon Appétit com uma receita de frittata de arroz – exatamente o que eu precisava para dar um fim digno ao arroz integral que sobrara de outro dia. Ao abrir o gavetão de legumes da geladeira para pegar a cebola dei de cara com algumas berinjelas, e como tinha feta na prateleira minha frittata estava completa. Minha receita não leva tomates e troquei a ricota defumada por feta, mas acho que ninguém vai me processar por chamar a minha frittata de alla Norma mesmo assim – pelo menos eu acho que não... :D

Frittata de arroz integral alla Norma
adaptação minha da frittata de arroz da Bon Appétit

- xícara medidora de 240ml

1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva, uso dividido
1 berinjela pequena (150g), em pedaços médios
½ cebola média, em meias-luas
sal e pimenta do reino moída na hora
1 xícara (110g) de arroz cozido integral – se preferir, use arroz branco
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (sopa) de folhas de orégano fresco
35g de queijo feta, ralado ou esmigalhado

Preaqueça o forno a 180°C.

Em uma frigideira antiaderente de 20 ou 22cm de diâmetro e que possa ir ao forno, aqueça 1 colher (sopa) do azeite em fogo médio-alto. Junte a berinjela e doure por todos os lados, cerca de 5 minutos. Empurre a berinjela para as extremidades da frigideira, coloque o azeite restante no centro da panela e junte a cebola. Vá refogando e mexendo algumas vezes, por mais 3-4 minutos, até a cebola começar a ficar translúcida. Tempere com sal e pimenta do reino. Espalhe os ingredientes de maneira uniforme no fundo da panela e cubra tudo com o arroz – depois disso, você não mexerá mais nos ingredientes. Cozinhe desta forma por 3-4 minutos para dourar o arroz – enquanto isso, em uma tigela grande, bata os ovos até combinar bem as gemas com as claras. Tempere com sal e pimenta do reino, misture bem e espalhe sobre o arroz – vai parecer que o ovo não é suficiente para cobrir toda a panela, mas não se preocupe, vai dar certo. 

Salpique as folhinhas de orégano sobre o arroz e sem seguida cubra com o queijo. Desligue o fogo e leve a frittata ao forno for 10 minutos. Sirva imediatamente.

Rend.: seriam 2 porções servidas com salada, mas preciso contar a vocês que comi ¾ da danada sozinha no almoço. :S


3 comentários:

São Ribeiro disse...

Costumo muito de frittatas, são otimas refeições.
Esta parece-me bem deliciosa.

karla dani disse...

vou nela hj!!! sempre bom dar uma chegada "aleatória" por aqui e sair com o jantar na cabeça, isso é serviço de utilidade pública! rss..
bjs!

Renata Lins disse...

eita, parece incrível. vou experimentar sem falta!