sexta-feira, setembro 27, 2019

Brownies com avelã e chocolate ao leite

Brownies com avelã e chocolate ao leite

Hoje é post é pá-pum, pois a semana ficou mais corrida, mas eu precisava dividir esta receita com vocês, pois ela tem jeitão de final de semana: o brownie que fez um sucesso tão grande no trabalho que agora estão me pedindo doce todo dia. :D

Eu esperava que o sabor da avelã ficasse mais pronunciado do que realmente ficou, mas de qualquer forma a farinha deixou o brownie incrivelmente úmido e cremoso. Como farinha de avelã é difícil de achar, indico substituírem por farinha de amêndoa, amendoim ou até mesmo de castanha de caju.

Brownies com avelã e chocolate ao leite
adaptados dos meus brownies super simples

- xícara medidora de 240ml

150g de chocolate amargo, picadinho ou em gotas – usei um com 53% de cacau
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal ou refinado
3 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 colheres (chá) de Frangelico – opcional, use se tiver em casa
½ xícara (70g) de farinha de trigo
¾ xícara (75g) de farinha de avelã – pode ser trocada por farinha de amêndoa, amendoim ou castanha de caju
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado – meça, depois peneire
½ colher (chá) de sal
180g de chocolate ao leite picado

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de metal retangular de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.

Em uma tigela refratária grande, junte o chocolate e a manteiga e leve ao banho-maria (em fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela tocar a água) até que os ingredientes derretam. Retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o açúcar e misture com um batedor de arame. Junte os ovos, um a um, e misture bem com o batedor. Junte a baunilha e o Frangelico.

Adicione a farinha de trigo, a farinha de avelã, o cacau e o sal e incorpore-os usando uma espátula de silicone, misturando até obter uma massa homogênea. Incorpore o chocolate ao leite. Espalhe na forma preparada e alise a superfície. Asse por 25-30 minutos ou até que um palito inserido no centro do brownie saia com migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.
Corte em quadradinhos para servir.

Rend.: 24 unidades

3 comentários:

Vi Furrati disse...

Nunca vi farinha de avelã pra vender aqui, mas da pra comprar inteira e bater no mixer!

cobaiaamiga.com

Nara Vasconcelos disse...

esse é o meu blog/site gastronômico preferido! sempre venho aqui quando estou precisando de uma receita gostosa e que eu sei que vai dar certo hahahaha vivo fazendo os cookies salgados de parmesão, pimenta do reino e ervas. é sempre um sucesso! :)

J disse...

Experimentei esta receita pra variar da que sempre uso, e ainda bem que o fiz! Ficaram ótimos! Talvez eu tenha sido bem gulosa e em vez de chocolate de leite simples, usei um que tinha caramelo e pedacinhos de frutos secos, então a textura ficou maravilhosa. Obrigada! Saudações desde Portugal :)