quarta-feira, maio 22, 2019

Pão 100% integral e pequenas metas

English version

Pão 100% integral

Levanta a mão quem, como eu, faz resoluções de ano novo e depois de um tempo percebe que deu o passo maior que a perna, prometendo coisas que não consegue cumprir, estabelecendo metas que só causam frustração? :\

Temos que escolher nossas batalhas, e as que escolhi e tenho conseguido lutar são as de voltar a ver prazer em cozinhar e comer melhor, e uma está bastante ligada à outra, é bem verdade. Voltei a fazer meu leite vegetal em casa (confesso que às vezes dá uma preguiça gigante, mas tudo bem) depois de passar alguns meses tomando leite sem lactose: é prático demais abrir a caixinha de leite e despejar na xícara, claro, mas já percebo a pança menos inchada. Pequenas vitórias que comemoro todos os dias. Também tenho feito meu pão para levar na marmita do café da manhã para o trabalho e me sinto virtuosa ao comer meu pãozinho caseiro, delicioso, e que me deixa saciada até perto da hora do almoço (quando comia o pão na chapa comprado no térreo do prédio sentia fome pouco tempo depois). Faço um filão de pão no domingo, congelo em fatias e elas me rendem o suficiente para a semana inteira.

Andei fazendo um pão que levava farinha branca + farinha de centeio e ficou uma delícia – qualquer hora divido a receita com vocês. Quando vi um pão feito com 100% de farinha integral no site da King Arthur Flour tive que testar: amo pães integrais e os comentários eram bem positivos (aliás, se você entende inglês e gosta de baking, o site deles é imperdível). Adaptei um nada da receita, diminuindo a quantidade de mel, omitindo o leite e jogando uns flocos de aveia por cima, pra deixar bem lindo. Espero que gostem tanto quanto eu.

UPDATE
: fiz o pão substituindo 50g da farinha integral por flocos de quinoa e ficou delicioso, incrivelmente macio!

Pão 100% integral


Pão 100% integral
Um nadinha adaptado daqui

1 xícara (240ml) de água morna
2 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
¼ xícara (60ml) de óleo vegetal – usei canola
2 colheres (sopa) de mel
400g de farinha de trigo integral – prefiro usar uma farinha fina, como a Mãe Terra; geralmente uso a Mirella refinada em tudo, mas a Mirella integral acho grosseira demais
1 ¼ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de aveia em flocos grossos

Coloque a água e o fermento na tigela da batedeira (ou em uma tigela grande se for sovar na mão). Espere espumar, cerca de 5 minutos. Adicione o óleo, o mel, a farinha e o sal e misture com uma espátula. Sove na batedeira com o gancho para massas pesadas por 10 minutos, ou na mão por 15-17 minutos, ou até obter uma massa homogênea, lisa e sedosa, que descola nas laterais da tigela/das mãos. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 ½ horas a 2 (se estiver muito frio a massa demora mais para crescer).

Unte muito levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa.
Dê um soquinho no centro da massa para retirar o excesso de ar. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa até obter um retângulo de aproximadamente 30x20cm. Enrole-o como um rocambole, formando um cilindro, e ajeite com as mãos para que ele caiba na forma, deixando a emenda virada para baixo. Cubra com filme plástico ou um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por 40 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C.
Quando o pão terminar de fermentar, pincele a superfície dele com um pincel embebido em água e polvilhe com a aveia, pressionando bem de leve para que os grãos grudem (alguns vão se desprender quando o pão estiver assado, não se preocupe). Leve ao forno for 30 minutos ou até dourar bem – para verificar se o pão está pronto dê batidinhas na superfície com os nós dos dedos: o som deve ser de algo oco. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 8-10 fatias

16 comentários:

Carla M. Conceicao disse...

Ficou lindo, e deve ser uma delícia mesmo. Vou testar. :-)

Renata Lima disse...

Nossa, ficou lindo demais seu pão!
Estou tentando voltar a assar, mas desisti do levain, vou pegar o jeito com o fermento seco mesmo, até ter a manha, como dizem. Beijos!!!

margadille disse...

Vou experimentar fazer na máquina.

Anônimo disse...

fazer pães é realmente uma terapia. Eu amo! Você já tentou o fermento natural?? o pão fica bem mais saboroso e com a digestão muito melhor.

bjs
Leila

Mari disse...

Ai que pãozinho mais lindo. Será feito amanhã, porque por aqui domingo também é dia de fazer pão para a semana. E bolo. hahahaha Eu também acho que a farinha da mãe terra é a melhor integral, ainda mais pra coisas 100% integrais. Inclusive, já substitui farinha branca por 80-100% dessa farinha e fica bom na maioria das vezes. Porque nem sempre meu bolo de domingo é uma bomba, já que aqui é objetivo também é comer melhor :)

Valentina disse...

Pois é, este lance da comida que não sacia. Adorei a idéia de levar fatias do próprio pão de manhã. As opções na rua são caras e bestas. Tem um lugar rm que as vezes compro fatias de pão integral com mel por um preço decente - mas o mel nunca é bem espalhado. Fazendo em cada é do jeito que eu gosto.

Luiza disse...

Oi Patrícia tudo bem? Amo as suas receitas. Fiz esse pão duas vezes. Ele é muito bom mesmo, mas fiquei com dúvidas. Na primeira a massa ficou molenga e não desgrudou das mãos, mas o pao ficou aeradinho. Na segunda o massa desgrudou bem facinho das mãos, mas ficou um pão super compacto, meio durinho. Será faltou sovar mais? Sovei na mão por 10-12 minutos. Ou eu deveria acrescentar mais água mesmo porque mais hidratado a massa fica mais levinha? Me ajuda? 😁😋

Patricia Scarpin disse...

Oi, Luiza! Tudo bem, e você? Puxa, eu já fiz este pão várias vezes e sempre com o mesmo resultado. Nunca alterei a quantidade de água. A massa não é muito mole e nem fica grudenta antes de assar. Será que você está deixando fermentar por pouco tempo? No inverno demora mais mesmo...

Luiza disse...

Vou tentar, Patrícia. Obrigada! 🥰

Unknown disse...

olá... lindos pratos.. imagino deliciosos!
quanto ao pão 100% integral, já pensou em usar apenas 1g de fermento e deixá-lo fermentar por 24h? assim que misturar os ingredientes, deixe descansar por 20 min. e comece a fazer dobras a cada 20 min... no total são 4 dobras.
será outro pão! muito mais saboroso e complexo.
:)

dá uma olhada aqui: https://youtu.be/s8Rf2LBgmsc

bom dia!

Thaís disse...

Cheguei nessa postagem aqui através da última, mais recente, e vi que você na realidade já tem lutado faz um tempinho. Estamos todos assim, né?

Tentando cuidar de nós, e também uns dos outros.

Beijos

Hevelyn Mori disse...

Paty, te sigo há muuuuitos anos, mais de 10 com certeza! Adoro seu blog e espero que o seu livro saia logo. Como vc congela e descongela as fatias do pão. Congela em aberto e depois descongela ao ar livre? Não fica cheio de umidade? Obrigada! Bjs.

Patricia Scarpin disse...

Hevelyn, querida, você é leitora veterana! Uau! Eu congelo em aberto, depois passo tudo para um saquinho, e vou descongelando conforme a gente queira comer. Não fica com umidade, não. E tb pode ir direto do freezer para uma frigideira antiaderente em fogo médio, vc vai virando até ele descongelar e tostar levemente. Faço isso todos os dias! Um bj!

Ciça disse...

Tô buscando um pão todinho integral há algum tempo... Vou testar esse, tá muito apetitoso!

Ilza786 disse...

Adoro esse pão. É simples e fácil de fazer. É perfeito em sabor e textura. Faço toda semana. Obrigada querida por compartilhar delícias.

Patricia Scarpin disse...

Ilza, tão bom saber que você gostou! Muito obrigada a você por vir me contar o resultado. Um bj!