quarta-feira, janeiro 30, 2019

Frango assado com limão siciliano e alho


Frango assado com limão siciliano e alho

Será que ainda há alguém por aqui? :) Uma leitora me perguntou no Instagram se o blog havia parado - faz mesmo tempo que não o atualizo, não tem me sobrado tempo e confesso que depois de passar o dia inteiro trabalhando em um computador a vontade de sentar à frente de outro quando chego em casa é zero. Portanto, não, o blog não parou, mas os posts não são mais tão frequentes quanto eram em um passado distante. Aproveito para pedir desculpas para quem andou me mandando email: não consegui responder todos.

Eu tenho alguns filmes preferidos que revejo de vez em quando, mesmo quando a lista de filmes e séries “para assistir” está grande – são filmes tão bons e/ou queridos que não tem jeito: se estiverem passando na TV eu paro para ver.

No feriado eu assisti novamente a “Os Suspeitos” e mesmo vinte e três anos depois e sabendo o plot twist do final o filme ainda é uma delícia de ver. É incrível o que um bom diretor faz com um ator pobrinho como Stephen Baldwin: ouso dizer que McManus é provavelmente seu único papel decente na carreira (já escrevi aqui no blog antes sobre atores ruins que entregaram performances ótimas nas mãos de bons diretores: é algo que sempre me fascina).

Frango assado é um negócio que pode se tornar chato e sem graça num piscar de olhos: se a marinada não for saborosa, o bichinho fica sem gosto. Pouco tempo no forno também não ajuda: deos me dibre de frango branquelo com cara de isopor. Mas a gente pode caprichar no tempero e transformar o Stephen Baldwin, ops, o frango em algo espetacular: na receita de hoje, muito simples, alho, alecrim e limão siciliano transformam o franguinho sem graça em almoço saboroso.

Lembrando que ainda há muitos livros bacanas à venda e a lista está aqui.

Frango assado com limão siciliano e alho
receita minha

5 dentes de alho bem amassados, até formarem uma pasta – se tiver um pilãozinho, junte parte do sal com o alho dentro do pilão e bata até obter a pasta
raspas da casca e o suco de 2 limões sicilianos
1/3 xícara (80ml) de vinho branco seco
2 colheres (chá) de sal
pimenta do reino moída na hora
4 galhinhos de alecrim fresco
8 coxas de frango, ou os pedaços que preferir

Em uma tigela grande misture bem o alho, as raspas e o suco de limão, o vinho, o sal e a pimenta. Junte o alecrim e o frango e misture bem para cobrir bem todos pedaços com a marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 4 horas (de um dia para o outro é melhor ainda).
Preaqueça o forno a 190°C. Forre uma assadeira com uma camada dupla de papel alumínio e pincele com azeite – se preferir, use uma assadeira antiaderente e não use o papel. Retire o frango da marinada e arrume sobre o papel, deixando espaço entre um pedaço e outro. Leve ao forno por cerca de 1 hora – o tempo pode variar dependendo do tamanho dos pedaços de frango e do quão queimadinho você gosta do seu frango.

Rend.: 4 porções

5 comentários:

Anônimo disse...

Por favor,

Não suma, porque desde quando eu vim atrás de uma receita de biscoitos, eu não sosseguei enquanto voltei todos os posts e descobri o porquê do nome, inclusive. Gosto muito da sua forma de escrever, das receitas de biscoitos e sorvetes, das dicas de filmes/séries. O mundo precisa de pessoas que agreguem... Pena que o livro ficou para quando Deus quiser, mas não nos abandone, pleaseeeeee!!!

Abraços!
Juliana MS Correa
Petrópolis, RJ

Rita Maria disse...

Ainda estamos aqui!
(e eu pelo menos gosto muito)

Ana disse...

Ola Patrícia,

Seu blog é um querido em minha vida! Conteúdo interessante e receitas que funcionam (além de fotos lindas, né).

Bisou

Kate Souza disse...

Seguimos firmes e fortes aqui.
Eu imaginei que a pausa era por férias ou algo assim.
Enquanto for divertido para você, não nos deixe!
Amo o blog, sua forma de escrever e nunca falhei em nada que tentei daqui.

<3

Mari disse...

hahahahaha eu ficarei aqui pra todo sempre, certeza. Afinal, já são mais de 10 anos "te lendo", provavelmente. Eu adoro a combinação de sabores de uma "receita" que vi na food52: limão siciliano, cebola e dill sob a pele do frango. Acho que é a versão mais gostosa que já preparei! "for-perfectly-braised-chicken-thighs-memorize-this-technique" :)
O seu está lindo! Vou experimentar qualquer dia, quando estiver com preguiça de "fritar" o frango no fogão antes de levar para o forno.