sexta-feira, julho 27, 2018

Pão de hambúrguer e mais livros


Pão de hambúrguer

Hoje é sexta-feira (finalmente – que semana longa!) e a receita que trago hoje tem todo o jeitão de final de semana: pão de hambúrguer caseiro!

De uns tempos pra cá tenho feito hambúrguer com pão francês, mas fiz muito os pãezinhos abaixo no passado. Eles ficam macios e corados e absorvem perfeitamente os sucos da carne. Como nem sempre dá tempo de fazer pão caseiro, eu preparava a receita e os 4 pãezinhos que sobravam depois do almoço ou jantar iam para o freezer, onde podem ficar por até 2 meses. Infelizmente a correria do dia a dia nos força a consumir alguns alimentos industrializados, mas acho que vale a pena fazer os pãezinhos de hambúrguer que lhes trago hoje pelo menos uma vez, para experimentar.

Aproveito para lembrar que estou vendendo alguns dos meus livros de receita. Vale a pena dar uma olhada na lista de vez em quando, pois a tenho incrementado com alguns outros volumes que não estavam listados na primeira leva. Clique aqui para ver a lista.

Pão de hambúrguer
receita minha

- xícara medidora de 240ml

2/3 xícara (160ml) de água morna
1/3 xícara (80ml) de leite morno
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (chá) de açúcar cristal
1 ovo grande
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
½ xícara (70g) de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, amolecida

Para pincelar os pãezinhos:
1 ovo grande
1 colher (chá) de água

Na tigela grande da batedeira, junte a água, o leite, o fermento e o açúcar. Misture com um garfo e reserve por aproximadamente 5 minutos ou até espumar.
Junte o ovo, a farinha de trigo, a farinha integral e o sal e sove com a batedeira usando o batedor em formato de gancho por 6-8 minutos ou até obter uma massa lisa e elástica. Aos poucos, com a batedeira ligada, vá juntando a manteiga aos pedacinhos, deixando a massa absorver uma porção antes de adicionar outra. Bata por mais 2 minutos. Caso deseje, faça todo o processo à mão – fará um pouco mais de meleca, mas dá certo também. :)

Transfira a massa para uma tigela grande untada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho, livre de correntes de ar, por cerca de 1 ½ horas, ou até dobrar de volume.

Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar. Divida a massa em 6 porções – cada uma terá aproximadamente 140g. Forme uma bolinha com cada porção e achate-a levemente com a palma da mão. Transfira para uma assadeira rasa e grande forrada com papel alumínio, cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por 40 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C.

Em um potinho, bata o ovo e a água juntos com um garfo. Delicadamente, pincele cada pãozinho com o ovo batido, deslizando o pincel com cuidado, de baixo para cima nos pãezinhos, sem pesar a mão para não achatar. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até dourar bem. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Rend.: 6 unidades

5 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que belissimos pães.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

linda disse...

Que livro desses seus vc indica sobre pães ? Obrigada

Patricia Scarpin disse...

Linda, o Artisan Bread in 5 minutes a day é muito bom.

Suzana Soares disse...

Oi Patrícia!
Obrigada pela receita dos pães!
Sem querer abusar, tem receita destas batatinhas lindas? :)

Beijo grande!

Patricia Scarpin disse...

Suzana, abuso nenhum! :) A receita que eu faço é a da Maria, link abaixo:
http://digamaria.com/2011/05/batatas-fritas-assadas/#.W2MrfNVKjcs

Beijos!