terça-feira, julho 24, 2018

Crumble de tomate cereja e alho poró, um trailer e coisas estranhas


Crumble de tomate cereja e alho poró

Muito tempo atrás começaram as notícias sobre o filme contando a história do Queen e fiquei imediatamente interessada. Quando li que Rami Malek seria Freddie achei a escolha meio duvidosa: aqueles olhos enormes não combinariam com o papel.

Meses depois foi divulgada uma foto dos bastidores do filme e nela Rami estava usando uma dentadura horrenda – parecia uma imagem tirada de um episódio de “Os Trapalhões”: odiei, peguei bode do filme ali mesmo.

Pois agora que dois trailers foram divulgados farei aqui um mea culpa: estou louca pra ver o filme! Ah, os poderes de um trailer bem montado... :) Rami me parece à vontade como Freddie e fiquei até com remorso de ter esculachado sua escolha para o papel.

Lição aprendida: nem sempre o que parece estranho em um primeiro momento é ruim. :)

Pensando na lição acima, trago-lhes hoje um crumble salgado: dos crumbles doces vocês já sabem que eu sou fã, mas o salgado, apesar de estranho, também é delicioso e pode ser um ótimo acompanhamento para carnes, frango ou peixe (eu particularmente acho o crumble levinho demais para ser servido como prato principal).

Crumble de tomate cereja e alho poró
receita minha

Cobertura crumble:
½ xícara (45g) de aveia em flocos
2 colheres (sopa) – 20g – de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de parmesão ralado fininho – rale, depois meça
2/3 xícara (100g) de quinoa já cozida e fria – cozinhe, escorra bem, e então meça
2 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
sal e pimenta do reino moída na hora

Recheio:
100g de tomates cereja cortados ao meio no sentido do comprimento
1 alho poró grande, somente a parte clara, em rodelas finas
3 galhinhos de tomilho fresco, somente as folhas
sal e pimenta do reino moída na hora

Preaqueça o forno a 180°C. Separe 4 potinhos refratários rasos com capacidade para 1 xícara (240ml) cada, ou um refratário grande e raso com capacidade para 1 litro.

Em uma tigela média junte todos os ingredientes da cobertura, misturando com um garfo até obter uma farofa grossa – se a mistura estiver sequinha, junte um pouquinho mais de azeite. Reserve enquanto você prepara os legumes.

Em uma tigela média misture os tomates, o alho poró e o tomilho. Tempere com sal e pimenta do reino. Divida a mistura entre os potinhos refratários e cubra-os com a farofinha. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que a cobertura fique bem dourada. Sirva em seguida.

Rend.: 4 porções

Nenhum comentário: