terça-feira, novembro 07, 2017

Crumble de banana e mirtilo

English version

Banana and blueberry crumble / Crumble de banana e mirtilo

Não quero soar como um disco riscado (de novo…), mas as coisas andam meio devagar aqui no blog e isso geralmente acontece quando tudo está o completo oposto de devagar do lado de cá da tela. Bastante trabalho, outras coisas acontecendo... e para arrematar tenho tido quase zero vontade de cozinhar, menos ainda de fotografar e escrever posts e digitar receitas.

Muitas vezes no passado li meus blogueiros (como odeio esta palavra, mas não tem outra) de comida preferidos escreverem sobre esgotamento e acho que talvez agora seja a minha vez: não tenho bem certeza e minha mente não funciona de maneira muito clara vez muitas vezes, para ser honesta. Acabo de retornar de uma viagem maravilhosa a Nova York e pensei que as comidas incríveis que lá provei me trariam inspiração para voltar à cozinha, mas por enquanto, nada.

Mudando de assunto, nem que ligeiramente, para algo mais doce: tenho feito este crumble no último ano e meio e como se tornou um dos meus favoritos lhes trago hoje a receita.

Crumble de banana e mirtilo
receita minha

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo
¼ xícara (50g) de açúcar demerara
¼ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
¼ colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
¼ xícara (22g) de aveia em flocos
¼ xícara (25g) de amêndoas em lascas
4 bananas (cerca de 140g cada)
1 xícara (120g) de mirtilos, frescos ou congelados (não descongelar antes)

Preaqueça o forno a 180°C. Separe 4 potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada – se preferir, asse o crumble em um único refratário raso com capacidade para 1 litro.

Cobertura: em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, o açúcar, o fermento em pó, o sal e a canela. Acrescente a manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Com um garfo, incorpore a aveia e a amêndoa em lascas. Leve ao freezer enquanto prepara as frutas: corte as bananas em rodelas e divida-as entre os refratários. Salpique com o mirtilo. Cubra as frutas com a farofinha e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que os mirtilos borbulhem e a farofinha doure bem.

A cobertura pode ser congelada por até 1 mês em um saquinho bem fechado – quando tiver vontade de comer crumble, é só preparar as frutas e jogar a cobertura por cima. O tempo de forno aumenta em alguns minutos.

Sirva quente com sorvete ou creme de leite fresco batido.

Rend.: 4 porções

8 comentários:

Letrícia disse...

Pat, querida, dê tempo a si mesma. Você tem produzido conteúdo para o TK ininterruptamente há anos, é mais do que natural que precise de uma pausa. Espero que as coisas serenem ao seu redor e dentro de você e que você volte a atualizar o blog com prazer - leve o tempo que for. Sou sua fã de carteirinha, e continuarei sendo, com post frequente ou não. :-*

Roberta disse...

Oi Pat. Escute seu corpo e sua alma. Se eles estão pedindo um tempo de descanso, respeite. A vida é corrida e a gente não tem que dar conta de tudo sempre.
Estamos aqui! :)
Beijos,
Roberta

Unknown disse...

Que delicia Pat!!
Uma pausa é mais que natural, faça o que te da vontade e prazer... estaremos por aqui!
🌸🌸😘

SG disse...

Olá! Antes de mais o crumble tem um aspecto delioso e a combinação mirtilos e banana é das minhas favoritas :)
Não se preocupe por estar mais cansada e com pouca vontade de cozinhar e criar conteúdos para o blog - acontece a todos!
Já agora, cá em Portugal não se usa a palavra "blogueiros"(que admito, não é muito simpática...) mas dizemos simplesmente bloggers ;)
Beijinhos!

http://frommyorchidkitchen.blogspot.pt/

karla dani disse...

Vá, mas volte, estaremos sempre por aqui! pode ser para conversar sobre cinema e séries também ;)

Mrs. Margot disse...

Hum que aspecto maravilhoso! Tenho mesmo que experimentar e logo eu fã de gelado, acompanhar uma coisa com outra deixa-me logo de água na boca =)

Em relação à sua introdução, acho que em tudo na vida tem que haver um equilíbrio, descanse, organize o seu tempo e depois poste algo no blog quando isso lhe for prazeroso.

MRS. MARGOT

Unknown disse...

Amei tanto acompanhar sua viagem por NYC
Fique tranquila e não cozinhe se não quiser, as comidas incríveis vão te inspirar sim e vão te atormentar até vc executá-las hahahahahahah
beijão

Su Delícia disse...

que bom aspecto!!
Beijinhos,
Su
http://sudelicia.blogspot.pt/