sexta-feira, julho 07, 2017

Sopa de abóbora assada, pimentão, grão de bico e chorizo e mudando de ideia

English version

Roasted butternut squash, bell pepper and chickpea soup with chorizo / Sopa de abóbora assada, pimentão, grão de bico e chorizo

Quem me lê faz tempo já me viu fazer declarações de amor ao frio e também reclamar muito das temperaturas de verão – bem, meus queridos leitores, uma das coisas boas da vida é poder mudar de ideia sobre certas questões, não? Não sei bem o que foi acontecendo no último ano, mas no momento ando de mal com o inverno, me sentindo miserável ao levantar da cama com manhãs de 9-10°C.

Quem mora em países que passam por invernos rigorosos deve estar gargalhando de eu chamar 9-10°C de frio, eu sei. :D

Nunca fui gostei de ficar ao ar livre – nem mesmo quando criança – mas nos últimos meses tenho adorado passar tempo fora de casa, fazendo longas caminhadas em parques – o cheiro das árvores me traz um misto de conforto e felicidade. Talvez seja por isso que o inverno está me chateando: sinto falta de ficar ao ar livre e anda me faltando coragem para encarar o parque em noites de 12°C.

Uma tigela de sopa bem quente tem sido a melhor opção para o jantar ultimamente, e hoje lhes trago uma receita que criei com a Espanha na cabeça: percebi que assar a abóbora em vez de simplesmente cozinhá-la no caldo de legumes dá uma nova dimensão de sabor, mais caramelizado. E quem consegue resistir aos pedacinhos de chorizo crocantes sobre a sopa? Eu não consigo – posso até não ser tão doida por carne de porco como minha mãe era, mas bacon e chorizo me dão água na boca. Fui vegetariana por oito anos e durante todo este tempo não senti falta de nenhuma carne, a não ser de bacon. :)

Sopa de abóbora assada, pimentão, grão de bico e chorizo
receita minha

1kg de abóbora pescoço, já descascada, sem as sementes e em cubos
1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora
4 dentes de alho, ainda na casca
5-6 galhinhos de orégano fresco
100g de chorizo em cubinhos
½ cebola grande picadinha
1 pimentão vermelho pequeno em cubinhos pequenos
3 xícaras (720ml) de caldo de legumes quente
1 ½ xícaras (300g) de grão de bico cozido e escorrido

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele-o com um fio do azeite. Transfira a abóbora para a assadeira e junte os galhinhos de orégano e os dentes de alho. Regue com o azeite restante, tempere com sal e pimenta e misture bem com as mãos. Arrume os pedaços de abóbora na assadeira uns ao lado dos outros, sem sobrepor. No meio deles vão os dentes de alho e por cima os galhinhos de orégano – é importante que o orégano esteja regado com azeite para não queimar. Leve ao forno por 30-35 minutos ou até que a abóbora esteja macia. Retire do forno e descasque os dentes de alho (quando estiverem frios o bastante para não queimar as suas mãos).

Em uma panela grande, leve o chorizo ao fogo alto e vá fritando até dourar de todos os lados. Retire da panela e transfira para um prato forrado com papel toalha. Na gordura do chorizo refogue a cebola e o pimentão até que amaciem. Junte o alho assado, refogue por 1 minuto, e então junte a abóbora e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o caldo de legumes e assim que começar a ferver, abaixo o fogo para médio e cozinhe por 5 minutos. Bata a sopa com o mixer ou no liquidificador – se usar o liquidificador, tome muito cuidado para não se queimar: remova a tampinha menor e então cubra a tampa com um pano de prato seco dobrado – desta forma o vapor tem por onde sair e a mistura não espirrará em você.
Quando a sopa estiver lisa, junte o grão de bico e cheque o tempero. Transfira a sopa para tigelas ou pratos e salpique com o chorizo na hora de servir.

Rend.: 5-6 porções

Alternativas para o chorizo: bacon ou linguiça defumada com uma pitada de páprica e outra de pimenta caiena.




2 comentários:

Dricka disse...

Nossa Pati, ando na mesma vibe que você! Sempre amei o inverno, mas esse ano não estou gostando não e olha que nem estamos com um inverno rigoroso, mas ando friorenta demais, achando difícil realizar as tarefas dia rias no frio e só comidinhas quentes me animam, essa sopa já entrou no meu cardápio.

Patricia Scarpin disse...

Dricka, eu ando sofrendo, menina! Como podem as coisas mudar assim, não?
Beijo!