terça-feira, julho 04, 2017

Blondies de chocolate branco e limão siciliano para comemorar 11 anos de TK

English version

White chocolate and lemon blondies / Blondies de chocolate branco e limão siciliano

Na época em que ainda estava planejando escrever o livro de receitas lembro de ter dito ao meu marido que incluiria um montão de receitas cítricas, tantas quanto fossem possíveis, e muitas delas seriam de doces de limão siciliano – só de pensar já sinto a boca repuxar, tamanho o meu amor pelo azedinho perfumado da fruta.

Entretanto, a cada ida ao supermercado o preço dos limões sicilianos me deixava abismada e eu voltava para casa de mãos abanando – fiquei desempregada por um bom tempo e não tinha coragem de pagar absurdos R$ 15,00, às vezes até mais, no quilo da fruta. Passei de querer um livro cheio de receitas com o meu querido limãozinho a selecionar com cuidado as receitas nas quais usaria o ingrediente. :(

Esta é uma das razões pelas quais fiquei tão orgulhosa destas blondies: são deliciosas, perfumadas de limão siciliano e o azedinho da fruta combina lindamente com a doçura do chocolate branco. Os limões foram caros, sim, mas cada centavo gasto neles valeu a pena para criar algo tão saboroso (sem contar facílimo de fazer): as blondies desapareceram em cada uma das três vezes em que as preparei.

Falando em limão siciliano, adoro quando vocês, leitores, me dizem que lembram de mim por causa dele. Por isso mesmo, trago hoje esta receita, no dia em que o meu blog completa onze anos de existência: muita coisa mudou de 2006 pra cá – trabalho, pessoas novas na minha vida – porém o meu amor pela cozinha ainda é sólido e o blog continua me trazendo alegria.

Obrigada pela companhia por todos estes anos. xx

Blondies de chocolate branco e limão siciliano
receita minha

- xícara medidora de 240ml

¼ xícara (50g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões sicilianos
2 ½ colheres (sopa) - 35g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
200g de chocolate branco picado, uso dividido
1 ovo grande
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Em uma tigelinha, misture o açúcar e as raspas de limão e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar aromatizar. Reserve.
Em uma tigela grande, junte o chocolate e a manteiga e leve ao banho-maria (fogo baixo, sem deixar o fundo da tigela tocar a água), mexendo até que derretam. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Junte o açúcar e misture com um batedor de arame. Faça o mesmo com o ovo e a baunilha. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente a farinha, o fermento e o sal, misturando de baixo para cima. Faça o mesmo com os 50g de chocolate restantes.

Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 15-20 minutos ou até que um palito inserido no centro saia com migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.

Rend.: 16 unidades

12 comentários:

Unknown disse...

Feliz aniversário de blog!!!!
Nem sempre cozinho, mas amo qdo tem post novo, essa cozinha com memórias é muito maravilhosa.
Acho mto triste qdo vejo gnt que come por comer e não percebe nuances de nada. Mal mastiga e já engole.
Feliz por poder ver o seu trabalho, pq seguir uma receita basicamente qualquer um consegue, mas criar as próprias já é um talento.
Obrigada por compartilhar com ~estranhos ~
Beijão
P. S. Estou dando um tempo nos doces em casa, mas esse brownie já tá na lista.

Rita disse...

Ah, eu sou uma! No último sábado meus filhos participaram de uma feira literária na escola. Na tenda que eles ergueram por causa do livro da Malala, serviram comidinhas típicas do mundo árabe. Na entrada, chazinho de limão siciliano. Ah, imediatamente você me veio à mente. Parabéns e obrigada pelo blog, meu fiel companheiro de cozinha - um hábito que com alegria já passei para minha filhota. :-)

Raquel (NY) disse...

Parabéns pelos 11 anos de blog. Perdi meu medo de "bake" com você. Muito obrigada!

Anônimo disse...

Muitos parabéns por estes 11 anos de coisas deliciosas, e que venham muitos mais!
Apesar de não comentar, acompanho regularmente o teu trabalho, e já tenho feito algumas coisas daqui, especialmente bolachas (cookies de aveia e banana, e de aveia e gingerbread, deliciosas e que surpreenderam), fora as outras que estão em fila de espera para serem feitas.
Tal como tu, adoro limão, e estes blondies chamaram a atenção. Tenho muitos limões no limoeiro do quintal, e é uma forma de os usar, além de usar o chocolate branco.
Continua sempre com essa inspiração, e esperança que as coisas melhorem aí no Brasil.

Um grande beijinho de Portugal,
Sara Oliveira

Helena disse...

Patrícia, nunca escrevi antes.
Mas queria agradecer pelo blog que eu AMO!
Que venham mais 11 anos.

Unknown disse...

Parabéns Patricia e Technicolor Kitchen!
Que venham muitos anos pela frente!
Bjs
Carla

Maíra S. disse...

Parabéns pelos 11 anos de blog, Patrícia! Nem sei quantas coisas aprendi com você, de buttercream a cookies com a maciez correta! Tenho tido outros interesses que não deixam sobrar tempo para a cozinha, mas sempre volto aqui para ver as novidades e aumentar a minha lista de "por fazer". Obrigada

M Luiza disse...

Parabéns Patricia. Suas receitas são muito boas e sempre dão certo. Grata

Anônimo disse...

Parabéns Patrícia, sigo seu blog já tem um tempo e cada vez fica melhor!! Quanto ao limão siliciano, vc já pensou em ter seu próprio pé?? Se morar em apartamento e tiver uma sacada já é suficiente, eu tenho ele plantado em vaso e até limão eu já colhi... maravilhoso!
beijos

Patricia Scarpin disse...

Queridas, obrigada pelo carinho! Obrigada por cada comentário doce!

@Katia, eu amei essa ideia, menina - moro, sim, em apartamento, mas tenho espaço na sacada! Vou atrás do meu pezinho de limão! Obrigada pela ideia maravilhosa!
Beijo!

Erica Muramoto disse...

Querida Patrícia! Hoje, o cheirinho de limão siciliano aromatizou a minha casa aqui no Japão e o coração das minhas visitas graças a sua gentileza em dividir conosco essa deliciosa receita. Arigatou! :)

Patricia Scarpin disse...

Erica, querida, eu é que agradeço pelo comentário tão doce! Que carinho gostoso! Fiquei feliz sabendo que a receita fez sucesso, obrigada por me contar o resultado! Beijos!