quinta-feira, fevereiro 23, 2017

Sorvete de merengue com morangos assados (sem sorveteira) e uma notícia sobre o livro

Sorvete de merengue com morangos assados (sem sorveteira)

Ultimamente andei pensando muito sobre meus planos e projetos, sobre a minha rotina, entre outras coisas. Venho, há algumas semanas, ponderando sobre tudo isso.

Cheguei à conclusão de que por mais que eu queira publicar meu livro de receitas, o projeto se tornou inviável: minha rotina de trabalho não é mais a mesma de alguns anos atrás, tenho mais pessoas em minha vida com quem quero estar, ou seja, não me sobra tempo para me dedicar ao livro. Sim, chego tarde muitas vezes, mas mesmo nos dias em que chego mais cedo não sinto vontade de enfrentar mais horas em frente ao laptop: meus pulsos ardem de tanto digitar. Quero passar o tempo livre que tenho com meu marido, meu sobrinho, minha família e meus amigos.

Fiquei semanas num sofrimento enorme, me achando um fracasso por pensar em desistir. Porém, depois de refletir bastante, tive que ser realista: é um projeto lindo ao qual dediquei muito amor, mas que, infelizmente, veio em um momento da minha vida em que não há espaço para ele.

Como acho que as receitas deliciosas que desenvolvi ao longo dos últimos anos merecem ser vistas e reproduzidas em outras cozinhas, vou dividi-las com vocês aqui no blog, até mesmo como forma de agradecimento por todo o carinho e apoio que recebi desde que lhes contei sobre o projeto. <3

Começo por este sorvete por diversos motivos: fácil de fazer, saboroso, não precisa de sorveteira, está um calor danado aqui em São Paulo e a foto, na minha humilde opinião, ficou linda. Espero que vocês concordem comigo. :)

Sorvete de merengue com morangos assados (sem sorveteira)
criação minha

Morangos assados:
300g de morangos frescos, sem os cabinhos, cortados ao meio se forem muito grandes
2 colheres (sopa) de açúcar cristal

Sorvete:
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
1/3 xícara (100g) de leite condensado
1 pitada de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1/3 xícara (85g) de iogurte natural integral
2 colheres (chá) de vodca – opcional; o papel da bebida alcoólica nesta receita é evitar que se forme um excesso de cristais de gelo no sorvete
1 ½ xícaras (45g) de mini suspiros

Comece pelos morangos, pois eles tem de estar frios na hora de preparar o sorvete: preaqueça o forno a 200°C. Em um refratário raso de 20cm de diâmetro, misture os morangos e o açúcar. Leve ao forno por 25 minutos ou até que os morangos estejam molinhos e uma caldinha tenha se formado. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.

Sorvete: na tigela da batedeira, misture o creme de leite, o leite condensado, o sal e a baunilha. Bata até obter uma mistura cremosa com jeitão de chantilly. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente o iogurte e a vodca. Incorpore os morangos com a caldinha que se formou e os suspiros – se quiser, dê uma quebradinha em alguns suspiros para conseguir texturas diferentes no sorvete.

Transfira para uma tigela com tampa e leve ao freezer por pelo menos 4 horas antes de servir (melhor ainda se deixar firmar de um dia para o outro).

Rend.: 6 porções

26 comentários:

Oderlane disse...

Apesar de estar ansiosa pelo seu livro, entendo perfeitamente seus motivos. Além disso, seu blog já é um belíssimo livro virtual. Parabéns por todo o seu trabalho! Admiro muito seu blog, suas fotos e seu esforço em dividir as coisas que te fascinam. Um beijo e que você seja acima de tudo feliz com as suas escolhas!

Marcele disse...

Patricia, fico triste pela sua decisão pq queria muito ler o seu livro, mas acho que está certíssima em definir como prioridade o que realmente importa nessa vida: as pessoas que amamos! Sucesso e felicidades pra vc!

Luciana Leal disse...

Sabe Pat, lógico que eu ia adorar ter um livro seu, com suas receitas deliciosas e seus textos gostosos de ler. Mas fazer o que a gente mais gosta, estar ao lado das pessoas que mais amamos, não tem preço!! Temos que aproveitar a vida da melhor forma possível!! Aproveite e curta a sua!!
E o sorvete.... não tem nada mais gostoso no verão. Por mim eu viveria a base de sorvete, amo!! Esse parece estar divino!
Beijinhos Pat. 🌸😗😗

Letrícia disse...

Ô, querida, desde quando é fracasso mostrar tantos sabores maravilhosos a tanta gente no mundo? Cada post do TK faz a vida de todos nós, seus leitores, um pouco mais gostosa. De verdade.

E, se num futuro mais distante, você quiser retomar o projeto do livro (se quiser ghost writer, estamos aí, hehehe), tenha certeza que comprarei na pré-venda, afobadérrima. E ainda irei aí pegar meu autógrafo ;-)

Obrigada por todos esses anos de partilha generosa. Você é demais <3

Beijos!

Natália Goldberg disse...

Patrícia, ainda que eu não deixe muitos comentário, saiba que seu blog me inspira, e mesmo eu sendo professora de culinária, quando estou em apuroa, ou quero fazer algo gostoso, é aqui que encontro minhas respostas.
Talvez você não tenha um livro impresso, mas ao meu ver, seu blog já é um livro incrível e excepcional. Obrigada por compartilhar sua paixão pela comida conosco.

Cristina disse...

Mesmo sendo entusiasta de livros de culinária, curtir o folhear das páginas e ser facilmente derrotada por fotos tentadoras, a admiração pela sua culinária é indiferente a publicação ou não de um livro e certamente virei conferir suas compilações, que como disse nos mostrará.
Abraços.

Anônimo disse...

Patrícia, acredito que não há preço que pague estar entre a família e amigos... a vida passa e não tem botão de rebobinar! O livro, quem sabe mais pra frente, num momento de menos trabalho, acabe saindo.
Relaxe e aproveite, e obrigada por compartilhar suas receitas no blog! Amo suas fotos, as peças que você usa são simplesmente maravilhosas!
Beijo, Cris Yumi

Unknown disse...

Patricia

vc arrasa sempre com suas receitas e fotos. Não esperaria menos no livro, e sei que vc não capricharia menos, por ser blog. Há anos atrás, procurando uma receita e cookies, me deparei com seu blog e fiquei tão encantada, que "perdi" meses do meu almoço olhando cada receita anterior sua.
Você é maravilhosa: cozinhando, fotografando e comentando sobre filmes/artistas/séries. Você tem fãs espalhados pelo mundo td, tenha certeza!!
Bjs,
Juliana Petrópolis/RJ

mariana Z. disse...

Pati, fico triste de saber que não teremos um livro seu na prateleira, mas entendo perfeitamente que temos momentos na nossa vida em que projetos assim, que consomem muito tempo, não têm espaço. É muito precioso o tempo que passamos ao lado de quem amamos. Então, aproveite muito esses momentos, são eles que fazem a vida ser bacana! Quem sabe a ideia do livro não toma forma mais pra frente, não é?
Beijo grande.
PS: quando vier de novo buscar pão, me avise para tomarmos um café! ;)

Unknown disse...

Adorei a foto, a receita e claro que entendo perfeitamente sua mudança de planos!! Aguardo novas receitas!! Obrigada por compartilhar conosco! Beijo

Cris disse...

Patricia, boa tarde
Realmente o calor está insuportável aqui, e esta receita é um presente.
Tem horas que precisamos abrir mão de alguns projetos, guardá-los por um tempo, pois temos outras coisas que não esperam, como a infância do seu sobrinho, ou os momentos com seu marido.
Seu blog é um carinho diário, podemos esperar pelo livro
bjos

Mari - Noiva Demais disse...

Hummmm... Uma tia q faz sorvete em casa sem sorveteira descobriu com alguém que se colocar leite em pó na receita não forma cristaizinhos. E realmente, depois q ela começou a colocar o leite em pó, os sorvetes dela ficaram perfeitíssima sem cristais de gelo... Só não sei como ela calcula... Quando descobrir eu conto!
Fico triste q desistiu do livro, mas feliz que resolveu compartilhar suas receitas. Seu blog é sempre o primeiro q vou quando quero uma receita doce!!!!

IPD disse...

Amei esta receita. Adoro fazer sorvete e nao tenho sorveteira nem lugar no freezer para aquela caixinha que tem quer congelada para as sorveteiras mais simples. Entao sempre a procura de receitas deste tipo. Faco um de chocolate que leva vodca, e uma receita análoga de limao. Ambos ficam maravilhosos, embora nao fiquem muito cremosos. Vou experimentar correndo essa nova receita com morangos e pela foto já estou com água na boca.
Quanto ao fato e vc desistir do seu projeto, eu acho que na vida a gente tem que tomar decisoes. Desde que sejam bem pesadas e trabalhadas nao há porque se arrepender. Este seu blog é divino, maravilhoso, e eu sou cliente assídua dele. Nao só por interesse geral, como faco com muitos blogs: já experimentei várias das suas receitas e as amo, simplesmente. Voce é maravilhosa neste blog, as suas receitas sao todas corretas e dao certo, voce indica os ingredientes com precisao e explica sobre itens menos conhecidos, enfim, só ELOGIOS!
O seu blog é DEZ!Espero que vc continue, com o mesmo sucesso de agora, sempre, sempre!
Abracos, Ingrid

Unknown disse...

Puxa que pena Patricia! Mas entendo...quem sabe em um outro momento?
De qualquer maneira, já espero ansiosa pelas receitas de sua criação.
Um beijo,
Carla (Joinville)

Cris Quadros disse...

Adoro esse blog! Cada receita tão diferente...Mas tenho uma dúvida: O que é creme de leite fresco? Seria a Nata? Compra no supermercado na seção de frios?

Renata disse...

Patrícia não se sinta fracassada! Sinta-se vitoriosa! Família em primeiro lugar sempre! Te admiro agora ainda mais... e além de tudo vc é uma pessoa linda de dividir essas receitas maravilhosas com a gente! Estou ansiosa por todas elas! Beijo grande

repaginandoreceitasgrandesmestrestv.com disse...

Querida Patrícia, como fã de seu blog e seu trabalho, permita-me uma sugestão: guarde todo esse material que acredito seja vasto e riquíssimo e apenas adie seu projeto. Você vai se sentir melhor em saber que algum dia ele estará ali te esperando.
Bjs no seu coração.
Evangelina

Bruna Molozzi disse...

Poxa, estava ansiosa pelo seu livro :/
Mas tudo bem, a vida é assim mesmo. Tem hora que a gente tem que parar um pouco para poder avançar mais. E outra, nada é para sempre, né? Quem sabe outra hora você consiga retomar esse projeto.
De qualquer forma, te desejo boa sorte naquilo que resolver fazer :)
Um beijo.

Patricia Scarpin disse...

Minhas queridas, obrigada a todas pelo carinho imenso - não tenho nem como agradecer! Obrigada por cada comentário, fiquei extremamente emocionada com o que vocês escreveram. Que bom que vocês fazem parte dos meus dias!

Um beijo enorme a todas!

Unknown disse...

Paty, vc já é uma escritora, logo não publicar agora não significa que nunca mais vc vai fazer poder fazer um livro. Quando vc sentir que é possível, vai fazê-lo :)
E vai ser lindo !
Muitas vezes as coisas não saem como planejado, e a gnt só percebe que foi melhor assim tempo depois.
Aproveite até os momentos de fazer nada! Eles são úteis tb
beijão

Gabriela de Lima Correia disse...

Seguidora a muito tempo, creio que seu blog é um livro ja! Teria prazer de ter um livro seu com a melhores receitas postadas no blog ou no quesito mais praticas, ou no quesito mais malucas, ou no quesito mais curtidas!!! Nao sou de comentar mas é meu blog de referencia, e graças a você eu não passo um mês sem fazer sorvete de limão rsrsrs a minha familia simplesmente implora!!!

Unknown disse...

A receita do sorvete parece deliciosa, vou experimentar! E sobre o livro, nossas prioridades mudam com o tempo. O mais difícil é tomar a decisão de nos atermos ao que nos faz bem. Sábia escolha a tua. Por favor, continue compartilhando as receitas!

Roberta disse...

Oi Pat. Acho que saber definir prioridades e segui-las é a única forma de ser feliz. Te admiro ainda mais por uma decisão tão consciente e madura, mesmo dolorida. Tudo tem seu tempo, quem sabe no futuro esse projeto não sai?
Quero agradecer, mais uma vez, por toda a sua generosidade, carinho e paciência conosco. Suas receitas são um grande presente!
Beijos com carinho.

Patricia Scarpin disse...

Rô, querida, quem agradece sou eu - você sempre presente, sempre carinhosa, alegrando meus dias. Obrigada, de coração. xx

Esther G. disse...

Oi Patrícia! Nunca comento (talvez por dose de timidez), mas adoro seu blog. Está na lista daqueles que sempre procuro quando quero algo.
Seria muito legal um livro seu, mas a vida é assim. Tb estou na fase de definir prioridades, e te entendo bem.
Esse sorvete é tudo de bom!! Fez sucesso aqui em casa (minhas crianças amam merengue de morangos) e hj é a terceira vez que faço, a pedido deles.
Um beijo!!

Patricia Scarpin disse...

Esther, seu comentário me encheu de alegria! Adorei saber que o sorvete faz sucesso na sua casa, com os pequenos! Obrigada por vir aqui me contar e um beijo para vocês!