terça-feira, março 15, 2016

Brownies simples e deliciosos

English version

Simple, delicious brownies / Brownies simples e deliciosos

Anos atrás assinei a Netmovies e isso, na época, me pareceu uma boa ideia: ver filmes era apenas uma questão de se logar ao site deles e escolher um DVD para ser entregue à minha porta. Facim, facim.

Isso tudo foi antes da Netflix (explicação para os jovens que podem estar me lendo agora). :D

Depois de um tempo, entretanto, me toquei de que o serviço não era tudo isso: o filme que eu queria mesmo ver raramente estava disponível, e eles então me enviavam os filmes seguintes na minha lista, o que nem sempre funcionava pois havia dias em que eu queria mesmo ver um drama e chegava uma comédia (ou o contrário). Ou como o dia em que eu estava me sentindo a bactéria do cocô do cavalo do bandido e precisava de algo para me animar e eles me enviaram “Almas Gêmeas”, do Peter Jackson. :S

Tudo isso para lhes dizer que sou alguém que sempre prefere uma sobremesa de limão ou de fruta a uma de chocolate, mas há as ocasiões em que eu quero algo especificamente chocolatudo, quase pecaminoso. Estes brownies, apesar de serem facílimos de fazer, são realmente gostosos, além de terem uma textura ótima. São exatamente o que eu queria no dia em que os preparei e lhes garanto que vão bem tanto com drama quanto com comédia. :)

Brownies simples e deliciosos
um nadinha adaptados do lindo "Treats"

- xícara medidora de 240ml

150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
150g de chocolate amargo ou meio-amargo, picadinho – usei um com 70% de cacau
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Em uma tigela grande, junte a manteiga e o chocolate e leve ao banho-maria em fogo baixo (sem deixar o fundo da tigela tocar a água) até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar um pouquinho.

Com um batedor de arame, misture o açúcar. Junte os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Junte a baunilha. Peneire a farinha e o sal sobre a mistura e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima. Não misture demais. Transfira a massa para a forma preparada e asse por 20-25 minutos ou até que as laterais e o topo estejam sequinhos, porém o centro ainda está úmido.

Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir. Os brownies podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 1 semana.

Rend.: 16 unidades

7 comentários:

Carla Ramalho disse...

Eu adoro brownies e estes estão mesmo deliciosos, tenho mesmo de experimentar :)
Beijinhos ...
Guloso qb

Bruna Molozzi disse...

Brownies lindos demais!
Acabo de perceber que acompanho o seu blog há pelo menos 7 anos e nunca tinha comentado nada...estou chocada!
Sou super fã sua, já fiz várias receitas que vieram do TK, hehe.

O Cantinho dos Gulosos disse...

adoro um belo brownie com um café, que bem que sabe, boa sugestão.


O Cantinho dos Gulosos

RAFA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Divânia's- trabalhos manuais disse...

ahnnnnn precisava de algo assim para colocar nos meus coelhinhos de páscoa!!!
Obrigada menina querida!!!!!
bjokonas

Di

Unknown disse...

Ola! Td bem.. Acho q já fiz todos os seus brownies do blog, amo brownie e amo seu blog. Posso estar enganada, mas acredito que vc esqueceu de colocar na receita o momento em que se acrescenta o chocolate derretido. ;) bjus!

Patricia Scarpin disse...

Ana Lúcia, o chocolate é derretido junto com a manteiga...