segunda-feira, dezembro 07, 2015

Bolo de mel e gingerbread porque o Natal está chegando

English version

Gingerbread honey cake / Bolo de gingerbread e mel

Estava em casa outro dia, pensando no Natal e no quanto essa época do ano é especial para mim, a minha favorita mesmo. Pensei na árvore, em como a decoraria dali a alguns dias e me senti triste porque não conseguiria preparar a série de Natal do blog como em outros anos.

Decidi que haveria, sim, pelo menos uma receita de Natal aqui – fui pra cozinha e fiz este bolo (na verdade, fiz uns biscoitos também). ;)

Este bolo de mel e gingerbread é incrivelmente macio, é delicioso e vai perfumar a sua casa inteira enquanto estiver no forno (e depois de frio também). O bolo é, na verdade, assado na forma de bolo inglês, porém como usei uma forma um tantinho menor assei o excesso de massa em uma forminha redonda com capacidade para 1 xícara de massa. Como o mini bolinho ficou uma lindeza acabei usando-o para a foto, em vez do outro grandão – espero que a fofura do bolo os convença a prepará-lo, também (e vocês podem me agradecer depois). ;)

Bolo de mel e gingerbread
um tiquinho adaptado do lindíssimo Home Baked: More Than 150 Recipes for Sweet and Savory Goodies

- xícara medidora de 240ml

85g de gengibre cristalizado
50g de casca de laranja cristalizada
220g - 1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) – de farinha de trigo
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
100g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1 ¼ xícaras (300ml) de leite integral, temperatura ambiente
100g de açúcar mascavo claro
150ml de mel
2 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de Cointreau (opcional)
¼ colher (chá) de Amaretto (opcional)
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa, forre-a com papel manteiga e unte-o também.

Pique o gengibre e a casca de laranja cristalizados, transfira para uma tigela e misture com 1 colher (sopa) da farinha de trigo. Reserve.
Na tigela da batedeira, misture a farinha de trigo restante, a farinha de amêndoa, o fermento, o sal e as especiarias. Junte a manteiga e bata em velocidade baixa até obter uma mistura que pareça uma farofa grossa. Incorpore as frutas cristalizadas e reserve. Enquanto isso, leve ao fogo baixo em uma panelinha o leite, o açúcar mascavo e o mel e mexa até que o açúcar e o mel dissolvam (não deixe esquentar demais senão a mistura vai cozinhar os ovos na massa do bolo). Derrame sobre a mistura de farinha e misture (não mexa demais). Junte os ovos, um a um, misturando bem. Incorpore a baunilha, o Cointreau and Amaretto.

Despeje a massa na forma preparada e asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, desenforme com cuidado e deixa esfriar completamente sobre a gradinha. Retire o papel, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Rend.: 8-10 porções

9 comentários:

Unknown disse...

Que bom bolinho! Muito natalício, deve ter ficado óptimo, a combinação das especiarias com mel e açúcar mascavado é sempre um sucesso :)

Thaís Duarte Silva disse...

Este bolo deve ser maravilhoso! Amei! Com certeza vou testar :) Esta forma que você usou é outra? Ficou lindo!

Letrícia disse...

O bolinho está um mimo e deve ser delicioso. Parece bem simples de fazer também! Ai, Pat, imagino como deva ser frustrante para você, que sempre fez especiais de Natal tão caprichados, não conseguir fazer um equivalente em 2015. Mas tudo há de entrar nos eixos. E, enquanto isso, nós, seus leitores, teremos umas 70 receitas de Natal já publicadas aqui para provarmos ;-)

(sério, tentei contar quantas receitas estão sob a label Natal no TK e acabei perdendo a conta, mas acho que é por aí)

Beijos, querida.

Receitas Online disse...

Hmm, gostei :)

Anônimo disse...

Ola !

Obrigada por esta nova partilha "gourmande"... tenho uma pergunta, por favor : o tempo que você deixou cozer a massa na sua forminha redonda com capacidade para 1 xícara de massa ? "Merci beaucoup" pela sua resposta !! Pois, este tamanho tem a minha preferencia...

Por favor, peço desculpa se o meu português nao è muito bom... pois a lingua francesa è a que eu uso mais...

Boa continuaçao !!

isabel.

Teresa Newman disse...

Que lindo! Posso imaginar o sabor e sentir o aroma... Perfeito para o meu paladar.

mariana Z. disse...

Que bolo lindo, Pat! Imagino o cheirinho bom enquanto assa... Vou testar quando passar uns dias em itu, no Natal. Beijo!

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm que delícia de bolo.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pizza-vulcano.html

Patricia Scarpin disse...

Obrigada a todas pelos comentários! Que bom ter esse carinho! <3

Thaís, sim, no post está explicado.

Lê, querida, é frustrante, sim, porque eu me divirto demais fazendo esta série, adoro essa época do ano. Não poderia deixar passar em branco!
Beijo!

Isabel, a forminha menor ficou no forno por 30 minutos! Mas dê uma olhada aos 25, só pra garantir.
Beijo!