domingo, julho 19, 2015

Biscoitinhos de limão siciliano e açafrão e Claire Danes

English version

Saffron lemon cookies / Biscoitinhos de limão siciliano e açafrão

Quem lê o blog há algum tempo já sabe o quanto eu adoro as premiações de cinema e TV – torço pelos meus favoritos, fico doida de raiva quando aqueles que considero sem talento ganham e geralmente vou dormir às 2 da manhã. :)

Por alguns anos vi Claire Danes levar prêmios e mais prêmios para casa por seu papel em “Homeland” e não entendia o porquê: gosto dela, acho-a talentosa e bastante versátil – e quem não ama Angela Chase, gente? –, mas aqueles foram os anos em que ela competiu com Glenn e Mireille, e as duas certamente mereciam ganhar – torci por elas por adorar “Damages” e “The Killing”.

Agora que comecei a ver “Homeland” – e fiquei completamente viciada – entendo: Claire está realmente incrível no seriado! Se antes eu não entendi a razão para tantos prêmios, hoje digo manda mais que tá pouco! :)

Não ligo quando meus favoritos não ganham desde que quem leva o prêmio realmente o mereça, e agora vejo que era isso que acontecia com Claire Danes; em setembro meu coração vai se dividir em vários pedacinhos, pois adoraria vê-la vencedora do Emmy, mas também torço por Viola Davis, Elisabeth Moss e Robin Wright – ainda não vi a terceira temporada de “House of Cards”, mas não tenho dúvida de que Robin esteja magnífica.

Ah, quase me esqueço dos biscoitos: eles parecem simples, mas tem um ingrediente pra lá de especial: açafrão (que era o nome do cachorro de uma personagem de “Damages”). :) É um ingrediente caro e por isso o uso bem raramente, mas fiquei doida para prová-lo em forma de biscoito, combinado com limão siciliano e amêndoa – os biscoitinhos são uma delícia! A farinha de amêndoa dá uma textura muito gostosa a eles e é por isso que recomendo a receita, mesmo para quem não quer gastar com o açafrão – tenho certeza de que os biscoitinhos ficariam ótimos com cardamomo, ou até mesmo noz-moscada, combinados com o limão e a amêndoa.

Biscoitinhos de limão siciliano e açafrão
um nadinha adaptados do lindo e delicioso Annie Bell's Baking Bible: Over 200 triple-tested recipes that you'll want to make again and again

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
1 ovo
raspas da casca de 2 limões sicilianos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
20 filamentos de açafrão, moídos em um pilão e misturados a 1 ½ colheres (chá) de água fervente (deixe esfriar antes de usar na receita)

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de amêndoa, a de trigo, o fermento e o sal. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro. Junte o ovo, as raspas de limão, a baunilha e a infusão de açafrão e bata para incorporar. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e misture apenas até que uma massa se forme. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro.

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.
Faça bolinhas com 2 colheres (chá) de massa por biscoito e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 10-12 minutos ou até que dourem nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras sobre uma gradinha por 5 minutos e então com cuidado deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente.

Rend.: cerca de 45 unidades

5 comentários:

Erica disse...

Por favor, qual a diferença entes usar manteiga com ou sem sal nas receitas? Eu juro que não sinto diferença, mas talvez seja inexperiência minha. Obrigada,
Érica

O Cantinho dos Gulosos disse...

que biscoitinhos cheios de sabor e com aspeto bom


O Cantinho dos Gulosos

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Esses biscoitos devem ter ficado uma delicia pelo aspecto.
Adoro receitas com limão.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/legumes-bras-com-arroz-integral.html

Pati disse...

Linden e Holder estarão para sempre em meu coração!!!
Mas que a danada da Claire criou uma Carrie incrível em Homeland, criou! E o Mandy Patikin que faz o Saul tb é ótimo! ;)

Patricia Scarpin disse...

Erica, quando vc usa manteiga em sal você controla a quantidade de sal que a receita leva, isso não acontece quando vc usa manteiga com sal.
Bj!

Pati, nem fala, morro de saudade daqueles dois! <3