quinta-feira, junho 18, 2015

Barrinhas congo com doce de leite

English version

Dulce de leche swirl congo bars / Barrinhas congo com doce de leite

Há vezes em que compro livros de receita e espero ansiosamente que eles cheguem pelo correio, e quando isso acontece fico folheando-os de ponta a ponta repetidas vezes, sem ideia do que escolher para fazer primeiro – sei que parece estupidez, mas é o que acontece por aqui.

Daí demoro séculos para voltar àquele livro, não por não ter gostado dele e sim porque várias outras receitas me chamaram a atenção nesse meio tempo. De repente dou de cara com o livro enquanto procuro por alguma outra coisa e levo-o comigo de volta para o sofá, para começar a folheá-lo novamente de uma ponta à outra até encontrar algo que me faça correr para a cozinha.

Fiz estas barrinhas há muito tempo, depois de preparar as deliciosas barrinhas de coco e pecã do mesmo livro, mas não as postei aqui – elas ficaram saborosas e foram um sucesso com os meus colegas de escritório da época, porém tempos atrás resolvi fazer a linha “saudável” com os meus docinhos e achei que barrinhas cheias de pecãs, chocolate e doce de leite eram um pouquinho demais. Enquanto procurava uma determinada foto no pen drive encontrei esta aí de cima e achei que seria um desperdício não compartilhar a receita aqui com vocês – afinal de contas, comer uma barrinha destas bem de vez em quando não é nenhum crime.

Enquanto vocês leem a receita vou ali até a estante pegar o livro da Nancy Baggett e escolher uma coisinha gostosa para o final de semana. ;)

Barrinhas congo com doce de leite
um nadinha adaptadas do delicioso Simply Sensational Cookies

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, picada
1 ¼ xícaras (215g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
3 ovos grandes, temperatura ambiente
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 xícara (110g) de pecãs, picadas – meça, depois pique
1 xícara (165g) de gotas de chocolate amargo – usei um com 53% de cacau
1 xícara de doce de leite

Preaqueça o forno a 180°C – você vai assar as barrinhas no centro do forno. Unte com manteiga uma forma retangular de metal de 22x32cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte-o com manteiga também – eu usei uma forma de 20x30cm.

Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio, mexendo até derreter completamente. Retire do fogo e deixe amornar. Junte o açúcar, o fermento, o sal e a baunilha e misture até incorporar bem. Junte os ovos, um a um, misturando vigorosamente a cada adição. Junte a farinha e misture somente até incorporar. Com uma espátula de silicone e misturando gentilmente de baixo para cima, incorpore as pecãs e o chocolate.

Espalhe metade da massa na forma preparada. Espalhe colheradas do doce de leite sobre toda a massa. Espalhe o restante da massa sobre o doce, colocando às colheradas. Com uma faquinha sem ponta, marmorize a massa e o doce de leite, mas sem misturar demais.
Asse por 25-30 minutos ou até dourar bem no topo (faça o teste do palito – ele deve sair limpo). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em barrinhas.

Rend.: 18 unidades

3 comentários:

Lu disse...

Oi Patricia adoro suas receitas e acho lindas demais as fotos do site... e que louças maravilhosas e diferentes?

Onde a gente pode comprar? Vc indicaria alguma loja, que se possa comprar pela internet?

Abraço Lu

Luciana Leal disse...

Apesar de não ser muito fã de doce de leite eu fiquei com uma vontade de comer essa barrinha agora!😍 delicia!! Bjs Patrícia.

Vi Furrati disse...

Se é pra enfiar o pé na jaca, que seja com estilo!

oblogdafenixx.blogspot.com