domingo, fevereiro 08, 2015

Pão trançado de gengibre

English version

Ginger twist / Pão trançado de gengibre

Perguntei lá na página do blog no Facebook quem gosta de cozinhar aos finais de semana e o que gostam de fazer – eu adoro ficar na cozinha aos sábados e domingos, pois tenho mais tempo e dá para fazer coisinhas mais complexas, receitas que demoram um pouco mais para ficar prontas e/ou que tem várias etapas, como o pão doce de hoje.

Passar bastante tempo na cozinha pode ser frustrante se os resultados não forem os esperados – e acreditem, já passei por isso muitas vezes – mas no caso da receita de hoje cada etapa e cada segundinho valeram a pena: o pão ficou lindo e delicioso.

A receita leva tempo para ficar pronta e dá um certo trabalhinho, não vou mentir para vocês, não, mas recomendo guardá-la para um dia chuvoso e friozinho, daqueles em que não dá vontade de colocar a cara na rua – e depois de todo o trabalho ainda haverá um pão lindo assim para acompanhar a xícara de chá ou café. :D

Pão trançado de gengibre
um tiquinho adaptado da sempre linda revista Gourmet Traveller

Massa:
140ml de leite integral morno
2 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
400g de farinha de trigo comum
50g de farinha de trigo integral
120g de açúcar cristal
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
raspas da casca + o suco de 1 laranja
2 ovos, temperatura ambiente
100g de manteiga sem sal, amolecida
1 ovo para pincelar o pão

Recheio:
70g de manteiga sem sal, amolecida
50g de açúcar mascavo
50g de açúcar cristal
1 colher (chá) de gengibre em pó
130g de pecãs picadas
100g de amêndoas picadas

Cobertura:
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar cristal
1 colher (sopa) (14g) de manteiga sem sal, gelada

Massa: junte o leite, o fermento e 1 pitada do açúcar em uma tigelinha e misture com um garfo. Reserve por 5 minutos ou até espumar. Na tigela da batedeira, misture os ingredientes secos, 1 pitada de sal, o fermento, 2 ovos e o suco de laranja e misture em velocidade média com o batedor em formato de gancho até obter uma massa macia. Junte a manteiga aos poucos, batendo em velocidade média, até a massa ficar sedosa e lisa. Transfira para uma tigela grande pincelada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer em lugar morninho por 1 hora ou até dobrar de volume.

Recheio: misture todos os ingredientes em uma tigela. Separe 30g desta mistura para a cobertura e deixe tudo na geladeira até a hora de usar.

Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar, transfira para uma superfície levemente enfarinhada e abra com um rolo até obter um retângulo de aproximadamente 30x60cm. Espalhe o recheio de maneira uniforme sobre a massa. Começando pelo lado mais largo, vá enrolando bem justinho, como um rocambole. Corte o cilindro ao meio e então enrole as duas metades uma à outra, como se fosse uma corda trançada. Coloque em uma forma de bolo inglês de 12x25cm untada com manteiga. Deixe crescer novamente (30 minutos) – enquanto isso, preaqueça o forno a 180°C.

Misture os 30g de recheio reservados com os outros ingredientes da cobertura e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Deixe na geladeira até a hora de usar.

Bata o ovo restante com um garfo e 1 pitada de sal e pincele o pão com a mistura. Espalhe a cobertura sobre o pão e leve ao forno até crescer e dourar bem (45-60 minutos). Se o pão dourar rapidamente demais, cubra-o de maneira frouxa com papel alumínio. Deixe esfriar na forma por 10 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo para uma gradinha para esfriar completamente.

Rend.: 8-10

3 comentários:

Letrícia disse...

Gente, qual a chance de isso não ser uma delícia? Acho que deve ser alucinação por falta de café da manhã, mas eu já estou sentindo o cheiro!

Ah, eu gostava tanto dos domingos sem muito o que fazer em que podia me dedicar a projetos longos na cozinha!... Era quando eu fazia pães, cut-out cookies... agora, tenho tido problemas até para esperar bolinhos bobos ficarem prontos - tenho tirado os pobrezinhos do forno ligeiramente antes da hora e eles têm murchado :-/

Mas é fase. Por enquanto, todo mundo quer mamãe, quer colo, quer atenção. Daqui a um tempinho, já vão me pedir pra deixá-los a um quarteirão da escola e pra não ficar dando beijinhos em público porque é 'mico' (até lá, já devem estar chamando o mico de outra coisa, até).

Beijo, querida. Uma semana linda, quentinha e gostosa que nem esse pão pra você.

Clarinha disse...

Adorei a tua sugestão... Esse pão ficou com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-2-legumes.html

Coisas de Ceci disse...

Patrícia,amei. Meu filho faz pães e vou pedir para fazer este!! Deu aguá na boca,amo gengibre