segunda-feira, janeiro 12, 2015

Bolo de coco, limão e gengibre + o Globo de Ouro

English version

Lime, ginger and coconut drizzle cake / Bolo de coco, limão e gengibre

Fiquei acordada até às duas da manhã assistindo ao Globo de Ouro, mas valeu a pena: alguns dos meus favoritos venceram (“The Affair”, Ruth Wilson, Kevin Spacey), alguns dos meus favoritos não venceram (Steve Carell, Rosamund Pike), mas no geral achei que os vencedores mereceram os prêmios (ao contrário de anos anteriores).

Só não entendi, entretanto, “Fargo” e Billy Bob levando os Globos para casa, pois eu tinha certeza de que seria impossível alguém ganhar de “True Detective” e de Matthew (não me interessei por “Fargo” ainda, por não gostar do filme).

Gosto de ver surpresas em premiações, mas na cozinha prefiro contar com o certo em vez do duvidoso – neste caso, o certo é a revista Good Food. Tudo que já fiz dela ficou ótimo, e este bolo não é exceção: o limão taiti e o gengibre dão um toque refrescante e o bolo é tão macio que ficou difícil de fatiar.

Ah, e para tornar tudo ainda melhor, a massa leva coco também – hum!

Bolo de coco, limão e gengibre
um tiquinho adaptado da sempre ótima revista Good Food

Bolo:
175g de açúcar cristal
raspas da casca de 3 limões Taiti
200g de manteiga sem sal, amolecida
3 ovos grandes
200g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) cheia de gengibre em pó
1 pitada de sal
50g de coco ralado sem adição de açúcar
2 colheres (sopa) de gengibre cristalizado picadinho – pique, depois meça
2 colheres (sopa) de leite
suco de 1 ½ limões taiti

Calda:
suco de 1 ½ limões taiti
1 ½ colher (sopa)s de açúcar cristal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre com papel manteiga e unte-o também.

Coloque o açúcar e as raspas de casca de limão na tigela da batedeira e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a manteiga e bata até obter uma mistura clara e fofa. Junte os ovos, um a um, e bata bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente.

Peneire a farinha, o fermento, o gengibre em pó e o sal em uma tigela. Com uma espátula de silicone, incorpore-os à massa na tigela, junto com o coco e o gengibre picadinho. Junte o leite e o suco de limão e misture gentilmente. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por 60-70 minutos ou ate que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriando sobre uma gradinha por 10 minutos.
Com um palito de dentes, faça furinhos sobre todo o bolo. Em uma tigelinha, misture os ingredientes da calda e espalhe sobre o bolo quente, aos poucos, para que toda a calda seja absorvida. Deixe esfriar completamente na forma.

Rend.: 8 porções

8 comentários:

Clarinha disse...

Olá,

Ficou com bom aspecto.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/alho-frances-espiritual-e-banana-frita.html

Cris disse...

Olá Patricia,
Tambem achei que a Rosamund Pike levaria, que atriz boa viu, ela arrasa!
Também gostei do Kevin Spacey e sou fã de Matt Boomer,
E a receita está divina!!!

Bjos

Luciana Leal disse...

Esse bolo deve estar uma delicia!
Eu não assisti ao filme Fargo mas a série eu assisti e achei ótima! Vále muito a pena ver. Beijinhos Patricia

Samy disse...

Somos duas!! Inclusive ficamos tuitando que nem doidas né?! ahahahahah periguetísse da J-Lo que já era de se esperar a parte, também fiquei chocada com Fargo levando de True Detective, fiquei apaixonada pela série quando vi, e já irritada com Breaking Bad levando sempre os títulos, achei que True Detective teria uma última oportunidade. :(
Uma pena, mas tb gostei de outros premiados, eu assisti Gone Girl ontem, e ainda estou com mixed feelings, a Rosamund Spike estava fantástica, mas o Ben Affleck não fez nada por mim, pra variar.
Eu to querendo assistir The Affair tb! Mas já vejo umas 20 séries ao mesmo tempo, então socorro!! Vou esperar ser renovada e ter mais temporadas eu acho!
O bolo tá lindo, como tudo que tu faz, adorei o (guardanapo?) verde :)

beijoss!!

Suzana Rahde disse...

Amei a receita! E adoro o blog, citei no meu post de ontem. Beijos

Cátia disse...

Gosto muito de bolos de limão, costumo fazer um com cobertura de chocolate mas esta combinação com coco e gengibre parece-me muito boa, terei que experimentar!
Beijinhos
Cátia.

M Luiza disse...

Olá Patricia, fiz este bolo. É uma tentação. Muito macio. A massa ficou de consistência diferente, como uma maionese grossa. É assim mesmo, não.
Grata por mais uma receita de sucesso!
Maria Luiza

Patricia Scarpin disse...

Maria Luiza, a consistência é essa mesma, tem bastante líquido na massa. Que bom que vc gostou do bolo, fiquei contente em saber!
Bjs!