segunda-feira, janeiro 19, 2015

Almôndegas alla Norma

English version

Meatballs alla Norma / Almôndegas alla Norma

Como alguém que adora qualquer coisa relacionada a comida, adoro ler sobre o assunto, fazer e comer (claro!), mas também acho fascinante conversar sobre comida com diferentes pessoas e aprender do que gostam, do que não gostam e como seus gostos e paladares mudam com o tempo.

Tenho estas conversas com meu marido sempre, e ele me conta sobre a comida de sua infância, as coisas de que gostava e as coisas que não suportava, sobre como ele demorou tanto para aprender a apreciar todos os legumes e de como sua mãe ficaria feliz vendo que ele finalmente come como um adulto (ela faleceu em 2011).

Toda vez que eu e o João falamos sobre essas coisas me sinto mais inspirada a cozinhar, e outro dia, quando ele me pediu para fazer almôndegas – um de seus pratos favoritos – eu me lembrei das almôndegas alla Norma do Jamie Oliver e achei que um pouquinho de berinjela não faria mal algum às bolinhas de carne.

Eu amo berinjela, gente. ;)

O molho com a berinjela ficou divino com as almôndegas – o Jamie serve as dele com polenta, mas com esse calor dos infernos eu fui de espaguete e um pouco de pão para limpar aquele molhinho que sobra no prato: uma refeição simples, porém deliciosa e que posso repetir a qualquer momento com as almôndegas que tenho no freezer.

Almôndegas alla Norma
um tiquinho adaptadas do sempre delicioso Save with Jamie: Shop Smart, Cook Clever, Waste Less (para quem preferir, o livro já foi traduzido para o português!)

Almôndegas – receita aqui

Molho:
1 berinjela grande
azeite de oliva
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres (sopa) de molho de pimenta doce (sweet chili sauce, vocês encontram em alguns supermercados e na Liberdade)
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 lata de 400g de tomates pelados picados
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de manjericão fresco

Corte a berinjela em cubinhos de 1,5cm, tempere com sal e coloque em um escorredor. Reserve por 15 minutos.

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira rasa com uma camada dupla de papel alumínio e pincele-o com azeite ou óleo. Arrume as almôndegas sobre o papel e asse por cerca de 30 minutos ou até que estejam cozidas por dentro – asse quantas quiser, a receita rende aproximadamente 25 almôndegas. Você pode congelar o restante por até 2 meses e assá-las direto do freezer quando quiser.

Enquanto as almôndegas assam, continue com o molho: aperte porções da berinjela com as mãos para retirar o excesso de líquido. Aqueça um pouquinho de azeite em uma panela média em fogo médio e junte a berinjela, mexendo ocasionalmente e refogando até dourar, cerca de 10 minutos. Junte o alho e refogue até perfumar. Acrescente o molho de pimenta doce e o balsâmico, junte o tomate pelado e 3 colheres (sopa) de água. Tempere com sal e pimenta do reino, abaixe o fogo e cozinhe por 10-15 minutos, mexendo ocasionalmente, ou até o molho engrossar. Junte o manjericão e retire do fogo.

Junte as almôndegas e sirva imediatamente.

Rend.: 4 porções

5 comentários:

Luciana Leal disse...

Quando eu era criança lembro que não gostava de brócolis e depois quando adolescente aprendi a comer e a gostar. Agora tem coisas que o paladar não é tão ruim mas a textura não me deixa comer de jeito algum, como berinjela e cogumelos, na vai mesmo. É nessas férias descobri que gosto de abobrinha. Comi em Búzios abobrinha fatiada bem fininha com azeite de manjericão, alho e pecorino... Que delicia! Agora faço sempre em casa.

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Oi Patricia!

Me identifiquei com o post! Desde que me casei em 2010, o meu paladar vem mudando e muito.Também posso dizer que está mais maduro e menos "caipira", pois antigamente eu morria de medo de experimentar alimentos novos, mas quando a sua outra metade tem costumes e paladares diferentes, a gente tem que se adaptar e evoluir. E é isso que vem acontecendo comigo, por isso me identifiquei muito com seu post! E não apenas por essa razão, mas também pelo amor à berinjela (marido particularmente come, mas não é muito fã rs).
Adorei a sua receita e essa, assim como várias outras que você posta, salvarei para testar em breve. Gostamos muito de almôndegas por aqui!
Obrigada por compartilhar!!!
Bjão!

Quéroul disse...

eu comi um molho de tomate com berinjela tão gostoso em Ouro Preto, e queria reproduzir aqui. vou aproveitar e me inspirar na sua receita. de diferente, vou assar a berinjela antes. :)

Maisa Ciampi disse...

Melhor almôndegas com molho da vida! Fui de polenta com o Jamie ;)

Patricia Scarpin disse...

Maísa, que notícia boa, querida! Obrigada por me contar!