sexta-feira, agosto 29, 2014

Torta de beterraba, cebola roxa e feta com massa de centeio

English version

Beetroot, red onion and feta tart with rye pastry /Torta de beterraba, cebola roxa e feta com massa de centeio

Cozinhar é um processo de aprendizagem contínuo e algo que aprendi ao longo dos anos é que o freezer pode ser um aliado poderoso na cozinha: não apenas para pratos prontos e sorvete, mas também para guardar e conservar ingredientes como caldos, legumes, castanhas e muitos mais.

Com dois pacotinhos de massa de centeio no freezer – fiz a receita inteira, dividi na metade e congelei cada uma individualmente, bem embrulhadas primeiro em plástico, depois em papel alumínio – decidi fazer uma torta para o almoço e fiquei pensando no recheio. Quase fiz a de alho-poró e queijo novamente, tão saborosa que ficou, mas quando vi a torta de beterraba e queijo de cabra do Dale Pinnock caí de amores.

Minha mãe adorava beterraba e eu as comia sempre quando era pequena, mas sempre cozida ou crua, raladinha como salada. Depois de adulta, recentemente até, assei beterrabas pela primeira vez e não teve mais jeito: não cozinhei beterrabas em água depois disso e nem pretendo. Assadas, seu sabor fica mais forte e a textura menos aguada – simplesmente deliciosas.

Este é o meu toque à receita, usando beterrabas assadas em vez de cozidas em água e massa caseira de centeio em vez de massa folhada industrializada: além de uma delícia, achei que ficou bem bonita também, vocês não acham? ;)

Beetroot, red onion and feta tart with rye pastry /Torta de beterraba, cebola roxa e feta com massa de centeio

Torta de beterraba, cebola roxa e feta com massa de centeio
adaptada de duas ótimas fontes: The Medicinal Chef: Eat Your Way to Better Health e Love, Bake, Nourish: Healthier cakes and desserts full of fruit and flavor

½ receita de massa de centeio

Recheio:
5 beterrabas pequenas
azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora
1 cebola roxa pequena, em fatias fininhas
½ colher (sopa) de mel
alguns galhinhos de tomilho fresco
100g de queijo feta
1 colher (sopa) de pignoli
1 ovo, levemente batido com um garfo, para pincelar

Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque as beterrabas em um pedaço grande de papel alumínio, regue com azeite e tempere com sal e pimenta. Feche o papel formando um pacotinho, transfira para uma assadeira e asse por cerca de 40 minutos ou até que as beterrabas estejam macias (espete com uma faca para testar). Deixe esfriar o suficiente para conseguir manipulá-las e remova a casca (as que usei eram orgânicas, então não me preocupei muito com os restinhos de casca que sobraram nelas). Deixe esfriar e então corte em fatias.
Aqueça um pouquinho de azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto. Junte a cebola e refogue por 4-5 minutos, mexendo ocasionalmente, até amaciar. Tempere com sal e pimenta do reino, junte o mel e o tomilho e cozinhe até a cebola ficar com aparência caramelizada. Deixe esfriar.

Quando estiver pronto para fazer a torta, coloque a massa sobre um pedaço de papel manteiga e abra com o rolo até obter um círculo de aproximadamente 25cm. Transfira o papel com a massa para uma forma de beiradas baixas.
Arrume a cebola no centro da massa, cubra com as fatias de beterraba e cubra com o feta esmigalhado. Salpique com os pignoli. Com cuidado, vá dobrando a massa sobre parte do recheio. Coloque a torta no freezer por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.

Pincele a massa da torta com o ovo batido. Asse por 35-40 minutos ou até que a torta doure bem. Salpique com folhinhas de tomilho para servir – a torta é deliciosa tanto morna quanto em temperatura ambiente.

Rend.: 2 porções

15 comentários:

Su Delícia disse...

Parece-me uma verdadeira delícia!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Viviane Moreira disse...

Amo receitas com beterraba, as pessoas não usam muito e o resultado sempre é surpreendente!
Acredita que passei uma semana fazendo o levain e não deu certo?!:(
Começarei tudo de novo...
Bjs
Vi

Tati Candeias disse...

Oi Pat, td bem? Que delicia, nossa ainda não almocei, fiquei aguada!
Foto linda, texto lindo como sempre
bjo bom fim de semana

Bianca Ladyhawke disse...

Eu cozinho beterraba, cenoura e batata no micro-ondas, dentro de um saquinho com um pouco de água. Isso faz com que elas não percam sabor e que não precise de óleo ou gordura... só o chuchu que eu continuo gostando cozido na água com sal...

Patricia Scarpin disse...

Bianca, eu não tenho microondas, não usava para nada e dei embora, só ocupava espaço na minha cozinha. Mas de qualquer forma, obrigada pela dica, pode ser útil para os leitores!

Patricia Scarpin disse...

Vivi, que pena! :(
Tomara que na próxima vez dê tudo certo, eu quero muito tentar tb!
xx

Paula R. Alvarez disse...

Hmmmmm.......

Nossa que vontade!!!!
Deve ser deliciosa :P
Receita simples, e prática!

beijãozão *

Silvia disse...

Oi Pat!

AMO beterrabas desde criança, quando chamava de "meterraba" reflexo da minha leve dislexia :D

Ando fazendo massas com centeio toda a semana, aquela receita da Ana, de tortinhas de abóbora. Fiz com palmito também. Uma delícia.

Uma coisa: tem alguma sugestão por qual queijo posso substituir o feta? Raramente vejo ele pra vender... :(

beijos

Patricia Scarpin disse...

Silvia, teria de ser um queijo de sabor mais ácido, já que a beterraba e a cebola são adocicadas.
Bj!

Isa Bocayuva disse...

Oi Patrícia, a torta está linda e quase me convenceu a comer beterrabas, mas prefiro aquela outra só de cebolas, humm!

Ri muito com a sua atualização do "SOBRE", já fui muito a estádio, achava emocionante, mas nunca liguei para os jogos da Copa, acho tão fake a comoção das pessoas..
Bjs e ótimo fds.

AH! acabei de fazer pela 123.422 vez o bolo de banana caramelada. AMO. Foi com e por ele que aprendi de fato cozinhar um perfeito caramelo.
Bjs e ótimo fds.

Francesca Parise- In my sweet kitchen disse...

Hola, soy Francesca y yo soy italiano. Encontré tu blog por casualidad y me encantó. Hay un montón de buenos e interesantes recetas. Yo soy uno de sus seguidores. Si quieres seguirme también. Gracias.

Patricia Scarpin disse...

Pin, eu não tenho paciência com quem só acompanha futebol na Copa e quer dar palpite sem entender nada do esporte. :)
Adorei saber do bolo e do caramelo! Obrigada e um beijo!

Sabrina Romano disse...

Olhando essa foto com as cebolas me veio à mente uma entradinha pequena e cara, mas desgraçadamente deliciosa!!! Eram uns pasteizinhos assados recheados com queijo emmental e cebola roxa na redução de vinho do Porto. Já fiz em casa e deu certo - além de entrar na lista do "tomar cuidado para não comer antes de ir para a receita"...

Unknown disse...

Olá, Patricia.

Amo seu blog...acompanho há muito tempo e suas receitas fazem muito sucesso em casa, com os amigos...Também tenho tentado usar ingredientes mais saudáveis e estou adorando as receitas recentes com centeio, azeite de oliva, sarraceno...
Na onda da beterraba, estou há tempos procurando um bolo de beterraba e achei este: http://thewhiteramekins.com/beetroot-chocolate-olive-oil-cake/
Ficou muito bom!! Textura maravilhosa!! Vale a pena tentar...
Desculpe ter colocado o link, não sei como funciona os comentários :$, questões de copyright... ainda mais q é referencia para outro blog...Então pode ficar a vontade para excluir.
Bjos! Continue com o lindo blog, que encanta os olhos, nos nutre com delícias!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Juliana!
Não tem problema nenhum o link, fique tranquila. Adorei o bolo, eu estou há tempos querendo fazer o bolo de beterraba e chocolate do Nigel Slater.
Bjs e obrigada!