terça-feira, agosto 05, 2014

Madeleines de azeite de oliva, limão siciliano e cardamomo

English version

Cardamom, lemon and olive oil madeleines / Madeleines de azeite de oliva, limão siciliano e cardamomo

Madeleines são bolinhos pequenininhos, por isso acho que seria mesmo apenas uma questão de tempo até eu tentar uma versão delas com azeite de oliva depois de usar o ingrediente em tantos bolos.

Encontrei algumas receitas online (já lhes disse que amo a Internet?), mas o que realmente me chamou a atenção foi a combinação de cardamomo e limão siciliano: parecia ótima e as madeleines do Russell eram lindinhas.

Cardamomo e limão siciliano são, sim, deliciosos juntos e as madeleines feitas com azeite são tão fantásticas quanto aquelas feitas com manteiga (e elas continuam úmidas e macias no dia seguinte).

Adoro preparar coisas do zero, mas também sou super a favor de atalhos quanto estes são bons e viáveis; porém, algo que não uso é cardamomo já moído: comprei uma vez, há séculos, mas não gostei. Comecei a comprar os bagos para moer as sementes em casa e nunca mais voltei atrás. Se for possível a vocês, recomendo fazer o mesmo, não apenas para estas madeleines mas para quaisquer receitas com cardamomo (cliquem aqui para um pouquinho de inspiração).

Para madeleines completamente sem lactose, as forminhas devem ser untadas com óleo ou azeite em vez de manteiga – não testei isso ainda, e se alguém o fizer vou adorar saber se deu certo.

Madeleines de azeite de oliva, limão siciliano e cardamomo
um nadinha adaptadas daqui

80g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano grande
¼ colher (chá) de cardamomo moído na hora
2 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
110g de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva extra-virgem

Coloque o açúcar, as raspas de casca de limão e o cardamomo na tigela grande da batedeira e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar perfumado. Junte os ovos e a baunilha e bata com a batedeira até obter um creme claro e espesso.
Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, misturando de baixo para cima. Incorpore o azeite da mesma forma. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou no máximo de um dia para o outro.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga derretida 20 forminhas de madeleine com capacidade para 2 colheres (sopa) cada. Leve à geladeira por 10 minutos. Unte-as novamente com manteiga e refrigere por mais 10 minutos. Divida a massa entre as forminhas (sem espalhar) e asse até que as madeleines cresçam e dourem (8-10 minutos). Desenforme imediatamente sobre uma gradinha.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva morninhas ou em temperatura ambiente.

Rend.: 20 unidades

9 comentários:

Anônimo disse...


Antes de tudo quero parabenizar você, Patrícia.
Suas fotos são lindas, dignas de livro.
Você, com suas fotos e a Paula( the cookie shop) com os textos engraçados ( quando ela escreve parece que a Dani Calabresa narra nos meus ouvidos). Meus dois sites favoritos.
Falando em cardamomo...
Dia desses tava limpando minha despensa de especiarias, antes de viajar até São Paulo.
Acabara o fenogrego, o anis estrelado estava no final.
Coloquei os ítens na lista e toda faceira viajei.
Comprei aí, no Santa Luzia, esses e outros 525.000 ítens- necessários-por-impulso-consumista. Sabe como é.
Chegando em casa fui logo fazer a janta, moro no sul mas fiz "mercado" antes de pegar a estrada.
Para estrear meu " novo" anis-estrelado escolhi uma receita de sopa chinesa com pato assado, um caldo escuro e muito aromático. Abro o pacotinho e cheiro. Ué, cadê o cheiro?
Pego o vidrinho da despensa, o que ainda tem anis-estrelado velho ( aquele vidrinho do rótulo laranjado, cujo nome é uma cidade da Índia), e o cheiro é bem mais acentuado.
Mas então qual seria o mistério entre o anis de pacotinho de R$4,80 e o do vidrinho de R$15,00?
Simples.
Mesmo que compro anis-estrelado de olhos fechados no Santa Luzia, eles não têm sementes.
É como comprar baga de cardamomo vazia.
Tá explicado o preço do vidrinho de rótulo laranjado, em receita asiática faz toda a diferença. Pena que descobri isso quinhentos e poucos kilômetros depois.
Sniff.
Bjos
Claudine

Stefânia Barreto Tissot disse...

Lindas madeleines! Fiquei super curiosa na preparação com azeite de oliva.

Comprei um moedor de especiarias a pouco tempo e tenho usado ele como louca. Toda hora quero moer algo e adicionar a uma preparação. Nesse fim de semana foi um cordeiro cheio de especiarias, inclusive com cardamomo e limão :) Você está coberta de razão em relação ao sabor do cardamomo quando moído na hora, é imbatível!

Beijos Querida!

Patricia Scarpin disse...

Claudine, querida, que bom ver vc por aqui novamente, e adorei saber que está curtindo o blog, fico feliz! Obrigada.
A Paulitcha é uma figura mesmo, e pessoalmente é uma doçura infinita, gente boníssima, mesmo. <3
Eu compro minhas especiarias no site da Bombay, eles me enviam por Sedex, será que não enviam aí para o Sul? A qualidade é muito boa. Pena isso que aconteceu com o seu anis-estrelado. :(
Um beijo e obrigada pelo carinho!

Stefânia, eu trouxe um moedor de NY, um elétrico danado de bom, e tenho usado demais. Não foi caro e está sendo bastante útil.
Antes eu usada o pilãozinho, mas o moedor faz um trabalho melhor.
Beijo, amora!

Patricia Scarpin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tati Candeias disse...

Oi Pat, td bem?

fantastic! Ainda não tenho estas lindas forminhas para fazer as adoráveis madeleines, mas a aula sobre especiarias foi muito bacana!
Pat, to curiosa pra saber que marcar de azeite vc usa, outro dia tentei uma receitar com um azeite nacional até razoável, mas o sabor ficou muito pronunciado!
Obrigada por tudo!

bjão

Patricia Scarpin disse...

Tati, eu uso dois azeites de que gosto muito, um português e um grego, mas gosto justamente porque eles tem um sabor mais marcante. Um deles é Herdade do Esporão (rótulo bege) e o outro é o Vida ZΩH.
Bj!

Sabrina Romano disse...

Que delícia absurda; e não leva manteiga!!! Vou fazer com um azeite siciliano...

Glogg the Blog disse...

Patrícia, olá! tudo bem ? faz tempo que sigo seu blog e acho que o melhor no Brasil.... hoje assei estas deliciosas madeleines, que, para mim, que sou um proustiano, tem um significado particular. Sigo vc também no Instagram. As madeleines ficaram extremamente deliciosas. Obrigado! Um abraço, Biagio

Patricia Scarpin disse...

Oi, Biagio - obrigada pelo comentário, que bacana saber que você gosta tanto assim do blog!
Adorei saber que a receita deu certo e que você gostou do resultado.
Obrigada por vir aqui me contar! Um abraço!