quarta-feira, agosto 27, 2014

Bolo de chocolate e centeio

English version

Chocolate rye cake / Bolo de chocolate e centeio

Não sou fanática por bolo de chocolate como alguns de vocês já sabem, mas sei que a maioria das pessoas os adora, especialmente aqueles com quem divido os doces que preparo, por isso, de tempos em tempos, me pego procurando por uma boa receita de bolo de chocolate para fazer.

Encontrei um bolo bonito na revista Good Food e parecia chocolatudo, saboroso e, acima de tudo, úmido (essa é uma das minhas cismas com bolos de chocolate: alguns deles ficam muito secos), por isso, resolvei experimentar. A receita pedia farinha de amêndoa, um ingrediente do qual gosto muito em bolos, pois melhoram a sua textura consideravelmente, e adicionei um pouquinho de farinha de centeio para ver se combinaria com o chocolate.

Farinha de centeio é tão boa com chocolate quanto é com cítricos, ameixas, frutas vermelhas, alho-poró e queijo – e beterraba e cebola também, mas sobre isso falamos outro dia. :)

O bolo ficou bem macio, com um sabor ótimo e úmido como eu esperava que ficasse: um bom bolo simples de chocolate. Na receita original, o bolo era regado com chocolate derretido – branco e meio-amargo – mas eu sinceramente achei desnecessário: nesse caso, menos é definitivamente mais.

Bolo de chocolate e centeio
um tiquinho adaptado da revista Good Food

175g de manteiga sem sal, amolecida
175g de açúcar cristal
3 ovos
70g de farinha de trigo
70g de farinha de centeio
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
85g de farinha de amêndoa
100ml de leite integral, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
70g de chocolate amargo ou meio-amargo, em gotas ou picadinho, levemente polvilhado com farinha de trigo – usei um com 53% de cacau

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm (capacidade para 6 xícaras de massa), forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, a farinha de trigo, a de centeio, o fermento, a farinha de amêndoa, o leite, a baunilha e o cacau e bata até obter uma massa homogênea. Junte as gotas de chocolate e misture com uma espátula. Transfira a massa para a forma preparada. Asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos e então desenforme com cuidado, usando o papel como alças. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente. Retire o papel.

Rend.: 8-10 porções

14 comentários:

Ana Bia disse...

Será que ela funciona se substituir a farinho de trigo e a de centeio por farinha de arroz e maizena?

Patricia Scarpin disse...

Ana Bia, não tenho ideia. Só testando para saber.

Patricia Scarpin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Bia disse...

Vou arriscar no fim de semana e depois te conto se deu certo!
Adoro teu blog, tenho uma pastinha com várias receitinhas que peguei aqui!! :)

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Me encanta usar la harina de centeno. Me guardo tu receta para poner en práctica próximamente. Bs.

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Me encanta la harina de centeno. No tardaré en hacer esta torta. Bs.

Lulu Aché disse...

Onde você compra farinha de amêndoa? Também adoro, mas já procurei e nunca encontrei. E olha que eu moro no Rio...
Obrigada!

Sabrina Romano disse...

Suas composições são majestosas; esse copinho de leite lá atrás está me atiçando mais do que o bolo!!! :o Tenho usado leite de castanhas, e leite de coco caseiro (que é uma perdição!), mas ainda digo que leite de vaca é que é leite de verdade! Assim como manteiga na massa da quiche; por mais que se procure um substituto, ela faz muita diferença...

Patricia Scarpin disse...

Ana Bia, tomara que dê certo! Bjs e obrigada!

Silvia, espero que vc goste! Bj!

Lulu, eu moro em São Paulo e compro a farinha de amêndoa na Barra Doce. Creio que a Central do Sabor envia por Sedex, não sei se para fora de SP.

Sá, querida, vc é muito doce. <3

Luciana Leal disse...

Patricia eu amo bolo de chocolate e descobri duas receitas que são ótimas, deixam o bolo molhadinho também. Uma é do chefe Alvaro Rodrigues http://alvarorodrigues.com.br/59.htm
eu não faço esse recheio não, só a massa e por cima brigadeiro, é divino e o outro é do site Panelinha
http://panelinha.ig.com.br/site_novo/meuBlog/rita--2320
esse sim não precisa nem de cobertura, é divino também!!!
Vou fazer esse seu, depois te falo. Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Lu Leal, adorei os links, obrigada! Eu lembro do Álvaro da época em que a Namaría Brega ainda era da Record, adorava as receitas dele.
Beijo, querida!

Luciana Leal disse...

Pois é, ele é das antigas!! rsrs
As receitas dele são boas, sempre dão certo quando faço.

Anônimo disse...

Oi Paty! Moro fora do Brasil e não encontrei farinha de centeio. Posso substituir por qual? Posso fazer todo só com farinha de amêndoa?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo! Troque a farinha de centeio por farinha de trigo comum - a receita original era assim, a farinha de centeio foi ideia minha.