segunda-feira, julho 21, 2014

Brownies com azeite de oliva e um pouco de nostalgia

English version

Olive oil brownies / Brownies com azeite de oliva

Vocês provavelmente já notaram que eu ando usando azeite de oliva nos meus doces com bastante frequência, e com ótimos resultados – o ingrediente deixa os bolos saborosos e bastante úmidos. É por isso que eu não via a hora de usar azeite em brownies – fiquei curiosa para saber se ele combinaria tão bem com chocolate quanto com maçã, coco e cítricos.

Encontrei esta receita simples, porém ótima online e ela vem de um dos primeiros blogs de comida que li na vida, o lindo “The Traveler’s Lunchbox”, o que me fez sentir bastante nostálgica, mas de uma maneira bacana. Lembrei-me de quando descobri o mundo dos blogs de comida e no quão ansiosa fiquei para ler todos e no quão maravilhoso era ver tanta gente apaixonada por cozinhar como eu era. Foi a primeira vez que vi gente que realmente gostava de preparar o jantar ou fazer um bolo, pois até aquele momento eu nunca conhecera ninguém que sentia o mesmo que eu por comida – havia, sim, um monte de gente que amava comer, mas nunca conhecera ninguém que sentia prazer em preparar a comida como eu sentia.

De repente aquele bando de estranhos me pareciam muitos mais próximos do que as pessoas que eu conhecia na “vida real” – acho que isso acontece quando finalmente encontramos alguém com algo em comum, pois os meus amigos não gostavam dos filmes que eu via e certamente não achavam que fazer o jantar para uma família de cinco fosse algo divertido (nos tornamos seis quando minha irmã caçula nasceu). Alguns eram tão preguiçosos que se suas mães não fizessem comida em um certo dia ficavam o dia todo à base de pão com manteiga, e outros iam ao absurdo de comer sem usar um prato para não ter que lavá-lo depois. O tempo passou, meu amor pela cozinha aumentou, e meus amigos continuaram achando que aprender a cozinhar era uma bobagem.

Acho que dá para vocês terem uma ideia de como me senti quando dei de cara com o primeiro blog de comida. :)

Já faz um tempinho que a Melissa atualizou o blog pela última vez, mas recomendo ler os posts antigos – há muitas receitas boas por lá, como a desses brownies. Ela pede chocolate com 70% de cacau na receita, mas como eu não tinha usei um com 53% e adicionei uma colher (sopa) de cacau para compensar e intensificar o sabor dos brownies.

Brownies com azeite de oliva
um nadinha adaptados do lindo blog The Traveler’s Lunchbox

- xícara medidora de 240ml

115g de chocolate meio-amargo, picadinho – usei um com 53% de cacau*
1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva extra-virgem de sabor frutado
2 ovos grandes, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau, sem adição de açúcar
1/8 colher (chá) de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com óleo uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Derreta o chocolate em banho-maria em uma tigela pequena. Retire do fogo, junte o azeite e misture com um batedor de arame. Deixe esfriar.
Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até obter um creme espesso e claro. Incorpore a baunilha e o chocolate com azeite usando uma espátula e misturando gentilmente, de baixo para cima. Incorpore a farinha, o cacau e o sal da mesma forma. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície.
Asse por 20-25 minutos ou até que o topo fique craquelado e aparente estar seco, e um palito inserido no centro dos brownies saia levemente úmido. Deixe esfriar completamente. Corte em quadradinhos.

* a receita original pede chocolate com 70% de cacau ou mais – como eu não tinha em casa, usei chocolate com 53% de cacau e adicionei cacau em pó para um sabor mais acentuado de chocolate

Rend.: 16 unidades

13 comentários:

Unknown disse...

ESTOU CONVICTA DE QUE É A SOBREMESA QUE EU ESTAVA PROCURANDO, SABOROSA E FÁCIL DE FAZER. MINHA DÚVIDA É A QUANTIDADE DE CACAU QUE VOCÊ COLOCOU PARA SUPRIR A FALTA DO CHOCOLATE 70% CACAU. GRATA.

Luciana Leal disse...

Queria ter memória boa igual a sua Patrícia. Eu queria muito me lembrar - e olha que faz apenas uns 4 anos - qual foi o primeiro blog de culinaria que li. Não sei como cheguei a ele e nem qual receita estava procurando, só sei que depois do primeiro vieram outros que também adoro, entre eles o seu é claro!!
Nunca tive costume de ler, sei que é feio falar, mas nunca gostei. Mas os blogs de culinária com o seu, o da Ana do La Cucinetta me dão o maior prazer de ler e também de fazer as receitas é claro.
Agora receita doce com azeite ainda tenho que pensar mais um pouquinho se vou gostar, rsrsrs mas esse brownie está com uma cara tão boa!!
Beijinhos Patrícia!!

Su Delícia disse...

Que belos brownies!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Su Delícia disse...

Que belos brownies!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Sonhos da su disse...

Que brownies tao apetitosos... nunca fiz doçaria com azeite mas parece me muito bem. Beijinhos

Letrícia disse...

Pat, desde que você comentou sobre este brownie eu espero por as mãos nessa receita :-) tem alguma sugestão de azeite frutado para usar nela?

Ah, um dos primeiros blogs que conheci foi o seu, mas em inglês - por algum tempo, achei que você fosse gringa.

Beijos!

Erika disse...

Sabe qual é o primeiro blog de comida de que tenho recordação? O seu! :) Sentia-me assim também em relação aos meus amigos - os poucos que cozinham o fazem por obrigação. Quando comecei meu primeiro blog, em inglês, todo mundo me cobrava uma versão em português. Agora que tenho um português, qual será a desculpa? ;)

Renata disse...

Olá Pat, tudo bem? Fiquei meio confusa quanto ao azeite. O que seria um frutado? Qual marca você usou? Adorei essa receita! Posso acrescentar frutas secas? Obrigada! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Maria Tereza, tinha faltado mesmo na receita, já corrigi, obrigada por me avisar!

Lu Leal, que bom que vc gosta daqui, querida, isso me deixa muito feliz.
Acho que vc vai se surpreender com o azeite em doces, acredite!
Beijo!

Lê e Renata, eu usei um azeite grego muito gostoso que encontro no St. Marché:

http://vivendocomsaude.loja2.com.br/1671414-Azeite-Grego-Vida

Nos outros doces com azeite usei também o Herdade do Esporão, rótulo beginho, ficou divino.
Beijos!

Erika, que querido esse seu comentário, fiquei super feliz! <3

Sabrina Romano disse...

Nossa, você comentou que tinham ficado gostosos, mas não disse que foram dos mais lindos que você já fez!

Menina Rosa Store disse...

Que blog diliça!
Conhecia há algum tempo mas, perdí o link e graaaaaaças a Deus, achei novamente!!\o/
E que fotos leeeendas!!
Totalmente linkado, é claaaaro...rsrs
Bjuuu!!!

Unknown disse...

Patrícia, estou retornando para dizer-lhe que definitivamente é o melhor brownie do mundo, perfeita. Grata por compartilhar.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Maria Tereza! Adorei saber que vc gostou da receita, obrigada a você por vir aqui me contar o resultado!
Beijo!