segunda-feira, julho 14, 2014

Bolo de coco e azeite de oliva

English version

Coconut olive oil cake / Bolo de coco e azeite de oliva

Estas últimas semanas, em que tenho experimentado com o meu baking e adicionado mais legumes e verduras ao cardápio, tem sido bem divertidas: conforme você começa a provar coisas novas (com resultados bons e ruins, afinal de contas é a vida) é como se lhe tirassem uma venda dos olhos – dá vontade de descobrir mais e mais.

É muito bom abrir a geladeira e saber que está a momentos de uma refeição gostosa e saudável; É ótimo ver uma abobrinha e um pouco de queijo transformados em bolinhos (que ficaram uma delícia com algumas gotinhas de Tabasco), ou fazer um molho gostoso com berinjela, tomate, pimentão e ricota enquanto o macarrão cozinha em uma panelona de água salgada. Eu costumava torcer o nariz para macarrão integral, mas depois de comprar o linguine integral da Di Cecco e prepará-lo duas vezes com dois molhos diferentes cheguei à conclusão de que as minhas péssimas experiências passadas com o ingrediente foram causadas por massa de má qualidade ou receitas ruins.

Sair da zona de conforto é bom.

Como o meu estoque de manteiga estava baixo e eu precisava dos 100g restantes para fazer biscoitos (mais sobre isso em breve), decidi fazer o bolo que tinha em mente usando azeite e óleo de canola, mesmo, e o resultado foi um bolo macio e saboroso – sem cobertura, sem frescurites, apenas um bolo simples, bom para acompanhar um café fresquinho (eu comi a minha fatia com uma taça de vinho, pois para ver a patética seleção brasileira passar dois vexames em seguida só com álcool, mesmo).

Coconut olive oil cake / Bolo de coco e azeite de oliva


Bolo de coco e azeite de oliva
um tiquinho adaptado do delicioso Under the Walnut Tree: 400 Recipes Inspired by Seasonal Ingredients

- xícara medidora de 240m

4 ovos médios*
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca + o suco de 1 limão taiti grande
1 xícara (100g) de coco ralado sem açúcar
100ml de azeite de oliva extra-virgem
50ml de óleo de canola
120g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com óleo uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e pincele o papel com óleo também.
Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e espesso. Com uma espátula de silicone, incorpore as raspas e o suco de limão, o coco, o óleo de canola e o azeite. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura e incorpore. Despeje na forma preparada e asse por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha. Desenforme, retire o papel com cuidado e transfira para um prato de servir.

* eu só tinha ovos do tipo grande em casa, por isso escolhi os quatro menores da embalagem para usar nesta receita

Rend.: 8-10 porções

5 comentários:

Su Delícia disse...

tem um aspecto delicioso!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Sabrina Romano disse...

vou faze-er!!!!!!!! E algo com óleo de coco, quando teremos??? :D he he

Paula disse...

E cadê a receita desses bolinhos de abobrinha e queijo?!... estou com água na boca!

Patricia Scarpin disse...

Sá, eu testei uma massinha de shortbread com ele, não deu certo. :(
Agora preciso testar outra coisa. Menina, como é caro, né? :D
Bjs!

Paula, logo, logo vou colocar aqui no blog!

Sabrina Romano disse...

é caro, mas dependendo do uso, dura bastante... Na verdade, estou falando de metida que sou, porque só uso o bendito para untar forma de bolo, lambuzar a frigideira quando faço bolinhos ou para aquele refogado inicial, quando acho que a preparação combina com o gosto do coco. Às vezes, quando vou regar o bolo com um pouco de suco de laranja, misturo uma colherzinha; se for um bolinho neutro e sem cobertura, uma passadinha do óleo sobre ele, ainda quente, já dá um brilho diferente - e se o óleo estiver duro, como nesses dias frios, o efeito é o maior barato! Mas confesso que só faço esse uso paralelo, não tive coragem de usá-lo como A gordura da receita - não sei se é a dor no bolso ou um tico de nojo, tipo "banha de coco"; loucuras inexplicáveis... Ah, isso sem falar do uso dele fora da cozinha, mas esse é outro papo...