sexta-feira, julho 04, 2014

Bolo de chocolate e sour cream com ganache de chocolate branco caramelizado para soprar 8 velinhas

English version

Sour cream-chocolate cake with caramelized white chocolate frosting / Bolo de chocolate e sour cream com ganache de chocolate branco caramelizado

Sou tão previsível, gente. Demais, mesmo. :)

Como lhes contei semana passada, coloquei os mafiosos e as gangues de lado por um momento e comecei a assistir a “Downton Abbey” – achei que uma folga dos bandidos seria bem-vinda. Aparentemente, eu estava errada: depois de passar um tempo em 1912, voltei correndo para os braços de Tony. :)

No início pensei que o ritmo de “Downton Abbey” fosse o problema, achei a série super parada. Depois, pensando melhor, me toquei de que “Rectify”, por exemplo, tem um ritmo muito próprio e isso nunca me incomodou – pelo contrário, é um dos fatores que fazem o seriado ser tão sensacional. Então ainda estou aqui tentando entender o porquê de DA não ser muito a minha cara – e enquanto faço isso, preciso colocar em dia as minhas sessões de “Hannibal”. :D

Estão vendo? Eu lhes disse que sou previsível – estou de volta ao crime. :) Mas pelo menos algo tem de ser doce, certo? Especialmente quando há algo a ser comemorado. Hoje lhes trago esse bolo maravilhoso para celebrar os oito anos deste blog. Um bolo de chocolate muito macio com uma ganache feita de algo que eu ainda não provara: chocolate branco caramelizado. Adorei a ganache não somente por ser deliciosa, mas também por ser feito de uma forma bem curiosa: o chocolate branco é caramelizado no forno – quando li a receita, não fiquei muito confiante de que daria certo, mas decidi tentar já que lera sobre isso em outro livro. Funcionou, sim – ufa! – e lhes garanto que quem fizer ficará feliz da vida em raspar a tigela depois de montar o bolo. :D

Agradeço a companhia de vocês ao longo destes oito anos – obrigada pelos comentários, pelos emails e pelo carinho. <3

Bolo de chocolate e sour cream com ganache de chocolate branco caramelizado
bolo adaptado do fantástico Sky High, recheio/cobertura do livro mais lindo que tenho

Bolo:
185g de farinha de trigo
300g de açúcar cristal
45g de cacau em pó, sem adição de açúcar (de preferência alcalinizado)
1 ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
2/3 xícara (160ml) de óleo de canola
2/3 xícara de creme azedo (sour cream)*
1 xícara (240ml) de água
1 ½ colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos pequenos

Recheio/cobertura:
450g de chocolate branco picadinho
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga duas formas redondas de 20cm, forre os fundos delas com círculos de papel manteiga e unte o papel também.
Bolo: peneire a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela grande e misture com um batedor de arame. Acrescente o óleo e o sour cream e misture para incorporar. Aos poucos, vá juntando a água e batendo. Junte o vinagre e a baunilha. Adicione os ovos e misture até incorporar bem. Raspe os lados e o fundo da tigela. Divida a massa entre as formas preparadas.
Asse por 25-35 minutos ou até que os bolos cresçam (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar completamente nas formas sobre uma gradinha.

Ganache: pré-aqueça o forno a 160°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio e espalhe sobre ele o chocolate branco. Leve ao forno por 8-10 minutos ou até que fique com cor de caramelo claro (um bege claro). Enquanto isso, aqueça o creme de leite em uma panela média até ficar bem quente (não deixe ferver). Junte o chocolate e misture até derreter (se for preciso, leve a mistura ao fogo baixo, mexendo, por alguns segundos). Passe o creme por uma peneira fina e aperte bem os sólidos, raspando a peneira por baixo. Descarte os sólidos. Deixe o ganache chegar à temperatura ambiente, cubra e leve à geladeira por 30 minutos ou até ficar com uma consistência boa para espalhar.

Montagem do bolo: segui a dica preciosa da Deb e leve os bolos ao freezer por 30 minutos antes da montagem – o bolo é extremamente macio e por isso ficaria difícil montar. Coloque um dos bolos em um prato grande com o lado retinho para cima e espalhe cerca de metade do ganache sobre ele. Cubra com o outro bolo (também com o lado retinho para cima) e espalhe o restante do ganache sobre o topo do bolo – é um naked cake (modinha hoje em dia, né?), por isso a cobertura vai somente no topo e não nas laterais.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte a mistura fica bem cremosa – leve à geladeira para ficar mais espessa ainda)

Rend.: 8-10 porções

21 comentários:

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Parabéns Patricia!!!

Oito anos já? E que venham muitos outros, recheados de delícias, como você sempre o faz, com tanto capricho e esmero.
Adoro o seu blog! As receitas são fantásticas, as fotos nos deixam babando e as suas reflexões me tocam: às vezes dou muita risada e às vezes fico pensativa. O importante é que o Technicolor me move, me impulsiona!
O aniversário é seu, mas você é quem nos presenteia com 8 anos de delícias...
Portanto, só tenho a agradecer: obrigada, obrigada e obrigada!

Beijocas!!!

PS: antes que eu me esqueça (já falei sobre DA lá no FB), mas essa cobertura está um espetáculo! Fiquei curiosa para testar... hummmm!

Kate Souza disse...

Hey Patrícia!
Faço parte dos leitores que nunca comentam, mas dessa vez perdi a vergonha haha.
Parabéns pelos 8 anos de blog, que isso continue por muitos, muiiitos mais anos.
Acho que você já deve ser acostumada com esse tipo de comentário, mas aqui vai mais um: seu blog me ajudou de diversas formas possíveis, tanto em questões financeiras (quando precisei vender doces até terminar a faculdade e não sabia nada de nada sobre cozinhar) quanto em questões psicológicas mesmo. Tinha dias que tudo tava horrível, todas as presepadas do mundo aconteciam ao mesmo tempo, e quando eu chegava em casa, e via posts novos era sempre um bálsamo. Juro que não é exagero, com tanto comfort food que tem aqui, o efeito era esse mesmo. hahaha.

Obrigada por tudo. <3

ps: E essa receita já vai entrar pra lista de testes do fim de semana. Yummy!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Parabéns, Patrícia, você é uma fonte de inspiração para mim. Vir aqui sempre me anima a cozinhar cada vez melhor.
Bj e sucesso,
Lylia

Unknown disse...

Yay! Bolo, niver! :D Aqueles bem pieguentos: parece que foi ontem, né? :)

Mais TK pra gente morrer na inveja (e passar fome, gahhhh). hahahah

Chocolate branco caramelizado é bom, né? Quando testei a técnica também não tava botando aquela fé. Parece que também dá pra fazer no micro-ondas, mas não testei ainda, heheheh

Sara disse...

Só me resta repetir...as receitas e os comentários que me antecedem aqui.
Parabéns Patrícia!

AnaC disse...

Parabéns!!! Conheci seu blog há uns 4 anos e passo aqui todos santo dia. Adoro o jeito que você escreve. NUNCA fiz uma receita daqui que não funcionasse. Espero que você continue animada a mantê-lo por outros tantos anos. Muito obrigada!!

AnaC

Luciana Leal disse...

Patrícia, eu nem me lembro como foi que descobri seu blog, mas acho que faz só uns 3 anos que comecei a ver essas maravilhas que você traz pra gente com tanto carinho. Tudo tão bem explicado, percebe-se muito que você faz com prazer. Parabéns!! E muito mais sucesso pro Blog. Beijo

Unknown disse...

Oi Patricia,

não me lembro quando conheci seu blog, mas sei que foi amor à primeira mordida.
Gosto muito dos comentários sobre filmes, séries e tudo mais,
Você é uma pessoa muito especial e me emociona o carinho que vc tem por sua irmã.
Muito sucesso e continue publicando receitas maravilhosas como tem feito.
Parabéns!!!!!!!!
Marise

Comida de conforto disse...

Um bolo delicioso! Ficou muito lindo!
Em relação às séries, DA é daquelas séries que primeiro, se estranha mas depois se entranha... Tem de dar nova oportunidade, intercalando com o Tony Soprano ;)
Bj

Akemi disse...

Parabéns, Patricia, por nos presentear com tantas gostosuras inspiradoras ao longo destes 8 anos! E este bolo para celebrar data tão especial me deixou bem curiosa! Nunca imaginei uma ganache assim! Obrigada por mais esta novidade e que venham muitas e muitas velinhas! Bjss e um abraço super apertado de sua fã! :)

Amanda disse...

Patricia, parabéns pelo seu belo, delicado, inspirador e entre outros tantos bons adjetivos Technicolor Kitchen e que ele tenha muuuuitos anos de vida!! Beijos

Dalva Herzeg disse...

Olá Patricia como vai! Estou adorando suas receitas ,deliciosas!
Você conhece a receita de Bolo de Mykonos com pistache e amêndoas e de Bolo Bávaro?Obrigada e um grande abraço!

Sueli disse...

Vc ja deve estar enjoada de ler...Parabens...mas vou repetir rsrs...que venham mais oito e mais outros muito mais!musa inspiradora!

Fernanda Amarante disse...

Musa mesmo!!! Ai ai se da próxima ida à capital eu não conseguir te ver, morro!!! Já vou avisando, por que nem deve ser em feriado, e viro stalker se for o caso!
Acho que te leio desde que li sobre o blog numa revista Gloss, e nem sei quanto tempo faz, mas a sensação é de amizade ao vivo, à cores e eterna.
Lindo bolo, Pat!!! Parabéns e um grande beijo.
Sobre Downton Abbey, não vou nem comentar, né? Tsc tsc.

Patricia Scarpin disse...

Queridos, obrigada pelos comentários tão carinhosos! Adorei! <3

Kate Souza, que amor esse seu comentário, fico feliz por saber que o blog te ajudou de alguma forma! Beijo!

A todos, um beijo grande!

Renata Boechat disse...

Quero te deixar um abraço, parabenizar pelos oito anos de inspiração que seu blog me trouxe,
O bolo está fantástico, e já estou pensando numa ocasião para prepará-lo, fiquei apaixonada!

Tudo de bom,
Renata

Adriana S disse...

Oi Patricia!

Sou muito fã do seu blog, mas nunca comentei. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer pela sua dedicação para deixar esse espaço tão especial!!!
Já testei diversas receitas daqui e todas deram super certo!!! Amei TO-DAS!!! Espero que continue cultivando mais e mais fãs como eu, que te admiram muito e desejam tudo de melhor pra vc!!

Parabéns! E muito obrigada!!!
Vida longa ao TK!

Patricia Scarpin disse...

Renata e Adriana, obrigada!
Bejios!

Erika disse...

Wow! Parabéns, Patricia! Namoro seu blog há alguns anos e fico muitas vezes admirada com a sua coragem em fazer algumas receitas extremamente trabalhosas. Fico babando com suas fotos e já até fiz algumas das suas receitas e postei no meu blog em inglês (com os devidos créditos, lógico!). Bjs e felicidades.

Anônimo disse...

Paty!!!
Atrasada,mas,de coração...Meus parabéns! Felicidades E vida longa!
bjos
Sue.

Dalva Herzeg disse...

Olá! Você tem a receita do bolo de Mykonos! Ficarei agradecida! Bjss!
Parabéns pelo Blog!