segunda-feira, junho 23, 2014

Bolo de laranja e azeite de oliva e provando coisas novas

English version

Orange olive oil pound cake / Bolo de azeite de oliva e laranja

De tempos em tempos me pego tentando ser mais criativa na cozinha, tentando usar diferentes tipos de farinha, por exemplo, ou mais legumes e verduras e menos carne. Ultimamente essa comichão tem sido menos temporária do que das outras vezes, tenho pensado muito em incorporar comida mais saudável no meio dos bolos e biscoitos, ou pelo menos testar novos jeitos de preparar velhos favoritos, mesmo que seja somente pelo sabor. Não sei a razão disso, mas espero ter algum sucesso.

Tenho mergulhado em blogs e há tanta coisa a ser experimentada, como o lindo bolo de chocolate que vi hoje de manhã ou a sopa de cenoura que a Ana postou dias atrás. Há tantos jeitos de preparar a comida que amo, é um desperdício não testá-los, mesmo que no final eu volte ao jeitão tradicional de sempre ficarei feliz por ter experimentado algo novo.

No meio de tanta informação acabei recorrendo a uma fonte bastante confiável, alguém cujas receitas sempre ficam deliciosas e que posso preparar de olhos fechados: Alice Medrich. Seu bolo de azeite de oliva me pareceu tão bom, amei a ideia de usar o ingrediente no lugar da manteiga – sei que isso não é nada novo, mas é algo que raramente faço, acabo sempre dependendo bastante de manteiga.

Para tornar o bolo ainda mais úmido, troquei um pouco da farinha de trigo por farinha de amêndoa e juntei as raspas da casca de uma laranja porque bolos de laranja são fantásticos – e este aqui não é exceção.

Bolo de laranja e azeite de oliva
um nadinha adaptado do Sinfully Easy Delicious Desserts

- xícara medidora de 240ml

170g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
30g de farinha de amêndoa
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja grande
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara (120ml) de azeite de oliva extra-virgem (use um bem saboroso)
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos pequenos, gelados
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre-a com papel manteiga e unte o papel também.
Peneire a farinha de trigo e o fermento juntos em uma tigela pequena, junte a farinha de amêndoa e misture. Reserve.
Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de casca de laranja e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar perfumado. Junte o sal, o azeite e a baunilha e bata com o batedor de arame da batedeira. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição, e raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite (comece e termine com os ingredientes secos). Transfira a massa para a forma preparada e asse por 1 hora ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma por 15 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo para uma gradinha. Deixe esfriar completamente e então remova o papel.

Rend.: 6-8 porções

6 comentários:

Unknown disse...

Na Espanha é muito comun o uso de azeite de oliva na confecção de bolos e das "madalenas".
O sabor fica intenso

Sabrina Romano disse...

Louvado seja! \o/ Estou salivando pelas receitas com óleo de coco, óleo de castanhas, tahine, azeites especiais... E mal posso esperar para ver como você vai nos surpreender com alguma cartinha tirada da manga!

Anônimo disse...

Hummmm...Com certeza vou fazer esse bolo! Depois te conto.
Fiz a sopa de cenoura da Ana (do link acima) essa semana. Como eu não tinha coentro e nem óleo de côco, usei alho poró e manteiga. Ok, mudou completamente a receita, mas ficou de chorar de tão boa!
Beijos
Ana Paula

Patricia Scarpin disse...

Unknown, preciso experimentar madeleines com azeite, devem ficar ótimas!

Sá, estou buscando inspiração, querida! Tem mesmo tanto ingrediente gostoso para usar, né?
xx

Ana Paula, adorei a sua versão da sopa, uso muito alho-poró em sopas, acho uma delícia!
Bj!

Bel Lüscher disse...

Ta saindo do forno aqui em casa e perfumou tudo!
Doida pra experimentar! Depois conto :*

Bizlep disse...

Patrícia
O melhor bolo de laranja e azeite do mundo é português e aqui está a receita:http://leitesculinaria.com/20321/recipes-portuguese-orange-olive-oil-cake.html

Eu cubro ele com a receita de Lemon Curd da Alice Medrich, adaptadas as quantidades para dois ovos inteiros, em vez de três.

Esse bolo de azeite da Alice Medrich é muito bom e versátil... já fiz com vinho do Porto em vez de leite...delicioso, ela faz uma variante com ginginha.