sábado, junho 28, 2014

Bolinhos de maracujá e coco (com farinha de amaranto) e hora de mudar

English version

Little passion fruit and coconut cakes (with amaranth flour) / Bolinhos de maracujá e coco (com farinha de amaranto)

Uma amiga muito querida adora “Downton Abbey” e sempre que nos vemos ela me pergunta se já comecei a assistir à série, e sempre respondo “não, ainda não”. Ela até me emprestou os DVDs, mas eu estava tão ligada em “SoA” que acabei não assistindo.

Para piorar, comecei a ver “Família Soprano” (por causa de outra amiga querida) e viciei logo de cara - é impossível não amar Tony Soprano, gente, lhes digo isso.

“Breaking Bad”, “The Fall”, “SoA” e agora “Família Soprano” – acho que estou em uma onda criminosa. :S Talvez seja hora de mudar para algo menos sangrento, mais delicado. Talvez seja hora de “Downton Abbey”, mesmo. :)

Se as minhas escolhas de seriados de TV parecem cair sempre na mesma categoria, meus hábitos de cozinha parecem ter se expandido, pelo menos um tiquinho: estes bolinhos são perfeitos para o meu desejo de experimentar coisas novas e de fazer velhos favoritos de maneiras diferentes – com açúcar de confeiteiro, claras e farinha de amêndoa eles são como financiers, mas aqui a farinha de trigo é substituída por farinha de amaranto, tornando-os um tantinho mais nutritivos do que financiers tradicionais e também sem glúten (sim, eu tive a coragem de chamar um doce de algo “nutritivo”, vocês não leram errado, não). :D

Bolinhos de maracujá e coco (com farinha de amaranto)
um tiquinho adaptados do lindo Supergrains: Cook Your Way to Great Health

200g de açúcar de confeiteiro
65g de farinha de amaranto
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
½ xícara (50g) de coco ralado sem açúcar
6 claras, levemente batidas com um garfo
100g de manteiga sem sal, derretida e fria
raspas da casca de 1 limão siciliano (pode ser limão taiti também)
70g de polpa de maracujá, com as sementes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga ou forre com forminhas de papel uma forma de muffins com 12 cavidades (80ml capacidade cada).
Peneire o açúcar de confeiteiro, a farinha de amaranto, o fermento e o sal em uma tigela grande. Junte a farinha de amêndoa e o coco e misture.
Acrescente as claras, a manteiga, as raspas de limão, o maracujá e a baunilha e misture para incorporar. Divida a mistura entre as cavidades da forma. Asse por volta de 20 minutos ou até que os bolinhos cresçam e dourem (faça o teste do palito: este deve sair com poucas migalhas úmidas). Retire do forno e deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos. Com jeitinho, desenforme os bolinhos e transfira-os para a gradinha para esfriar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 12 unidades

7 comentários:

Renata disse...

Pat, eu simplesmente amo Downton Abbey! Já meu marido odeia, hehehe, reclama de tudo! Quer que eu assista GoT com ele, mas confesso que estou morrendo de preguiça! :P

Quanto ao bolo, lindo como sempre! Amo a combinação de maracujá com coco!

Beijos!

Fernanda Amarante disse...

Vamos te amarrar ao sofá pra te obrigar a assistir Downton Abbey!!! Mas acho que não é muito seu estilo, não!!! Mas amooooo!Se bem que depois desses bolinhos lindooooos que me deixaram babando, vai saber? Beijos, amora!

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Me encanta el amaranto, siempre estoy en la búsqueda de nuevas recetas con semillas o harina.
¡Suerte con las nuevas series!

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Que delícia de bolinhos, Patricia!
E sou suspeita para falar de Downton Abbey: sou viciada e amo de paixão! O sotaque Britânico sempre me ganha! E os diálogos cheios de metáforas e conteúdo, nos fazem pensar e até refletir sobre a nossa própria vida. Maggie Smith dá um show de interpretação, na minha opinião. Recomendo! E assista na companhia desse bolinhos maravilhosos! ;-)
Beijinhos!

Patricia Scarpin disse...

Rê, Fer e Cin, eu vi o primeiro episódio e confesso que não me animei, muito, não. Achei parado. :(
Acho que o meu amor é bandido mesmo, haha! :D
Bjs, queridas!

Raquel Arellano disse...

Comprei farinha de amêndoas pra fazer uma receita que você postou aqui outro dia mas acho que vou mudar pra essa daqui, aproveitando uma farinha de amaranto que tem aqui em casa! <3

Outra: SoA tá na minha lista de desejos por sua causa!

Patricia Scarpin disse...

Raq, querida, tomara que vc goste de SoA, eu tô louca atrás da sexta temporada!
Bjs!